sábado, 10 de setembro de 2011

A escola ideal

Esse colégio existe?

Tânia Bello

Essa é uma preocupação comum entre os pais, seja entre os que escolhem a primeira escola ou entre aqueles que vão acompanhando o desenvolvimento de seus filhos e ficam em dúvida se devem mantê-lo ou não na escola atual.
É importante considerar alguns aspectos na escolha, tais como a distância entre a casa da família e a escola, o espaço físico da escola, sua filosofia, o corpo docente e a metodologia utilizada. E também a combinação desses fatores com o que a família pratica em termos educativos e com os objetivos que tem quanto ao papel da escola em relação à criança em questão.
Por isso, é fundamental que sejam visitadas várias escolas e que, de preferência a criança possa participar também, afinal, é importante, tanto na escolha como na continuidade da frequência, que seja considerado o bem-estar da criança. Contudo, no início da escolaridade, muitas vezes é necessário que a criança se adapte ao ambiente escolar. Principalmente no caso das primeiras experiências escolares de crianças pequenas, que saem do convívio exclusivamente familiar para entrar na escola, pode ocorrer algumas dificuldades iniciais. As escolas geralmente estão atentas a esse aspecto, tanto que a maioria destina os primeiros dias de aula para esse processo adaptativo.
É muito importante que os pais sintam-se seguros em relação à sua escolha, inclusive para que possam transmitir isso para a criança e lidar com os próprios sentimentos relacionados à separação. Não é raro encontrarmos familiares, principalmente mães, que dizem para a criança ir ao encontro da professora com expressão facial e corporal contradicente, a qual a criança capta e reage de acordo.
Não quero dizer que seja fácil para os pais, contudo, faz parte de nosso papel preparar os filhos para a vida e isso inclui aprendermos a liberá-los, gradualmente, para o contato social. A escola constitui-se no primeiro ambiente social que a criança frequenta de forma sistemática depois da família. Mas é importante lembrar que a escola não pode, nem deve substituir os pais em todos os aspectos educativos.
Hoje em dia, em função das importantes mudanças no contexto familiar, como por exemplo, o ingresso da mulher no mercado de trabalho reduzindo a convivência física com os filhos, a globalização e o acesso facilitado a informações, ampliando as fontes de conteúdo da criança (que antes eram quase exclusivos da família), os desafios familiares são enormes!
Mas, nunca foi tão importante estar presente, talvez menos fisicamente, já que as demandas são outras, mas nem por isso deixando de marcar presença. Afinal transmitir normas e valores é e sempre será função primordial da família. Não há como delegar.
O mais interessante é conseguir uma combinação entre família-escola para que falem a mesma língua. Mas, até isso é um processo a ser construído, portanto, considere na sua escolha as possibilidades de diálogo que a escola oferece aos pais para que vocês possam trabalhar em conjunto. Afinal, não existe escola ideal, o que existe é a melhor escolha que deve ser constantemente observada de acordo com o desenvolvimento da criança.

Tânia Belllo é fonoaudióloga, psicopedagoga e psicomotricista. Tem clínicas na Vila Formosa e na Vila Mariana, em São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário