sábado, 23 de julho de 2011

Lição de casa X Família: uma relação fundamental

       Pais e filhos devem criar, juntos, uma rotina de estudos, mas a responsabilidade de executar a tarefa é sempre do aluno.

         Cada vez mais cedo, alunos de escolas públicas e privadas têm uma missão fora da instituição: a lição de casa. A tarefa, no entanto, não deve ser encarada como um bicho de sete cabeças dentro do processo educativo. Pais e filhos devem criar um ambiente propício para a execução da lição de casa e transformar a ação num processo agradável, sem traumas ou pressão. Para a pedagoga Nara Salamunes, o envolvimento da família nas atividades enviadas pela escola é fundamental. “Toda ação educativa só vai ter efeito se todos os responsáveis pelas crianças e adolescentes se envolverem. E isso diz respeito à própria escola e à família”.
         Mestre em Educação e doutora em Informática na Educação, Nara acredita que mais do que um hábito, a lição de casa deve ser a construção da responsabilidade do próprio estudante. “A família nunca deve fazer pelo aluno e também não deve orientar se não souber o conteúdo”, enfatiza.
         Para ela, os pais devem ajudar o aluno a formalizar uma rotina para os estudos dentro de casa. “Os pais e responsáveis devem contribuir para que o aluno desenvolva esse compromisso, essa responsabilidade”. E se nenhum parente ou responsável sente-se apto para auxiliar, o melhor é procurar ajuda externa, como aulas de reforço fora ou mesmo dentro da escola.
         A empresária Alexandra Moro tem um filho de 11 anos e sempre acompanhou de perto as lições dele. Nos últimos anos, porém, com a demanda da responsabilidade na escola, começaram a surgir as dificuldades e Alexandra precisou mudar a rotina e procurar ajuda para auxiliar o filho nas tarefas.
         “Eu acho importante os pais ajudarem na lição, mas nunca fazer por ele. Eu procuro entender a tarefa e induzí-lo  a encontrar a resposta sozinho”, conta.
         De acordo com a empresária, a dificuldade está em conciliar a rotina da família com essa missão. “Nem sempre conseguimos e ele, sozinho, ainda não consegue”.
         A solução, nesse caso, foi procurar reforço particular. Não apenas para ensinar o filho a superar os limites, mas também para focar a importância da rotina no processo educativo. O resultado, ela tem visto a cada dia. “Ele está melhorando muito e já criou a própria rotina para estudar”, conta.

Dicas para Executar as Tarefas

         A pedido da A&E, a pedagoga Nara Salamunes dá algumas dicas de como auxiliar na execução da lição de casa.
         Acompanhe:
1) A família deve estar ciente do encaminhamento da lição de casa, como os dias e a periodicidade que as lições são enviadas.

2) Organize o horário que o aluno vai estudar dentro de casa. Observe como ele se adapta melhor, se é pela manhã, pela tarde ou pela noite, e aceite a contribuição da criança ou do adolescente na definição desse horário.

3) Fique atento às necessidades do aluno, dependendo da sua faixa etária. O aluno pode precisar de outros recursos para executar as lições, uma gramática ou dicionários atualizados, por exemplo. É importante lembrar que a internet não oferece todos os recursos ou respostas.

4) Ampliar o diálogo e não fazer cobranças desnecessárias. Uma dica é mudar o foco e não falar apenas da lição de casa. Buscar outras formas de se relacionar com a criança e/ou adolescente sobre os estudos.

5) Receber orientações da escola sobre as lições e manter-se informado sobre o desempenho do aluno.

Fonte: Atividades e Experiências - SPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário