sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ano Internacional das Florestas - 2011


      Em busca de uma ação global para direcionar o gerenciamento sustentável das florestas do mundo, a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas com o objetivo de promover a sensibilização, a conservação e o desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas.
          Vários eventos serão organizados ao longo deste ano.
        Para representar essa iniciativa mundial, foram utilizados na logomarca elementos iconográficos que retratam os valores múltiplos das florestas. Na logomarca, as florestas oferecem abrigo para o homem e hábitat para a grande biodiversidade, e são fontes de alimentos, remédios e água potável, além de desempenharem o papel vital de manter estáveis o clima global e o meio ambiente. Os elementos, em conjunto, reforçam a mensagem de que as florestas são vitais para a sobrevivência e o bem-estar dos habitantes do planeta.
         Para isso o homem deve reconhecer que as florestas e a sua gestão sustentável podem contribuir significativamente para o desenvolvimento, a erradicação da pobreza e a realização dos objetivos acordados internacionalmente, para o benefício das gerações atuais e futuras.
         Segundo a ONU, as florestas cobrem 31% da área terrestre total do globo, abrigam os lares de 300 milhões de pessoas em todo o mundo e têm responsabilidade direta na garantia da sobrevivência de 1,6 bilhão de pessoas e de 80% da biodiversidade da Terra.

floresta-11
Grandes áreas florestais ainda são encontradas no Brasil. Foto por Lubasi. Licenciado por Creative Commons.

         A ação dos órgãos internacionais sob o tema Florestas para o povo inclui a promoção de mobilizações que incentivem a conservação e a gestão sustentável das diferentes florestas do Planeta, além de mostrar à população mundial que a exploração predatória das matas sem um manejo sustentável, desrespeitando o seu ciclo de vida natural, pode causar uma série de prejuízos, como a perda da biodiversidade, o agravamento das mudanças climáticas, migrações desordenadas para áreas urbanas e o crescimento da caça e do desmatamento ilegal.

Como está a situação das florestas no Brasil?

         Primeiro, vamos rever um conceito importante: o de floresta.
         “Floresta – área medindo mais de 0,5 ha com árvores maiores que 5m de altura e cobertura de copa superior a 10%, ou árvores capazes de alcançar estes parâmetros in situ. Isso não inclui terra que está predominantemente sob uso agrícola ou urbano.”
         Segundo o Ministério do Meio Ambiente, no Brasil, há aproximadamente 516 milhões de hectares (60,7% do seu território) de florestas naturais e plantadas, ficando atrás apenas da Rússia.
         Observe, na tabela a seguir, as áreas de florestas naturais e plantadas no Brasil.

flor
           Essas florestas estão divididas entre os diferentes biomas brasileiros. A Amazônia é o que apresenta a maior área de florestas naturais. Mas, infelizmente, apesar de tamanha riqueza natural, está sofrendo com a exploração predatória e ilegal, além de ter grandes áreas desmatadas para uso agropecuário.
acao-de-madereiros
Ação predatória na Amazônia.Foto por Ana _Cotta. Licenciado por Creative Commons. Atribuição 2.0 Genérica.

         No Brasil, várias ações estão sendo desencadeadas para a gestão sustentável das florestas. Veja os conceitos e ações utilizados pelo Ministério do Meio Ambiente para manejo e monitoramento das áreas florestais.

Manejo florestal
         Manejo Florestal Sustentável é a administração da floresta para a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não madeireiros, bem como de outros bens e serviços de natureza florestal.
         Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) é o documento técnico básico que contém as diretrizes e procedimentos para a administração da floresta, visando à obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, observada a definição de manejo florestal sustentável.
(Lei de Gestão de Florestas Públicas, n.o 11.284/2006, artigo 3.o, inciso VI).

Monitoramento
         No Brasil, é realizado o monitoramento da cobertura florestal, principalmente da Amazônia, por satélites, pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que apresenta quatro sistemas operacionais: Prodes (Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia), Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real), Degrad (Degradação Florestal na Amazônia Brasileira) e Detex (Sistema de Monitoramento da Exploração Seletiva de Madeira). Esses sistemas são complementares e foram concebidos para atender a diferentes objetivos indicados pela própria sigla.

Quem é responsável pela gestão das florestas do Brasil?

         Várias instituições federais são responsáveis pelo controle das ações sobre as áreas florestais. São elas o MMA (Ministério do Meio Ambiente), o SFB (Serviço Florestal Brasileiro), o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
         O MMA é responsável pela formulação das políticas florestais. Atua como poder concedente para produção florestal sustentável e encarrega-se de recolher a assinatura dos contratos de concessão florestal.
         O SFB é o órgão gestor das florestas públicas federais para a produção sustentável de bens e serviços. Possui também a responsabilidade de geração de informações, capacitação e fomento na área florestal.

Fonte: Blog de Biologia - Portal Positivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário