Esta aula é uma dinâmica que visa, sobretudo, à
participação ativa de todos os alunos, a fim de despertar sua criatividade,
hábitos de estudo, bons relacionamento, auxiliando-os a superar suas inibições
e fazendo perceber que há formas de aquisição do conhecimento além da assistência
às aulas convencionais. Sua viabilização se dá por meio do desempenho de
diversas funções assumidas pelos alunos. Cada função pode ser desempenhada por
um ou mais alunos, ficando sua designação a cargo do professor, que levará em
consideração o número de alunos da turma, os talentos e inclinações de cada um
e a efetiva participação de todos.
Essas
funções são descritas a seguir.
Funções:
• Animador: O
animador é aquele que introduz de forma coordenada, todas as atividades a serem
desenvolvidas pelos colegas. Sua função é semelhante à de um apresentador de
programa de TV. Para executar bem sua função, ele deve ter um roteiro em que
constem os nomes dos aluno, suas respectivas funções e um breve resumo do que
cada um irá apresentar. Esse roteiro deve ser organizado na mesma ordem em que
os eventos se sucederão realmente. Ele também controla o tempo, permitindo que
todos participem, e apaga a lousa quando necessário.
• Assessor de programação: A
pessoa a assumir essa função deve ser muito dinâmica, comunicativa e ter um bom
relacionamento com os colegas. Cabe-lhe organizar a seqüência de todas as
atividades e elaborar o roteiro a ser seguido pelo animador. Para que isso seja
feito a contento, o assessor de programação deve obter informações de todos os
colegas para saber qual a função e o trabalho a ser apresentado por cada um.
Essas informações são organizadas sistematicamente e transmitidas ao animador.
O assessor é um mediador. Ele também deve auxiliar a organização de todo o
material a ser utilizado na aula, dispondo-o de modo facilmente acessível.
• Pesquisador:
Haverá três categorias de pesquisa para essa
função:
a)
Pesquisa de opinião: Visa à obtenção de informações sobre a utilização
de um determinado tema ou assunto do dia-a-dia. Para isso, deve-se elaborar um
roteiro de entrevistas cuja forma – questões estruturadas, semi-abertas ou
abertas – será definida em conjunto com o professor. Igualmente, com o auxílio
do professor, será definida a “amostragem” da população a ser entrevistada.
b)
Pesquisa experimental: Consiste na realização de
experiências em laboratório sob a orientação do professor. O objetivo é colocar
o aluno em contato com o método científico desde a formulação de hipótese, sua testagem,
confirmação ou rejeição e a produção de relatório.
c)
Pesquisa bibliográfica: Como sugere o próprio nome,
trata-se da pesquisa em fontes bibliográficas, que pode ser desenvolvida, por
exemplo, em bibliotecas.
• Entrevistador: Entrevista,
de maneira sistemática, profissionais habilitados para obter informações
relevantes sobre o tema ou assunto.
• Expositor: Sua
função é fazer uma breve exposição teórica sobre um determinado tema.
• Monitor: O
trabalho do monitor complementa o do expositor. Sua função é demonstrar a
aplicação prática daquilo que foi abordado pelo expositor no campo teórico.
Dessa forma, ele pode resolver um exercício, propor e solucionar um problema,
construir e apresentar um modelo ou maquete etc.
• Jornalista: Recolhe
informações de todas as outras funções e realiza observações durante a aula,
anotando-as. Organiza essas informações e anotações para compor uma matéria
jornalística, a qual será apresentada na aula seguinte, podendo ser exposta em
mural no pátio da escola, eventualmente, publicada em informativos internos do
colégio.
• “Ombudsman”: Faz
uma crítica da aula destacando tanto pontos positivos quanto negativos.
• Cenarista: É
o responsável pela caracterização do ambiente. Prepara e afixa cartazes,
recortes etc. Também cuida da sua remoção ao término da aula. Além de preparar
o ambiente físico para aula, o cenarista explica o seu significado, usando o
tempo que lhe é reservado.
• Incentivador: Essa
função deve ser exercida com muita responsabilidade e critério. O incentivador
observa o desempenho dos colegas e premia aqueles que julgar os melhores. Cada
premiação deve ser devidamente justificada.
• Artista: Essa
função, embora opcional, é importante. Sua atribuição criativa pelo professor
pode proporcionar situações em que aprendizagem a lazer se aliem. Em função das
características da disciplina e do clima que se queira imprimir à aula,
podem-se designar funções como:
desenhista,
músico, sonoplasta, poeta, ator, fotógrafo, cinegrafista etc.
• Avaliador: Responsável
pelas papeletas de notas ou conceitos. No início da aula, distribui a relação
dos nomes dos alunos para que todos os avaliadores possam lançar nela a nota ou
conceito de cada aluno. Faz a média final.
• Memória: Elege
um aspecto, tópico etc. do conteúdo que julgar relevante, abordado durante a
aula e sobre isso faz uma síntese, ressaltando sua importância teórica e/ou
prática.
• Disciplinador: Cuida da
disciplina da classe. Para isso, deve observar os colegas indisciplinados e
chamar sua atenção de modo delicado e educado, mas com firmeza. É uma função
muito importante, pois contribui com o bom andamento da aula.
É fundamental para o sucesso da aula que o
professor assessore, oriente e supervisione todas as funções em todas as suas
fases, desde o planejamento até a execução. Também é indispensável que, no
final da aula, o professor teça comentários inteligentes, descrevendo aspectos positivos
e negativos, fazendo-o com sensatez e prudência, respeitando as limitações e
valorizando as potencialidades de seus alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário