quarta-feira, 20 de julho de 2011

Texto Interessante

Aula ministrada na Unifesp, pela instituição ABRI em abril de 2011.

Psiché Soma - Mente Corpo

         George Groddeck, analista e médico alemão (1926), fundador do termo psicossomática não procurava uma causalidade psíquica da doença. Acreditava que o sintoma é tanto corpóreo quanto mental, sendo instâncias indissociáveis.
         Via a doença como um SÍMBOLO que pode ser lido como um texto, pela via do SENTIDO, o sintoma então tem uma função expressiva.
         O desenvolvimento emocional depende dessa capacidade de simbolização
Para Winnicott, psicanalista inglês que trabalhou com crianças pequenas, no começo do século passado, o desenvolvimento do psiquismo depende de como ocorrem as primeiras experiências do bebê com o meio que o cerca.
         O contato sensorial e a relação afetiva com o outro ser humano são essenciais para a organização do sistema imunológico e para integração do psiquismo e linguagem.
Descompensações psíquicas ou somáticas na criança e no adulto indica permanência de pontos frágeis, efeitos de perturbação ou por excesso ou pela falta, vividas ao longo da constituição. É muito comum ver um tipo de sintoma transgeracional, ou seja ultrapassa gerações: Avó, mãe e filho.
         Existe uma faceta do humano que nunca foi vivida na RELAÇÃO COM OUTRO. Como se uma parte do corpo não tivesse sido tocada, não havendo condições necessárias para que houvesse uma maior integração da personalidade, muitas vezes perde se a espontaneidade e o sentimento de totalidade.
         Em alguns casos o paciente quando fala de si mesmo, fala focando a doença e não o EU TOTAL.
         É preciso um encontro terapêutico no qual a pessoa fragilizada encontre condições de se refazer e viver novas facetas, novas dinâmicas psíquicas.A psicanálise vai se voltar para a investigação da singularidade da personalidade e procura outras formas do sofrimento que se cristalizaram em manifestação psíquica ou somática.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário