sábado, 23 de julho de 2011

A importância da cultura na educação

O momento tão esperado por muitos alunos chegou: FÉRIAS! Neste período, todos pensam apenas em descansar e se divertir. Mas nós, professores, sabemos que nossos alunos podem aprender muito com as atividades que praticam fora do ambiente escolar. Viagens, cinemas, exposições são atividades freqüentes nesses períodos e têm um grande poder na educação.
Quando falamos em educação, pensamos em desenvolvimento, socialização e aprendizado. São através da educação que o sujeito se constrói como indivíduo, forma seus valores, cria sua identidade diante de um contexto social, histórico e cultural. Para entender o mundo em que vive o indivíduo, antes de tudo, precisa conhecer sua história e ter acesso à cultura, o que não deve acontecer somente no ambiente escolar.
Espaços culturais, como museus, bibliotecas e pinacotecas, são locais nos quais a experiência vivida pelos alunos pode enriquecer o aprendizado em sala de aula. Por esse motivo, visitas a esses locais devem ser estimuladas, seja nas férias, seja no período letivo.
Podem ser agendadas visitas a museus e bibliotecas no intuito de relembrar o conhecimento adquirido em sala de aula. Há muitas opções, como o Museu de Arte Moderna, que existe em muitos estados do Brasil. Constantemente esses espaços oferecem muitas opções para escolas, como visitas guiadas, debates interdisciplinares e exposições brasileiras e de outros países.

Que tal um estímulo?
No dia 20 de janeiro, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, uma das mais importantes instituições culturais do Brasil, comemora sessenta e dois anos. É uma excelente oportunidade para que nossas crianças e jovens conheçam um espaço que faz parte do lindíssimo cenário da Baía de Guanabara e que abriga uma grande coleção de arte moderna.
Em diversos outros estados, e mesmo fora do Brasil, encontramos outros centros culturais em pleno funcionamento tais como: MASP, São Paulo; Museu da Língua Portuguesa, São Paulo; Museu Casa de Guimarães Rosa, Minas Gerais; Louvre, França. Fica claro, portanto, que, independente de onde nos encontramos, temos muitas opções para conhecer melhor o lugar e também aprender um pouco.
Dessa forma, como professores e eternos aprendizes consideraram fundamental que a cultura e a história de um povo sejam pesquisadas, entendidas, e cabe, principalmente, à escola fazer essa ponte entre o conhecimento e o aluno. Foram por esses motivos que elegemos esse tema como o desta quinzena.

Objetivos:
- Identificar a cultura através do que a caracteriza para cada grupo social;
- Compreender a importância da cultura na formação da identidade;
- Explorar os centros culturais e museus para uma educação contextualizada.

Orientações Pedagógicas:
A equipe pedagógica pode aproveitar o período de recesso escolar para aproximar a convivência dos alunos à escola. Através de contatos, pode informar aos alunos sobre eventos com cunho educativo e estimulante para o atual período escolar. Se possível, professores interessados nessas atividades poderiam formar grupos e assim ter atividades com os alunos.
O tema deve também, além de trabalhar o papel da cultura dentro do contexto escolar, trazer a questão da vivência cultural em espaços onde esse aprendizado pode ser estimulado.
Sugestões de Atividades:
Como estamos falando sobre cultura, História, Geografia, Português, Línguas e Artes serão as matérias que servirão de base para o tema trabalhado, enquanto Matemática terá a função de auxiliar no trabalho de pesquisa sobre os dados do tema.

História, Geografia e Matemática
Em História, o ideal seria que os alunos entendessem, antes de desenvolver o tema, o que se concebe como cultura, já que há diversos conceitos diferentes, que são, por sua vez, aplicados por disciplinas diferentes, como história, antropologia e sociologia. Entretanto, tal compreensão pode acontecer posteriormente através de debates em sala de aula e pesquisa. Deve-se dar enfoque tanto à cultura do Brasil quanto à de outros países, bem como abordar a cultura contemporânea e a antiga.
A fim de encontrar os elementos que caracterizam a origem do povo brasileiro, a cultura indígena pode ser explorada através dos Estudos Interativos - Índios I e Índios II; a cultura negra com o Estudo Interativo - Dia da Consciência Negra - e o Caderno Especial - Cultura Afro-brasileira; e o Caderno Especial - Imigração daria uma idéia aos alunos dos povos que ajudaram a construir a cultura brasileira. Acontecimentos que provocaram mudanças na cultura brasileira, como a vinda da família real, Conjuração Baiana e Missão Artística Francesa, também devem ser explorados. Todos esses assuntos podem ser discutidos em sala de aula e depois serem o mote para visitas a centros culturais.
Muitas civilizações influenciaram a cultura de outros povos, logo é importante abordar esse assunto em sala com o objetivo de trazer para os alunos o conhecimento que muitos costumes, tradições, são parte da cultura de um povo e são transmitidos para os outros. Para isso, os Estudos Interativos sobre várias civilizações, como Civilização Egípcia, Civilização Hebraica e Mesopotâmia, podem ser utilizados.
Há que se ter cuidado, entretanto, com a forma de conduzirmos nossos estudos. Nesse sentido, um planejamento cuidadoso por parte do professor é imprescindível para que ele delimite o universo a ser estudado, evitando que o tema cultura não caia na generalidade nem na banalização. Da mesma forma, é interessante adotar uma perspectiva temática, onde um conceito especifico de cultura, escolhido entre diversos, deve ser debatido com os alunos e, a partir dele, pode-se verificar como a cultura toma forma nos diversos períodos e sociedades.
Em Geografia, os alunos podem fazer uma pesquisa sobre os espaços culturais existentes na região em que vivem, identificando o que caracteriza o centro cultural, quais características e necessidades do local. A confecção de maquetes ajudaria a ilustrar o trabalho, e o professor de matemática poderia auxiliar na proporção. Com o Estudo Interativo sobre escala, os alunos poderiam utilizar os conceitos para a construção da maquete. Todas essas atividades poderiam servir como pesquisa para a criação de um espaço cultural dentro da própria escola, o qual seria utilizado para mostras de trabalhos dos alunos, apresentações musicais, leitura de poesias, etc.
Ainda em Geografia, os alunos podem traçar um paralelo entre a cultura atual e os efeitos da globalização. Com o Estudo Interativo globalização, os alunos podem perceber como essas mudanças estão presentes em nosso dia a dia. Através do Estudo Interativo - Campo x Cidade, eles podem distinguir os diferentes modos de vida e cultura e as transformações trazidas pela tecnologia e globalização.
Em Matemática, podem ser traçados gráficos com dados dos números de espaços culturais por todo o Brasil, especificando as regiões. Com o levantamento dessas informações, os alunos podem traçar um paralelo entre os números coletados sobre o território brasileiro e pesquisar sobre a quantidade de espaços culturais de um país do primeiro mundo, como a França.

Português, Línguas e Artes
Em Português, os alunos podem produzir textos sobre a última visita a um centro cultural e/ou ainda elaborar uma resenha crítica de um livro, de um filme ou de uma peça teatral que assistiram durante as férias. Os alunos podem ainda dar depoimentos, em vídeo, sobre uma dessas experiências culturais. Todo esse material poderia ser postado em um blog sobre as férias, criado pela própria turma.
Os alunos podem pesquisar os principais centros culturais e museus de países de língua inglesa, como Inglaterra e Estados Unidos, e de língua espanhola, como Espanha e Argentina, bem como manifestações culturais desses países – culinárias, música, festas tradicionais, literatura. Para isso, poderiam ser utilizados os Estudos Interativos de espanhol - Los Toros, Fiestas de España e Miguel de Cervantes, os de inglês Carnival, Meals, Shakespeare, Halloween e Valentine’s Day; os de português, influências na nossa Língua Portuguesa, Tropicalismo, A Língua que nos Une e A História da Escrita, e os de literatura Machado de Assis e Mário Quintana. Os professores dessas disciplinas poderiam incentivar os alunos a criarem um blog sobre cultura anglo-americana e outro sobre cultura hispânica, nos quais os alunos postariam seus próprios textos, imagens e fariam enquetes sobre aspectos culturais desses países.
Em Artes os alunos poderiam fazer uma pesquisa sobre grandes artistas do cenário cultural brasileiro como: Candido Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e outros. O Estudo Interativo sobre Aleijadinho poderia ilustrar esse assunto.
A pesquisa poderia também incluir artistas estrangeiros, como os pintores Picasso, Matisse, Miró, Kandinsky, e personagens da música como Mozart, Beethoven, Chopin, etc.

Química, Física e Matemática
Quando falamos sobre espaços culturais, como museus, bibliotecas e pinacotecas, quase sempre nos remetemos a locais que podem nos enriquecer no conhecimento relacionado a conteúdos das áreas humanas. No entanto, cada vez mais, encontramos esses centros voltados ao estudo das ciências exatas, a exemplo do Museu da Ciência da UFRJ e do Oi futuro, referência em tecnologias da comunicação. Nesses espaços, professores de física, química e matemática podem desenvolver excelentes trabalhos que podem envolver suas áreas de conteúdos e as novas tecnologias.
Além desses espaços, é importante lembrar que essas ciências se encontram diariamente ao nosso redor. O professor pode aproveitar um local de férias de verão, como praia, rio, cachoeira, piscina, para gerar questionamentos aos alunos.

Bom trabalho, Professor!



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