quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O que é AVC hemorrágico?


   Ricardo Gomes, técnico do Vasco, após sentir-se mal e ter dificuldade para falar e movimentar-se, foi levado ao hospital, onde a equipe médica diagnosticou um quadro de AVE (acidente vascular encefálico hemorrágico), conhecido também por AVC (acidente vascular cerebral). Mas o que é AVC?
   Para compreendermos o que é acidente vascular cerebral, precisamos conhecer um pouco da anatomia do sistema nervoso.
   O sistema nervoso humano é dividido em duas regiões distintas:
   - SNC (sistema nervoso central) - formado pelo encéfalo, o qual se divide em cérebro, cerebelo, bulbo e medula espinal.
  - SNP (sistema nervoso periférico) - formado pelos gânglios e pelos nervos cranianos e espinais.
Cérebro humano. CDC/ Dr. Edwin P. Ewing, Jr.
                                      Cérebro humano. CDC/ Dr. Edwin P. Ewing, Jr.
    Um acidente vascular manifesta-se quando determinadas regiões do sistema nervoso são afetadas, em decorrência do entupimento (isquemia) ou do rompimento (hemorragia) de vasos sanguíneos cerebrais. É uma doença de aparecimento súbito, sendo seu principal fator de risco a hipertensão arterial. A alteração neurológica pode variar de acordo com a região do cérebro que foi acometida.
Tipos de AVC
  • AVC isquêmico
    O acidente vascular isquêmico pode ser causado por uma trombose (presença de coágulo sanguíneo) em uma artéria cerebral de pequeno ou de grande calibre. Dessa maneira, os tecidos não poderão receber oxigênio por esse vaso, o que ocasionará a morte dos tecidos, fazendo com que o local afetado do cérebro pare de funcionar.
  • AVC hemorrágico
    O acidente vascular hemorrágico ocorre quando algum vaso do cérebro se rompe e faz com que aconteça extravasamento de sangue para dentro do cérebro. Essa é a forma mais grave da doença.
Fatores de risco do AVC
   Os acidentes vasculares cerebrais apresentam os mesmos fatores de risco de doenças cardiovasculares, dentre os quais os principais são: hipertensão, o tabagismo, a dislipidemia (aumento de lipídios, ou gorduras, no sangue) e o diabetes.Também contribuem para a ocorrência de um AVC as doenças que aumentam os riscos de sangramento, como a deficiência de plaquetas, por exemplo, pois as plaquetas atuam no mecanismo da coagulação, e a diminuição do seu número pode causar sangramento. A utilização de medicamentos anticoagulantes também pode contribuir para o risco de acidente vascular hemorrágico. Ressalta-se que os fatores genéticos também não podem ser descartados.
Hipertensão. James Gathany, CDC/ CDC Connects
 
           Hipertensão. James Gathany, CDC/ CDC Connects
Sintomas
   As alterações neurológicas no acidente vascular cerebral são muitas vezes perceptíveis, fazendo com que o paciente procure por atendimento médico. Entretanto, a instalação do quadro neurológico aparece de maneira abrupta, e sua evolução ocorre em poucas horas. Os sintomas podem variar de acordo com a região do cérebro acometida, porém os mais comuns são:
- alterações de sensibilidade;
- afasia (perda da fala);
- hemiplegia (paralisia de um dos lados do corpo);
- hemiparesia (paralisia parcial de um dos lados do corpo, podendo predominar em braços ou pernas).

Sequelas
  Pessoas afetadas por um AVC podem apresentar sequelas temporárias ou permanentes. Em geral, as sequelas afetam a sensibilidade de algum local do corpo, a fala e as capacidades cognitivas e intelectuais, como perda de memória e dificuldade para lidar com números.
Prevenção
    Especialistas afirmam que a melhor maneira de prevenir-se é por meio de um rígido controle dos fatores de risco. Apresentar bons hábitos alimentares também é essencial, devendo-se evitar o excesso de sal e de gorduras e praticar esportes.
Alimentos saudáveis. James Gathany, CDC/ CDC Connects
 Alimentos saudáveis. James Gathany, CDC/ CDC Connects
     
    No Brasil, neste ano, a doença já atingiu 84 mil pessoas, segundo dados do SUS (Sistema Único de Saúde), sendo esta uma das maiores causas de internação e morte em todo o País.
Por Alessandra Acosta Santos
Fonte: Portal Positivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário