sábado, 17 de setembro de 2011

Você se importa com a vírgula?

Pois devia!

Aposto que você é uma daquelas pessoas que acha muuuuiiiito difícil colocar a vírgula no lugar certo. Não que eu tenha poderes para adivinhar, mas essa é fácil de matar: 99,99999 % das pessoas acham isso!
Você deve estar pensando: “Ora, vírgulas, se é difícil pra quase todo mundo, por que, então, elas existem?” Essa é a provocação que, Roseana Rios, autora do livro “Ora, vírgulas!” (Ed. Global) faz ao engendrar uma trama onde todas as vírgulas desaparecem dos livros, revistas, reportagens, relatórios, cadernos, jornais.... Enfim, ela cria o caos na comunicação!
Já tentou ler um texto sem vírgulas? Além de não ter pausa para respirar, o sentido fica truncado! Sabe o que é isso? Pois vou dar um exemplo que a própria Roseana usa em seu livro: “O menino sabido como ele só tinha uma cachorrinha com três filhotes e o pai do menino era uma gata amarela esperando cria também do menino era todo bicho que aparecesse no quintal com cara de fome”
Do jeito que está contado aí, parece que o pai do menino era uma gata amarela e que o quintal tinha cara de fome!!! Viu como a vírgula faz falta para dar ordem e sentido ao texto?

A vírgula é tão importante que a ABI (Associação Brasileira de Imprensa), entidade que reúne os jornalistas do país, fez uma campanha muito legal para comemorar os 100 anos da instituição, completado em 2008: brincou de mudar a vírgula de lugar e, claro, com isso mudou o sentido das frases. Veja só, mas leia dando a pausa correta no lugar da vírgula:

Vírgula pode ser uma pausa... Ou não.
Não, espere.
Não espere... 
Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.

Pode criar heróis... 
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve. 

E vilões...
Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.

Ela pode ser a solução.
Vamos perder nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.
                                                                                    
A vírgula pode condenar ou salvar.
Não tenha clemência!
Não, tenha clemência! 
Uma vírgula muda tudo.
ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.
 

Viu? Dependendo do lugar, a vírgula tem o poder de mudar o sentido da frase! Por isso, cuide de acertar a sua...

Fonte: Escola 24h

Nenhum comentário:

Postar um comentário