Em geral, os seminários
são mais comuns em aulas de História, Geografia, Ciências e Língua Portuguesa.
Mas a técnica não tem restrições e pode ser utilizada em qualquer disciplina,
conforme o planejamento do professor.
O seminário é instrumento
que tem por objetivo permitir a um expositor que transmita informações a um
público leigo sobre um determinado assunto pesquisado. Para que os ouvintes
tirem proveito das informações, faz-se necessário que o expositor faça uso, com
eficácia, da linguagem oral, assim como dos recursos materiais, caso sejam
necessários na apresentação.
Por isso, quando se quer
ensinar apresentação de seminário aos alunos, é fundamental que o trabalho seja
planejado e organizado. Não se pode perder de vista que o objetivo principal da
tarefa (transmitir, com eficácia, as informações) deve ser garantido.
A utilização do seminário
de forma organizada e estruturada não só contribui para a aprendizagem dos
ouvintes, como também para a aprendizagem daquele(s) que o apresenta(m). Este
deverá pesquisar o tema abordado nas mais diversas fontes de informações;
elaborar um esquema orientador da fala; utilizar os procedimentos lingüísticos
discursivos característicos do gênero oral e, por fim, utilizar os recursos
técnicos e materiais que, por ventura, sejam necessários na apresentação.
O
QUE SE ESPERA DE UM SEMINÁRIO?
Ao final da atividade,
espera-se que os alunos sejam capazes de:
•Realizar pesquisas sobre temas definidos;
•Transmitir com eficácia as informações pesquisadas;
•Utilizar o registro formal;
•Elaborar um esquema orientador da fala;
•Reconhecer as marcas lingüísticas características
do gênero seminário;
•Utilizar recursos técnicos.
QUE
RECURSOS PODEM SER UTILIZADOS EM UM SEMINÁRIO ?
Cartolina para confeccionar
cartaz, lápis preto, lápis de cor, borracha, caneta hidrocor, apagador, papel,
mimeógrafo, giz, lousa. Folha de transparência, caso a escola tenha
retroprojetor ou slides produzidos em power point, caso a escola tenha
computador e projetor. Xerox, vídeo cassete, fita de vídeo e filmadora também
são ótimos recursos de auxílio ao desenvolvimento deste tipo de trabalho
pedagógico.
COMO
ORGANIZAR O AMBIENTE PARA UM SEMINÁRIO?
No momento da
apresentação, organize a sala de aula de forma a facilitar o trabalho do grupo
ou aluno que fará o seminário. Garanta que os ouvintes possam ver e ouvir o(s)
apresentador(es). Círculo e semicírculo geralmente são disposições mais
adequadas, principalmente se o debate estiver previsto na apresentação.
ENSINANDO
A REALIZAR UM SEMINÁRIO
1º
momento
Levante os conhecimentos
prévios dos alunos com o objetivo de identificar o que eles sabem a respeito de
como se organiza um seminário. Discuta com os alunos o que um seminário tem que
ter, qual o papel dos participantes (expositor, platéia, professor) e o que não
pode acontecer durante a apresentação. Depois disso, apresente aos alunos sua
proposta de trabalho. Explique o objetivo do trabalho e organize os grupos,
definindo quem serão os interlocutores, os temas, como devem realizar a
pesquisa, o que se espera dos alunos, o tempo de duração da preparação, a data
da apresentação e os passos da tarefa. Deixe claro também que a avaliação se
dará durante e no final da atividade.
2º
momento
Como modelo de
apresentação de seminário, solicite, por exemplo, que um outro adulto
(especialista) prepare uma aula sobre um determinado assunto que seja de
interesse dos alunos. Ou prepare um seminário você mesmo, utilizando, se
possível, os recursos materiais que gostaria que seus alunos utilizassem em
suas futuras apresentações. Por exemplo, cartazes contendo gráficos, tabelas,
mapas, ou ilustrações, a própria lousa, mapas (do mundo, das regiões, ...). Se
a escola tiver filmadora, grave a apresentação do convidado, ou a sua própria, para
fazer com os alunos a avaliação da postura dos apresentadores durante o
seminário. Forneça o seguinte roteiro de observação aos alunos. Cada um, dentro
do grupo, pode observar e registrar um aspecto diferente da apresentação.
ROTEIRO
Verifique como o apresentador:
•Abre a exposição. Que forma ele utilizou para
entrar em contato com o público? Qual foi a saudação inicial?
•Introduz o tema e delimita o assunto dentro desse
tema. Fique atento, nesse item, a expressões do tipo: O assunto de minha exposição
será.... Abordarei nesta exposição alguns aspectos sobre...
•Desenvolve o tema. Veja se o apresentador é claro
em sua maneira de falar, se as informações estão bem organizadas, se são
coerentes e se têm uma progressão lógica.
•Finaliza a apresentação. Houve a retomada de
forma sintética dos principais pontos da exposição? Observe expressões do tipo:
Em resumo...; O que foi dito aqui foi... ; Para concluir...; Recapitulando,
podemos dizer que...
•Lança, ao final, uma questão aos ouvintes, com o
objetivo de desencadear uma discussão ou reflexão entre os participantes.
•Utiliza com eficácia os recursos materiais:
cartazes, registro na lousa, equipamentos.
•Posiciona-se diante do público. Observe a direção
do olhar, o tom de voz em cada situação. E um último aspecto, observe nas
frases do apresentador algumas marcas lingüísticas como as expressões então;
portanto; sobretudo; no momento; ao longo desta apresentação...; para
finalizar... vamos observar...
3º
momento
Retome com os alunos os
itens da aula anterior com o objetivo de socializar as observações. Caso a
apresentação tenha sido filmada, utilize o filme para análise.
4º
momento
Solicite aos alunos que
retomem, em classe, os resumos dos temas já pesquisados para preparar a
apresentação. Acompanhe-os na elaboração do esquema orientador da fala,
utilizando algumas palavras-chave. Ensine-os a preparar os cartazes, destacando
a importância da disposição das imagens e das frases de síntese. Mostre aos
alunos como preparar transparências ou utilizar recursos da Informática
(solicitando apoio da equipe do Fabiano) se for o caso. Incentive-os a se
prepararem para o seminário por meio da releitura do que já foi pesquisado.
5º
momento
De acordo com o número de
grupos, reserve mais ou menos tempo para as apresentações. Caso a escola tenha
filmadora, combine com os alunos a filmagem dos seminários para facilitar a
avaliação final, uma vez que esta poderá ser feita a partir da análise das
imagens do vídeo.
A avaliação deve acontecer
no processo e no final. Durante o desenvolvimento do seminário, valorize os
aspectos positivos dos alunos e oriente-os quanto aos aspectos que precisam
melhorar. Ao final, tanto os alunos como você fazem comentários sobre o que
mais gostaram bem como os pontos mais problemáticos que apareceram nas
apresentações. Tanto os avaliadores (alunos) como os avaliados (expositores)
devem ter clareza do objetivo dessas observações, qual seja, de contribuir para
a melhoria das futuras apresentações.
Observação:
É essencial que você prepare
um roteiro do seminário a ser realizado, discriminando os temas a serem
pesquisados, habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos, como serão
organizados os grupos e quem pesquisará cada tema, datas de pesquisas e
apresentações de cada grupo, tempo de duração de cada apresentação, itens a
serem avaliados e menções correspondentes, material a ser produzido pelos
componentes de cada grupo para ser entregue à turma (público que assistirá a
apresentação do seminário), recursos que deverão ser utilizados e indicações
bibliográficas.
Coordenação
Pedagógica.
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