domingo, 4 de setembro de 2011

Dever para casa


Cláudio de Moura Castro 


I. Eficaz e de graça
Quase tudo que pode melhorar a educação custa dinheiro. Dever para casa é uma espetacular exceção. Tem enorme impacto sobre o nível de aprendizado e não custa nada, pois o tempo dos alunos tem um valor econômico muito reduzido.
Um número grande de pesquisas em educação mostra a ineficácia de muitos dos remédios prescritos. Mas claramente,  “time on task” (o tempo efetivamente gasto na tarefa colimada) é um dos elementos mais decisivos no aprendizado. Em poucas palavras, quanto mais se estuda mais se aprende.
A escola brasileira tem uma jornada escolar curta, muitos feriados e muitas greves. Assim é que o tempo que os alunos dedicam aos estudos é insuficiente. E os maus resultados ai estão para quem quiser ver. Mas aumentar o número de horas de presença na escola custa caro, pois pagar professor captura acima de 90% dos custos do ensino.
Não obstante, o dever para casa é quase tão produtivo quanto tempo em sala de aula e tem custos insignificantes. É só a professora passar mais dever.
II. O que nos dizem as pesquisas
Pesquisas mostram que além de passar pouco tempo na escola o aluno tem pouco dever para casa. Uma pesquisa em Brasília, um dos melhores sistemas educacionais do Brasil, mostrou que não apenas os alunos passavam pouco tempo fazendo dever, mas que este tempo decrescia à medida que avançavam no sistema escolar.
Em contraste, estudo com famílias orientais radicadas nos Estados Unidos mostra a total mobilização da família após o jantar para levar as crianças a estudar para a escola. Os pais que sabem o bastante ajudam nos deveres, os que não sabem administram o tempo dos alunos na sala de jantar, para que ninguém escapula e para manter a disciplina. Não é surpresa que estas crianças tenham melhores resultados do que as de todos os outros imigrantes e que sejam, em alguns casos, superiores aos dos americanos.
III. As mensagens que a Globo deve passar
A idéia é promover um maior esforço dos pais para acompanhar mais de perto o estudo dos filhos. A Globo promoveria uma série de atividades direta ou indiretamente mostrando aos pais que parte da educação dos seus filhos está em suas mãos. As seguintes mensagens deveriam ser transmitidas:
1. O resultado da educação depende fortemente dos pais. Educação é a maior herança que os pais podem legar aos seus filhos. Mas não basta pagar a conta ou enviar as crianças para a escola. Há muito mais a ser feito.
2. Administrar o tempo dos filhos em casa é administrar a sua educação.
3. É preciso bloquear tempo dos filhos para os deveres, é preciso um espaço adequado e o máximo de silêncio. É preciso conferir o que foi passado e o que foi feito.
4. Se a professora não passa pelo menos uma hora de dever por dia ela está faltando com as suas obrigações e lesando a educação dos seus alunos. É preciso cobrar pelo menos isso que é ainda pouco.
5. A professora é a aliada da família para educar os filhos. É preciso falar com ela, discutir os problemas, mostrar interesse pelo que faz insistir na importância da sua missão. É preciso agradecer pelo que faz.
6. Ler para os filhos é uma das atividades de maior impacto sobre o aprendizado. Mas se isto não for possível ainda há muita coisa que pode ser feita.
7. Escolher os brinquedos é decidir quanto os filhos vão aprender em seu tempo de lazer.

IV. Os parceiros naturais

1. Entidades do tipo CETEB
2. Humbi-Humbi, Educação, Arte e Cultura.
3. Fundação Bradesco

Fonte: E-mail recebido

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