segunda-feira, 4 de julho de 2011

A volta de um professor do século XVI

Em pleno século XXI o Sr. Teixeira, um grande professor brasileiro, voltou a Terra e, chegando em sua cidade, ficou abismado com o que viu: as casas eram altíssimas e cheias de janelas, as ruas pretas e passavam umas sobre as outras com uma infinidade de máquinas andando em velocidade; o povo falava muitas palavras que o professor Teixeira não conhecia, poluição, telefone, rádio, metrô, televisão, computador, etc. Os cabelos dos homens pareciam com os dos homens das cavernas, as roupas deixaram o professor ruborizado.
Muito surpreso e preocupado com as mudanças, o professor visitou a cidade inteira e cada vez compreendia menos o que estava acontecendo.
Resolveu, então, visitar a Igreja, mas que susto levou. O padre rezava a missa em português e de costas para o altar, o órgão estava parado e um grupo de cabeludos tocava uma música muito estranha ao invés do canto gregoriano. O desespero do professor aumentava...
Mas, ainda, resolveu visitar algumas famílias. Mas o que significava aquilo? Depois do jantar todos se reuniram durante muitas horas para adorar um aparelho que mostrava imagens e emitia sons.
O professor ficou impressionado com a capacidade de concentração de todos. Ninguém falava uma palavra diante do aparelho.
Tudo havia mudado completamente e o professor Teixeira, desanimado resolveu visitar uma escola.
Foi uma idéia sensacional porque quando lá chegou, sentiu a paz e a tranqüilidade que procurava. Tudo continuava como ele havia deixado, as carteiras umas atrás das outras, o professor falando... Falando... E alunos escutando... Escutando...  


Autor desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário