sexta-feira, 8 de julho de 2011

Dicas para escrever um bom texto

1o) cada parágrafo deverá conter um enfoque do tema, um TÓPICO FRASAL relacionado ao tema proposto, como o devido desenvolvimento.

2o) evite idéias prontas, clichês, frases feitas: a cada dia que passa, de sol a sol, na sociedade em que vivemos, atualmente, nos dias de hoje, o governo deve tomar uma providência, os jovens são o futuro do país etc.

3o) USE LINGUAGEM FORMAL, lembre-se de que você não está em uma roda de amigos para empregar coloquialidades como: parar para pensartem tudo a ver, fui pra balada, saí fora, tá beleza etc.

4o) UTILIZE CONETIVOS para unir as orações, os períodos como; pois, o qual, sendo que, embora, além disso, uma vez que etc.

5o) obedeça sempre ao número de linhas solicitado. Cuidado com o tamanho da letra, ela deve ter tamanha regular e ser, é claro, legível para não comprometer a compreensão das idéias.

6o) faça a sua melhor letra, cursiva ou a que nas chamamos de letra de forma, não importa, apenas evite misturá-las.

7o) evite rasuras, mas, se elas ocorrerem, coloque o erro entre parênteses e passe um leve traço em cima do erro;

8o) O TÍTULO do seu texto deve ser criativo, original, DEVE SER EXPRESSIVO, evite títulos lógicos demais como: A esperança, A esperança é a última que morre, O Brasil, A transgressão, O desinteresse do jovem por política partidária.

9o) procure não utilizar interrogações; geralmente, elas têm respostas óbvias. Se for inevitável, se você não conseguir apresentar a idéia sem a interrogação, procure respondê-la no decorrer do texto.

10o) não converse com o corretor, você não deve fazer perguntas esperando que ela vá responder, ou dar dicas, ordens. Lembre-se de que é você que responde às perguntas, não o corretor. Redação não é carta para a mãe, por isso não se faça de coitado para incitar piedade em quem lê.

11o) lembre-se de que SUAS IDÉIAS, SUA ARGUMENTAÇÃO, SUA DEFESA SÃO MUITO MAIS IMPORTANTES do que qualquer outro tópico que deve ser observado no seu texto, é com elas que você deve se preocupar, por isso leia muito, A LEITURA É A BASE DE UMA BOA ESCRITA.

Professora Tati Weber

Nenhum comentário:

Postar um comentário