quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Como liderar sem ser autoritário?

Trabalhar com crianças, adolescentes e jovens é um desafio que exige tato, carinho e limites na dose certa.  É uma relação que envolve uma conquista, uma aproximação, um contato diário, para se conhecer e entender "os jeitos de ser" dos estudantes. Ser um referencial de confiança, respeitado pela função, deve ser perseguido por cada um dos responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem dentro da escola: professor, coordenador, orientador e diretor, que como Educadores conhecem as fases de desenvolvimento, crises, dificuldades a serem ultrapassadas até se adquirir a autonomia.

Você conhece exemplos dessa natureza? Como foi o processo?
Resposta - 1
            O professor deve conviver com seus alunos, respeitá-los sempre para que eles o respeitem. Deve sair no pátio com os alunos nos intervalos de aula, participar de suas atividades, conhecê-los melhor, olhar o aluno mais de perto e senti-lo. Deixá-lo a vontade para dizer o que pensa e o que quer. O aluno precisa de alguém que o entenda. Quando a amizade se firma entre ambos (professor-aluno) fora da classe, dentro dela há continuidade e a liderança aparece espontaneamente. A partir daí, o professor consegue tirar do aluno o que quer e o aluno dá ao professor o que ele pede e algo mais.O autoritarismo acaba neste instante, dando lugar ao "aprenderismo"
Resposta - 2
            Muitas pessoas encaram a função do educador como uma atividade em que aquele que sabe, ensina aquele que não sabe. Ensinar vai muito além de transmitir conhecimentos. É dirigir o aprendizado. O educador deve mostrar o caminho. A liderança na sala de aula deve ser conquistada. Não adianta "bater de frente". O jovem quer ser comprendido. Ele precisa se sentir amado e motivado. Devemos procurar conhecer e participar do seu mundo, adquirir sua confiança e amizade, descobrir suas necessidades e ajudá-los em suas dúvidas. Eles gostam de se sentirem parte do grupo, de compreensão e afeto. Devemos ouvi-los e conversar com eles. Uma vez que temos deles respeito e amizade, o retorno é natural, sem imposições.

Analzira Dias de Araujo
Prof.ª História do Ens. Médio e Geografia do Ens. Fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário