A rotina tem um grande valor, não só sob o ponto de vista social mas também sob o ponto de vista psicológico. Rotina é fator de segurança. Ajuda-nos orientando ações, favorecendo a previsão de situações que ainda estão por acontecer, é organizadora e “administradora” do nosso tempo e das nossas tarefas e/ ou responsabilidades que devemos cumprir.
A rotina é, entre outras coisas um instrumento de dinamização da aprendizagem.
Crianças cujas famílias não tem uma rotina pré estabelecida, podem apresentar na escola dificuldades de compreender e seguir regras e não conseguem se organizar no cumprimento de suas obrigações demonstrando resistência, inclusive com relação à preservação da saúde física e mental como por exemplo a ordem, a higiene, a alimentação correta, o tempo e o espaço adequados para cada coisa, as atitudes e a organização pessoal.
Crianças cujas famílias não tem uma rotina pré estabelecida, podem apresentar na escola dificuldades de compreender e seguir regras e não conseguem se organizar no cumprimento de suas obrigações demonstrando resistência, inclusive com relação à preservação da saúde física e mental como por exemplo a ordem, a higiene, a alimentação correta, o tempo e o espaço adequados para cada coisa, as atitudes e a organização pessoal.
Se desejamos pessoas sensíveis a uma melhor qualidade de vida, precisamos ajudá-las, estabelecendo uma rotina compreensível e claramente definida.
Claro, ter ou estabelecer uma rotina diária não significa regras rígidas e inflexíveis, ditadas autoritariamente. Ao contrário, a rotina a ser estabelecida deve considerar os diferentes ritmos e, principalmente, as necessidades de cada criança. Algumas apresentam dificuldades de atenção, como por exemplo o Déficit de Atenção. Para essas, a organização do tempo deve conter alternativas freqüentes e simultâneas de atividades mais ou menos movimentadas, que podem ser individuais ou grupais. Entretanto, uma vez estruturadas e organizadas, as mesmas devem ser seguidas, nesses casos, com muita determinação, para que as mesmas se estabeleçam como ROTINA. Nessa organização é importante determinar a hora das alimentações (café da manhã, almoço, lanche etc), a hora da higiene (tem criança que, por falta de uma rotina, dorme sem tomar banho, acorda e vai para a escola...), a hora do repouso (se a criança estudar no horário matutino, deve ir para a cama mais cedo...) a hora da recreação, do jogo, a hora do computador, da TV e a hora de trabalho sério.
Buscando essas alternativas estamos contribuindo para a construção da identidade e o desenvolvimento da autonomia de nossas crianças. Embora pareça “todo dia, a mesma coisa!”, a rotina promove qualidade de vida, na medida em que possibilita a interação grupal. Na escola ao realizar a roda de conversa com os alunos, a professora está oportunizando também a construção de conhecimentos, uma vez que há trocas de informações entre as crianças, esclarecimento de dúvidas e levantamento de hipóteses. Participar dessa rotina propicia o exercício do raciocínio, da memória, da imaginação e da capacidade de atenção e concentração, além de valorizar a participação de cada criança na atividade.
Experimentem estabelecer ROTINAS para seus filhos!
Fonte: Escola de Infância
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