quinta-feira, 7 de julho de 2011

“AS CHAVES DO SUCESSO”

Profª. Adriana Oliveira Lima, PhD

     Na VEJA de 3 de Novembro de 2004, doze importantes cientistas brasileiros apontam o que chamam “As chaves do sucesso”:

1. Leia muito e de tudo – Não apenas livros técnicos. Leia romances, contos e poesia. Eles ajudam a desenvolver uma visão plural da vida.
     Nossa escola possui um complexo sistema de incentivo a leitura que une a escolha cuidadosa dos textos aos instrumentos de criação de hábito de leitura e aquisição de velocidade, um dos fatores estruturais na formação do leitor.
2. Exercite a curiosidade – Ela é o primeiro degrau de todas as descobertas.
     Nossa escola tem a curiosidade como um dos pés do tripé metodológico e é incentivada diariamente por meio das SITUAÇÔES-PROBLEMA.
 3. O terceiro idioma – Ler, escrever e falar inglês é básico. A diferença começa com o aprendizado de uma terceira língua.
     Nossa escola considera o inglês a estrutura básica de idiomas para as crianças menores e conscientes de que os pais recorrem aos cursos de língua optamos pelo ensino do Espanhol na construção da terceira língua.
4. Tenha base sólida – As ciências básicas, como a física, a química e a matemática alicerçam todas as outras carreiras.
     Nossa escola tem como prática o ensino de todas as áreas do conhecimento dedicando a TODAS a mesma energia, tanto à física quanto à poesia. Os estudos de Piaget mostram que a estrutura científica é base para qualquer conhecimento.
5. Escolha bem – A melhor escola nem sempre é a mais conhecida e famosa. Escolha entre as que têm professores mais atuantes.
     Nossa escola não é uma escola de massa. Nos orgulhamos de trabalhar com um grupo comunitário em que todos se conhecem e o conhecimento pode individualizar-se.
6. Pesquise sempre – As bolsas de iniciação científica dão chance de começar a pesquisar ainda na graduação. Aproveite-as.
     Nossa escola estrutura o conhecimento como SINGULAR, isto é, individual, portanto dependente da busca de cada um e, desta forma, a PESQUISA é o instrumento do saber. Nossos alunos aprendem a pesquisar desde os primeiros passos…
7. Escolha suas companhias – Se quiser ser cientista, conviva com cientistas. Freqüente laboratórios e centros de pesquisa mais produtivos de sua faculdade.
     Nossa escola coloca a criança e o adolescente no âmago da cultura, criando valor sobre os estudos, a leitura e a amizade. Formamos aqui amigos para sempre que se estruturam sobre interesses por atividades inteligentes.
8. Dedique-se – Vale a mais famosa equação de Einstein: sucesso = 10% de talento + 90% de suor.
     Nossa escola ensina a perseverar sobre a DESCOBERTA e a INVENÇÃO. Usamos a “especialidade”, a “Ficha De Experiência”, o “Diário”, entre outros, instrumentos para construir a disciplina de estudo e pesquisa.
9. Tome a iniciativa – Não se satisfaça com o que o professor ensina. A troca de informações é uma das chaves do sucesso.
     Nossa escola ensina o aluno a independência, a busca por fontes do conhecimento, quanto mais crescem maior é o número de fontes exigidas. Nosso aluno sabe consultar uma enciclopédia ou um computador. Não baseamos o conhecimento em livros didáticos estandardizados e limitados.
10. Mire no exterior – O isolamento mata a pesquisa. A troca de informações é uma da chaves do sucesso.
     Nossa escola promove todo tipo de intercâmbio entre os alunos de diferentes classes e com os acontecimentos sociais. Promovemos Seis eventos anuais de exteriorização das atividades realizadas no interior da escola.
11. Faça a diferença – Escolha a área de atuação em que seu trabalho possa se destacar.
     Nossa escola trabalha a auto estima das crianças por meio de festas, feiras e a Dinâmica de Grupo em sala de aula de forma a proporcionar ao jovem, mais tarde, a capacidade de escolher o que quer fazer com segurança e certeza que o que escolher fará com dedicação e amor.
12. Busque a visão universal – O cientista tende a se especializar cada vez mais cedo. Isso é inevitável, mas é um erro fatal fechar-se a outras áreas da pesquisa.
     Nossa escola procura valorizar TODAS as áreas do conhecimento mantendo energia em todas as ações das crianças e jovens de maneira que a universalização das experiências escolares permitam escolhas diversas e seguras.
     E para que tudo isto aconteça fazendo a diferença, nossa escola conta com:
• Materiais individualizados;
• Recursos materiais (jogos) complexos elaborados para cada faixa etária;
• Profissionais, capacitados continuamente em serviço;
• Equipe especializada que produz conhecimento pedagógico.

Fonte: Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário