domingo, 4 de setembro de 2011

A Criança Disléxica e a Clínica Psicopedagógica


Para os professores é um aluno desatento.
Para os pais: preguiçoso.
Isso faz com que Ele também não se valorize.

Preguiçoso, desligado, desorganizado são adjetivos que costumam acompanhar o disléxico, fazendo parte de seu dia-a-dia. É com uma vivência de múltiplos insucessos e com sua auto-estima bastante rebaixada que a criança (ou adolescente) disléxica chega ao consultório do psicopedagogo.
Dificuldades na leitura e na escrita, letra ruim, troca de letras, lentidão caracterizam esse distúrbio de aprendizagem. Essa criança com inteligência, geralmente, acima da média, enxerga e ouve bem, expressa-se com fluência oralmente, no entanto,seu desempenho escolar não combina com seu padrão geral de atuação.
O mais freqüente é os pais buscarem um psicopedagogo quando a criança está com 10, 11 anos, iniciando a 5ª série. Nessa fase, enfrentam múltiplas exigências, de diferentes professores e sua desorganização e dificuldade na leitura e expressão escrita ficam muito evidentes.
Grande parte da intervenção psicopedagógica estará em buscar os talentos - muitas vezes, escondidos - dessa criança; os fracassos, sem dúvida, ela já os conhece bem; são constantemente explicitados na escola, na família e entre seus pares. Outra tarefa da clínica psicopedagógica é ajudar essa pessoa a descobrir modos compensatórios de aprender. Jogos, leituras compartilhadas, atividades específicas para desenvolver a escrita e habilidades de memória e atenção fazem parte do processo de intervenção. à medida que essa criança se percebe capaz de produzir poderá avançar no seu processo de aprendizagem e iniciar o resgate de sua auto-estima.
No atendimento a qualquer criança com dificuldade de aprendizagem se faz necessária uma parceria envolvendo o psicopedagogo, pais e a escola . No caso da dislexia essa parceria é vital no processo de aprender da criança.

Muitas vezes, na escola, são necessários esclarecimentos sobre a dislexia, e estratégias favoráveis ao seu desempenho acadêmico.
A dislexia é um distúrbio de aprendizagem que, por envolver áreas básicas da linguagem, pode tornar árduo esse processo; porém, com acompanhamento adequado, a criança pode redescobrir suas capacidades e o prazer de aprender.

Profa. Áurea Maria Stavale Gonçalves
Psicóloga e Psicopedagoga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário