quinta-feira, 7 de julho de 2011

A HISTÓRIA DO PAPEL

Conheça a grande invenção chinesa
No decorrer da história da humanidade podemos perceber que homens e mulheres usaram de muita criatividade para registrar suas ideias fazendo uso dos recursos que estavam ao seu redor. Encontramos vestígios de escrita em ossos, pedras, placas de argila, bambu, folhas de plantas, pedaços de pele. Os chineses chegaram a escrever sobre a seda e os egípcios, em aproximadamente 2.400 a.C., escreviam, bem como desenhavam sobre o papiro.
        
          Na Europa, durante a Idade Média, o pergaminho era bastante utilizado pelos poucos que dominavam a escrita, mas, o que é um pergaminho?  Era um pedaço de couro de animal, raspado, cortado e tratado, que, depois de liso, servia para escrever.
A grande invenção
       O papel teve uma origem muito distante. Veio da China e se atribui a criação a Tsain Lun no ano 105 d.C. Sua invenção, um presente para o Imperador Chinês, foi um sucesso, fazendo com que Tsain, além de entrar pra História, recebesse uma boa recompensa. Como relatos oficiais registraram o fato, coube a ele a fama, porém, algumas descobertas arqueológicas recentes já datam a invenção do papel 200 anos antes.
Mas como era feito o papel do Sr. Tsain Lun? Com fibras de uma planta chamada cânhamo, cascas de árvore, retalhos de roupas de algodão e até partes de redes de pesca. Estes materiais eram misturados com água, drenados e secos sobre uma estrutura plana. Estava feito o papel! É claro, que os ingredientes se modificaram com o passar do tempo, bem como o processo de fabrico.
O papel no mundo
          Como o papel se expandiu pelo mundo? Foi em meados do século VIII, quando em um conflito, dois chineses artesãos de papel foram capturados por árabes, na cidade de Samarkanda, no Uzbequistão. Conta-se que em troca da liberdade, tiveram que relatar o segredo do fabrico de papel. Não demorou para que a técnica fosse dominada e em poucos anos, os árabes produziram e comercializaram a nova mercadoria pela Ásia e Norte da África. Em 1144 passaram a produzi-lo na cidade espanhola de Xátiva, atingindo assim a Europa e mais tarde, o mundo.
Hoje o papel tem diversos tamanhos cores e qualidades e está difundido por todos os continentes sendo usado diariamente em jornais, documentos oficiais, livros, cadernos, revistas, gibis, etc. Um viva para os chineses, que nos legaram esta brilhante invenção.
Conheça o vocabulário do papel
Papiro: O papiro, além de ser o nome de uma planta que crescia as margens do Rio Nilo, no Egito, era também, o nome de uma espécie de “papel” de fibras onde os egípcios e outros povos da Antiguidade escreviam e desenhavam. Era feito a partir das tiras do caule dessa planta, dispostas em camadas, prensadas, e depois expostas ao sol para secar. Foi do papiro que se originou a palavra papel. 
Biblos: nome que os gregos davam ao papiro egípcio. Um conjunto de papiros, Biblíon acabou dando origem a palavra Bíblia.
Folha de Papelna China, as pessoas chegaram a escrever até em folhas de plantas, daí possivelmente tenha vindo o nome ‘folha de papel’.
Liber: É uma palavra que veio do latim utilizada para definir a entrecasca da árvore que era usada para fazer o papel. Foi ela que deu origem a palavra livro. 
Papel Digital: pesquisadores da Mid Sweden University, na Suécia, desenvolveram um quadro de avisos feito de papel que imita a tecnologia das telas sensíveis ao toque: quando o usuário encosta no material, ele “reage” divulgando sons armazenados em seu sistema. Para colocar o projeto em prática, os especialistas usaram no papel uma tinta de condutividade eletrônica sensível à pressão. “A informação digital está armazenada no papel que, quando é tocado, libera esses dados via auto-falantes”, explicou Mikael Gulliksson, responsável pelo projeto. Esse som funciona como um convite para que as pessoas interajam com a mensagem exibida no cartaz. A nova tecnologia poderá ser usada em avisos, campanhas publicitárias e, futuramente, até mesmo na embalagem de produtos.  

Assista ao vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário