domingo, 3 de julho de 2011

Quem cola não sai da escola?


Demoro

Eu tenho uma professora que repete esta frase para turma todo dia que tem prova. Outro dia nós resolvemos provocá-la e perguntamos se quando era estudante ela já tinha colado, nem que fosse uma vez só. Para o nosso espanto, ela respondeu que já tinha colado, pois ela não sabia Física e tinha um colega que, praticamente, fazia todas as provas para ela!
E esta professora provocou a turma para um debate: se a gente concordava com a frase "quem cola não sai da escola"? E pediu que cada um de nós refletisse sobre outras possibilidades de nos avaliarmos e foi levando a turma a entender o porquê da avaliação. Quer dizer, se a gente estuda determinada matéria e não consegue aprender o que a professora ensina, e quando fazemos a prova, em vez de enganarmos todo mundo copiando as questões e respostas do colega, deveríamos debater na turma sobre nossas dificuldades. Ela conseguiu nos mostrar que ao colarmos não estamos sós nos enganando, mas também impedindo a professora de perceber se a turma aprendeu ou não. Se o resultado for ruim para a maioria, a professora deve repensar sobre seu trabalho. Se todo mundo colar, os resultados serão "bons", mas ela não saberá que uma parte da turma continua com dificuldades!
Foi legal ela ter colocado a discussão da cola do ponto de vista da avaliação do trabalho do professor, pois para nós estudantes muitas vezes nos interessa apenas ter um "bom" resultado, mas se a gente não entendeu ou não dominou o que foi ensinado, e se quem ensina - o professor - não toma consciência disto, como ele saberá que precisa melhorar o seu trabalho?
            E se o aluno se engana, colando e copiando do outro, como ele fará para melhorar a sua aprendizagem? É claro que existem muitas formas de avaliação e esta professora, às vezes, aplica provas para serem feitas em duplas, que ela mesma escolhe. Toda vez que a prova é em grupo, sem consulta, nós somos forçados a trabalhar sem competir com o colega da dupla, mas tentando tirar o melhor dos dois, pois a competição ali será ruim para ambos. A gente aprende a colaborar, a trabalhar em equipe e nem precisa colar...
Foi manero o debate da turma porque a professora colocou o debate da cola em outro ponto de vista, do aprender e ensinar, do refletir sobre a qualidade do trabalho de alunos e professores, e pra terminar, a menina mais "zoada" da turma, disse que se a gente é contra corrupção, desvio de dinheiro, sonegação, impunidade, discutir a cola era também refletir sobre ética, transparência e solidariedade.
            Conclusão da nossa turma: quem cola até sai da escola, mas aproveita menos do que poderia e reflete menos do que deveria!


Fonte: Escola 24horas

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