sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Descoberto fungo que consegue absorver radioatividade e se beneficiar com isso.


    Cientistas da Universidade Albert Einstein em Nova Iorque identificaram um fungo negro nas paredes da abandonada cidade de Chernobyl que é capaz de absorver a radiação existente no local. A cidade de Chernobyl fica na Ucrânia e foi palco do maior acidente nuclear da história ocorrido em 1986, quando sua usina nuclear explodiu e lançou toneladas de material radioativo para a atmosfera.
Hifas de bolor negro, parecido com o encontrado em Chernobyl.
    O fungo em questão é rico em melanina, um pigmento encontrado também na pele humana e nos protege das radiações ultravioleta do Sol. Os experimentos realizados com o fungo negro rico em melanina mostraram que ele consegue absorver quantidades de radiatividade até 500 vezes maior que o normal e crescem de forma considerável se comparados a outros tipos de fungos. Temos sempre a impressão que a radiação é algo nocivo e mortal, porém para estes fungos parece que a radioatividade se tornou algo benéfico.
    Porém, os cientistas querem deixar claro que isso não significa que estes fungos consigam “comer” material radioativo e com isso limpar o local do acidente. Eles apenas aproveitam a energia emitida pelos materiais do local para seu próprio benefício. De qualquer forma, esta capacidade pode ser útil para nós, afinal a melanina existente nos fungos não é tão diferente quimicamente da encontrada em nossa pele e, talvez isso possa se reverter a nosso favor um dia.
Fonte: Blog de Biologia - Portal Positivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário