domingo, 24 de julho de 2011

O sedentarismo faz surgir doenças

Ideal é fazer exercícios físicos três vezes por semana e manter uma alimentação balanceada.

         Seja por preguiça, por falta de tempo ou de vontade, muitas pessoas não praticam exercícios regularmente, colocando a saúde em risco.
         Os sedentários estão mais propensos ao sobrepeso. Além de a obesidade levar a uma série de doenças, o corpo mais rechonchudo pode afetar a auto-estima, desencadeando um quadro depressivo. A ausência de rotina de atividades físicas pode acarretar implicações desde problemas cardiorrespiratórios a ortopédicos. Teoricamente, quem consegue se exercitar adoece menos do que os fãs da poltrona.
         Profissionais da saúde reforçam que realizar exercícios três vezes ou mais por semana e manter uma alimentação balanceada são o ideal. Para o plano não ser abandonado, a pessoa deve buscar uma atividade prazerosa e de acordo com suas capacidades.
         A atividade física também tem benefício em outras áreas. Uma pesquisa feita na clínica americana Renfrew Center, na Filadélfia (EUA), especializada em tratamentos de transtornos alimentares, mostra que os exercícios físicos ajudam a tratar mulheres que sofrem de anorexia nervosa.
         Os médicos da clínica acompanharem 254 mulheres anoréxicas por seis meses. Metade do grupo fez psicoterapia, ioga, pilates, musculação e atividades aeróbicas leves; a outra metade só fez psicoterapia. No final do estudo, as mulheres que malhavam ganharam 40% de peso a mais que as que permaneceram sedentárias.

Dentro do rol dos ativos há problemas

         Uma das coordenadores do estudo, Rachel Calogero, explica que as mulheres aprenderam que os exercícios servem para mantê-las ativas e dinâmicas e não para perder peso ou modificar corpos.
         A importância dos exercícios é alvo de várias pesquisas. Uma delas indica que 30% das pessoas que atualmente vivem nos grandes centros urbanos são considerados ativos. Os outros 70% são sedentários.
         Os estudos também avaliam o que é um ser ativo. Destes 30% que são ativos, apenas 5% praticam exercícios por opção. Os 25% restantes são ativos por força das necessidades, da vida agitada. A Organização Mundial da Saúde considera ativa a pessoa que gasta, em atividades diárias, 2,2 mil calorias por semana. Por este critério, se a pessoa gastar menos do que isso, é considerada sedentária. Essa classificação surgiu da constatação de que só uma pequena porção dos que fazem exercício o fazem por escolha própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário