terça-feira, 5 de julho de 2011

Lição de casa, garantia de aprendizado

A lição de casa é um instrumento muito eficiente para que a criança caminhe em seu processo de aprendizagem. Se for encarada desse modo, tanto pela escola como por seu filho, ela perderá o caráter de obrigação para se transformar num instrumento de conhecimento, cheio de criatividade e descobertas. Uma forma positiva de compartilhar a lição de casa de seu filho é ajudá-lo a traçar um caminho para aprender. Mas, você não deve realizar a tarefa por ele.
Comece perguntando se ele entendeu o enunciado da lição e se tem alguma dúvida. Proponha fazer uma lista enumerando todos os passos necessários para realizá-la. Quando ele terminar a tarefa converse bastante para descobrir quanto o conhecimento de seu filho sobre o assunto aumentou. Essa ajuda só vai engrandecer a relação de vocês, não só por dar o apoio que ele necessita para aprender a fazer a lição, mas também por demonstrar, na prática, a importância do outro na construção de uma parceria.
Seu interesse pela atividade dele e a maneira de colocar-se à disposição sem impor condições, criticar, rotular ou caçoar, sem comparar com irmãos, primos e amigos, também são formas de demonstrar amor.

Pesquisar é uma experiência enriquecedora

Ao lado da lição de casa, a pesquisa é fundamental para desenvolver as habilidades e competências do seu filho. Para tirar o que há de melhor dessa atividade, siga alguns conselhos da pedagoga dra. Ana Gracinda Queluz:
Ajude seu filho encontrar as fontes para a realização da pesquisa. Facilite sua ida às bibliotecas, centros culturais e videotecas.
Se o trabalho for em grupo, receba seus amigos com carinho e respeito. Porém, se tiver de interferir na "reunião do grupo" porque as crianças não estão agindo corretamente, faça-o sem dar sermão, apenas imponha limites. Um jeito mais seguro é deixar claro que aquilo que está incomodando não é culpa de ninguém, apenas não é aceito naquele lugar, naquelas condições. Por exemplo, se estão fazendo muito barulho, peça-lhes que diminuam o som: "Eu tenho muita dificuldade em lidar com barulho". É muito mais saudável do que fazer observações azedas ou dar broncas.

A vida do seu filho não se limita à escola

Muitos pais reduzem a relação com o filho à vida escolar. Geralmente, isso acontece porque, no desejo de querer que ele seja "alguém" no mercado de trabalho, alguns pais transformam a vida escolar no centro da comunicação possível entre eles.
Não é preciso dizer que há muito mais em sua vida que a escola. Alguma vez vocês pararam para conversar sobre a riqueza que a vida lhes proporcionou ao dar-lhes a oportunidade de descobrir nos filhos novas tendências, novos interesses, velhas manias, conhecidos e reconhecidos gestos e expressões? E sonhar juntos um futuro não é um privilégio? Se não começar desde cedo, não há como fazer isso entre estranhos...

Adaptado de:
Lição de casa, garantia de aprendizado
Publicado em 26/08/2002, no site da Johnson & Johnson Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário