segunda-feira, 4 de julho de 2011

Projeto Dia do Estudante

11 - Dia do Estudante

A maioria dos estudantes sabe que esse é o seu dia, mas pouco sabem o porquê dessa comemoração. Em 11 de agosto, comemora-se a instituição dos cursos jurídicos de São Paulo e de Olinda, sendo que este último foi transferido para Recife (PE).
Os cursos jurídicos tiveram muita influência na vida cultural, social e política do País, que passou a viver outra realidade cultural a partir de 1828. Antes dessa época, o jovem brasileiro que quisesse estudar deveria, se para isso tivesse posses, ir para o exterior, geralmente na França e Portugal.
De lá, voltavam os jovens sábios, querendo impor em nosso país a cultura, hábitos e costumes alienígenas. A formação dessa juventude no próprio Brasil abria assim a possibilidade de uma estrutura sadia e basicamente nacional.
Todos os movimentos sócio políticos do império e dos primeiros decênios republicanos tiveram seu início nas duas grandes faculdades de direito: Movimento Republicano e Movimento Abolicionista.
Estadistas, jurista, escritores, poetas e toda intelectualidade brasileira, que renovou o pensamento brasileiro, prepararam-se nos Cursos Jurídicos de São Paulo e de Recife.
Em São Paulo, o dia do estudante é chamado de "Dia da Pendura", dia em que os estudantes de Direito evocam o "direito" de não pagar aquilo que comer.

Sugestões de atividades:

As atividades sugeridas a seguir poderão ser realizadas em diferentes níveis de ensino, adaptando-as à faixa etária do grupo em que serão desenvolvidas.
É importante também que o professor contextualize a data em questão a fim de que os alunos compreendam o momento histórico que a originou.

1 - Educação Infantil   

O cotidiano de um estudante varia de acordo com o momento histórico em que ele encontra-se inserido. Para que as crianças conheçam como era ser estudante a anos atrás, convide os pais e avós para relatarem como era o seu dia a dia na escola, quais os materiais escolares da época, como era a relação entre professores e alunos, como eram as atividades realizadas, o uniforme e outros aspectos relevantes.
Muitas pessoas guardam ainda instrumentos ou materiais usados na época em que eram crianças, tais como antigos cadernos, canetas tinteiro, peças de uniforme, etc. Caso os pais ou avós possuam algum destes materiais, solicite que exponham às crianças.
Solicite aos alunos que pesquisem em revistas em quadrinhos, histórias em que os personagens freqüentem a escola. Nas revistas "Chico Bento", da Turma da Mônica, o personagem da zona rural é um estudante muito especial. Procure ler para as alunos algumas das histórias do personagem e as aventuras vividas com a professora e os colegas da turma.
Após a leitura, converse com os alunos sobre as atitudes do personagem, se as consideram adequadas ou não.
Para concluir a atividade, proponha que elaborem um grande cartaz , representando com desenhos os bons hábitos e atitudes de um estudante.
Algumas datas da vida de uma pessoa são comemoradas com festas, decoração, alimentos especiais, etc. Como os alunos da Educação Infantil estão apenas iniciando a vida de estudantes, proponha a organização de uma festa em sala de aula para comemorar esta data importante para eles.
Organize com os alunos uma decoração para a sala de aula relativa ao tema, pesquise uma receita de bolo e solicite que tragam os ingredientes para que o façam juntos.
Lembre-os durante a realização da festa, a importância de ser estudante e que é isso que a festa da turma representa, a alegria de todos estarem na escola aprendendo e fazendo novas amizades.

2 - Ensino fundamental 2º ao 5º Ano  

Em datas especiais, as pessoas costumam enviar cartões de felicitações. Aproveite a data em questão e proponha aos alunos a criação de cartões parabenizando os colegas pelo dia do estudante.
Este trabalho poderá ser realizado em parceria com professores da área de Artes, com a aplicação de diferentes técnicas artísticas.
A troca de cartões poderá ocorrer entre estudantes da mesma turma ou entre os alunos de toda a escola.
Outra possibilidade é entrar em contato com outra escola para que os estudantes troquem cartões nesta data e continuem se correspondendo posteriormente através de cartas ou e-mail.
Além dos cartões tradicionais, os alunos poderão enviar cartões virtuais.
Mônica: na seção Cartões, selecionar o tema Escolar:
A Declaração Universal dos Direitos da Criança prega o direito à educação. Proponha aos alunos que leiam os dez princípios desta declaração e identifiquem qual deles destaca a questão do direito à educação.
Discuta com a turma o conteúdo deste princípio e questione-os sobre a extensão deste direito à todos as crianças, ou seja, se realmente todas as crianças estão tendo a oportunidade de serem estudantes, freqüentando uma escola de qualidade.
A partir disso, proponha a elaboração de um documento coletivo, que poderá ser assinado por todos os alunos da escola, com pedidos especiais ao prefeito da cidade ou solicitação de informações sobre ações que vêm sendo desenvolvidas no sentido de garantir o acesso de todas crianças à escola.
O horário de estudo de um aluno é um momento muito importante, que precisa ser respeitado pelos familiares da casa. Para que cada aluno tenha seu momento de estudo respeitado pelos moradores de sua casa, proponha a elaboração de avisos de porta ( colocados na maçaneta) com mensagens relativas ao estudo, tais como: "Silêncio, estou estudando!", "Hora do estudo", etc.
Algumas sugestões poderão ser observadas no endereço abaixo:
Alguns estudantes, não podem realizar seus estudos de maneira regular, isto é, freqüentando normalmente uma escola. Vários são os fatores que impedem a freqüência diária, mas nem por isso deixam de estudar.
Para que seus alunos conheçam alguns deste casos, solicite que realizem a leitura do artigo " Aula itinerante". Na seqüência, oriente-os na leitura de uma entrevista com uma criança que estuda por correspondência.

3 - Ensino fundamental 6º ao 9º ano  

- Na faixa etária correspondente aos alunos deste nível de ensino é importante desenvolver a importância de ser estudante em um país em que uma parcela da população ainda é analfabeta, outra não tem condições de freqüentar a escola.
Valorizar-se como estudante é essencial e promover a elevação da auto-estima em relação a esta condição é papel da escola.
Diante disso, proponha aos alunos a coleta de fotografias realizadas em eventos da escola, nas quais os estudantes tenham um destaque especial.
Estas fotografias podem ser coletadas entre todos os alunos da escola e com elas deverá ser confeccionado um grande painel, onde os diversos momentos de estudo serão expostos.

- No repertório da música popular brasileira o tema estudante tem uma que se destaca e que é comumente utilizada em eventos de formatura ou homenagem a alunos. Trata-se da música " Coração de Estudante" de Milton Nascimento.
Proponha aos alunos a leitura da letra desta música e a análise de seu conteúdo. É importante que se destaquem as metáforas utilizadas pelo compositor.
Solicite aos alunos a discussão desta metáforas, e na seqüência a elaboração de ilustrações que as exemplifiquem.
Estas ilustrações devem compor cartazes com a letra da música, que serão distribuídos pelos diversos ambientes da escola como forma de homenagem ao dia do estudante.

Coração de Estudante
Milton Nascimento

Quero falar de uma coisa,
Adivinha onde ela anda?
Deve estar dentro do peito
Ou caminha pelo ar
Pode estar aqui do lado
Bem mais perto que pensamos
A folha da juventude
É o nome certo desse amor
Já podaram seus momentos
Desviaram seu destino
Seu sorriso de menino
Quantas vezes se escondeu
Mas renova-se a esperança
Nova aurora a cada dia
E há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê flor e fruto
Coração de estudante
E há que se cuidar da vida
E há que se cuidar do mundo
Tomar conta da amizade
Alegria e muito sonho
Espalhados no caminho
Verdes: plantas e sentimento
Folhas, coração, juventude e fé

O desenvolvimento de hábitos de estudo é uma questão de organização freqüente de horário, materiais e ambiente.
Faça uma breve enquete com sua turma sobre os hábitos que possuem em relação aos estudos, tais como local de estudo, horário,etc.
Na seqüência, proponha que acessem o endereço webciencia
e realizem a leitura das informações sobre a elaboração de trabalhos, os trabalhos em grupo e a questão do tempo.
Após a leitura, discuta com a turma se as informações são adequadas e proponha a elaboração de panfletos que contenham dicas simples, mas importantes, para se garantir a qualidade dos estudos.
Estes panfletos poderão ser distribuídos aos alunos de outras turmas, após uma breve explanação dos elaboradores sobre a importância da organização para os estudos.

Como fazer um bom trabalho individual

Antes de se municiar com enciclopédias e livros, é interessante saber quais aspectos do tema serão tratados. Um jeito de definir isso é fazer uma lista de todos os pontos possíveis de serem abordados. A partir daí, é só selecionar os tópicos realmente importantes para desenvolver.
Com o tema delimitado, é hora de recolher informações em livros e artigos acessíveis e fáceis de consultar, como manuais didáticos, enciclopédias gerais ou especializadas, revistas, jornais e também na internet. Dependendo do assunto, é possível reunir uma boa variedade de material de pesquisa, abordando os diferentes aspectos do trabalho. Como ler tudo isso? Escolha as fontes que parecem mais interessantes e ricas em informações e comece a destrinchá-las.

Obs.: Para trabalhar com material encontrado na internet, imprima os textos que parecerem realmente úteis. Dessa forma, você não precisa ficar muito tempo conectado a seu provedor.

Reserve um caderno para escrever todas as suas observações e resumos. Não se esqueça: folhas soltas são mais fáceis para anotar, mas também mais fáceis de perder.
Se preferir sublinhar as partes mais importantes no próprio texto, não esqueça de tirar cópias do material - nada de riscar ou escrever em livros e enciclopédias. Para entender bem o conteúdo de um texto, é interessante fazer mais de uma leitura.
Assim, vá em frente: leia cada um dos textos uma vez, prestando bastante atenção àquilo que eles dizem. Depois, faça a segunda leitura e, então, vá anotando ou sublinhando todas as informações que considerar relevantes para seu trabalho.
Redação final: A idéia é não simplesmente copiar o material, mas escrever com suas palavras o que entendeu dos textos analisados. Saiba que redigir um texto sobre um assunto que era quase desconhecido pode ser muito fascinante. Só assim você vai perceber quanta coisa aprendeu em tão pouco tempo!
A partir do roteiro, tente alinhar todas as anotações feitas anteriormente, reescrevendo-as com suas palavras e encaixando-as nos itens que você se propõe a desenvolver. Lembre-se: em um trabalho bem-feito, os textos são bem encadeados e os conteúdos, relacionados. Não perca tempo escrevendo coisas que estão além do que foi proposto.
Depois de tudo escrito, faça um balanço do material, verificando se a redação final está compreensível e bem encadeada, se você já escreveu tudo o que sabe e acha importante sobre o tema ou se ainda falta alguma coisa.
Arremates finais: Quando você estiver satisfeito com o resultado do texto, vale caprichar também na apresentação. Dê um título bem expressivo para seu trabalho e organize a bibliografia. A bibliografia deve incluir os dados sobre todo o material que você utilizou para desenvolver a pesquisa, incluindo endereços dos sites consultados na internet.

Aprenda a fazer trabalho em grupo

Um trabalho em grupo não pode ser retalhado! Onde cada pedaço é feito por um aluno, juntam-se todas as partes, mistura-se de qualquer jeito e pronto: o resultado é um terror. Cuidado! Essa é a forma errada de construir um trabalho em grupo. Na verdade, tudo não passa de um quebra-cabeça que deve ser montado coletivamente, com a participação de todos os integrantes. Para isso é preciso organização, bom senso e arregaçar as mangas para pesquisar. Veja abaixo algumas dicas e observe que trabalhar em grupo pode ser uma ótima experiência. É uma boa oportunidade para compartilhar idéias, respeitar opiniões e desenvolver seus potenciais.
Equipe: Você pode aprender muitas coisas legais com o grupo: compartilhar idéias com os colegas, conhecer diferentes opiniões, trabalhar e buscar soluções em conjunto. Você ainda aprende a negociar e a ser diplomático. Tudo isso, no fundo, é uma forma de se preparar para a vida profissional.
Formação: O primeiro passo é a formação dos grupos. O critério de escolha geralmente é do professor. Os grupos podem se formar por afinidade, por interesse de assunto ou ainda por sorteio. O importante é que você se dê bem com o resto da equipe para que o andamento do trabalho seja bastante produtivo.
Normalmente o professor escolhe um tema geral, que é dividido em subtemas. Cada subtema deve ser desenvolvido por um grupo. Por exemplo, se o tema geral for a devastação do meio ambiente no Brasil, poderá ser dividido em vários subtemas, como o desmatamento na Amazônia, a destruição da Mata Atlântica e assim por diante.
Planejamento: Cada grupo deve, inicialmente, discutir em conjunto o subtema proposto. O ideal é que cada aluno exponha o que entendeu sobre o tema e o que sabe sobre o assunto. Depois, liste no papel todos os pontos possíveis de ser abordados. Em seguida, escolha aqueles que realmente devem ser desenvolvidos. Exemplo: se o subtema escolhido for a destruição da Mata Atlântica, os pontos levantados poderão ser: a vegetação original e sua localização; a fauna e o ecossistema; a devastação e suas conseqüências para o meio ambiente; e soluções para o problema, como o reflorestamento. Cada assunto pode virar um capítulo do trabalho final.
Dividir tarefas: Cada aluno pode escolher o tema de que mais gosta. Dentro de cada assunto, os estudantes ainda podem se dividir na pesquisa. Por exemplo, se três alunos decidirem pesquisar a vegetação original da Mata Atlântica, um deles poderá procurar informações em livros; outro, em jornais e revistas; e o terceiro, na internet. Solicite ao professor as fontes de pesquisa e a bibliografia.
Cronograma: Para colocar ordem no trabalho, o grupo deve eleger um coordenador - que pode variar em cada fase do trabalho. Ele será responsável por organizar o trabalho e acompanhar seu andamento. Outro ponto importante: o cronograma. Defina datas para reuniões e para a entrega das redações individuais e do texto final. Lembre-se de que trabalho entregue fora do prazo pode acarretar perda de pontos na nota.
Reuniões: Podem ser realizadas na própria escola, na biblioteca, na sala de aula, na casa dos alunos ou ainda na internet. Não se esqueça de levar o material pesquisado e solicitado para o encontro. Em cada reunião, você e seus colegas devem escrever em uma agenda tudo o que foi discutido. Dessa forma, todo mundo fica concentrado. No final, todos devem falar o que compreenderam da reunião. Isso é importante para ter certeza de que todos entenderam a mesma coisa.

Aproveite mais o seu tempo

Primeiramente perguntamos... Como o tempo passou rápido?!
O tempo pode ser perdido, mas nunca recuperado. Não pode ser acumulado, deve ser gasto! Somos responsáveis pelo tempo...
Separe tempo para trabalhar - é o preço do sucesso.
Separe tempo para pensar - é a fonte do poder.
Separe tempo para divertir-se - é o segredo da juventude eterna.
Separe tempo para ler - é a fonte da sabedoria.
Separe tempo para fazer amizade - é o caminho da felicidade.
Separe tempo para sonhar - é engatar seu vagão numa estrela.
Separe tempo para amar e ser amado - é o privilégio dos remidos.
Separe tempo para olhar a sua volta - o dia é muito curto para ser egoísta.
Separe tempo para rir - é a música da alma.
Separe tempo para Deus - é o único investimento duradouro na vida.
Para saber aproveitar o tempo, descreva o que você fez durante uma semana, como você utiliza o tempo na escola, nos trabalhos e nos finais de semana. Depois relate o que deve permanecer e o que deve ser mudado para chegar o mais próximo possível da semana ideal.

Para tornar suas atividades mais eficientes

Limpe sua mesa e deixe sobre ela somente o material indispensável para a realização da tarefa imediata. O excesso de cadernos, papeis, livros ou pastas aguardando suas providências, provocam distração e desânimo, além de dificultarem a localização daquilo que é necessário para a conclusão da atividade.
Faça uma coisa de cada vez. A preocupação com várias tarefas simultâneas divide a atenção, gera erros e atrapalhações, ocasionando perda de tempo e prejuízos.
Escolha um lugar para guardar os materiais que vai utilizar em seus estudos, mantendo-o sempre organizado. Use-os na medida da necessidade e em seguida recoloque-os no lugar devido.
Não deixe para depois o que você puder fazer na hora. Execute ao menos o primeiro passo, o mais rápido possível.
Tenha sempre à mão uma relação de tarefas. Registre em uma agenda, caderno ou pasta com folhas soltas. Na medida que surgirem tarefas, determine um prazo máximo para o cumprimento de cada uma, contando com os possíveis imprevistos.
Toda papelada que já foi usada e que você sabe que não terá mais utilidade, jogue no lixo. O acúmulo de lixo só atrapalha.

Interrupções

Telefonemas interrompem sua concentração e quebram seu ritmo de estudo. Quanto mais constantes eles forem, mais lenta será sua produção. Fofocas, passatempos e pessoas que não tem ocupação, acabam atrapalhando seu horário de estudo e perdendo tempo.
Procure observar quem o interrompe e quais os objetivos, na maioria das vezes é sempre a mesma pessoa.
Se possível, estude em lugar isolado, por onde não transitem pessoas livremente. Tire, por exemplo, cadeiras confortáveis das proximidades de sua mesa, para que você não seja incomodado por alguém.
Deixe claro que você está atarefado. Continue com a caneta em posição de escrever, a máquina ligada ou o papel na mão, mostrando que você deseja continuar sua tarefa. Diga que você tem pouco tempo disponível e seja bem objetivo.
Não deixe que essas interrupções sirvam de desculpas para mais perda de tempo. Assim que a pessoa for embora, reinicie seus estudos.
Seja flexível e criativo, lembre-se que sair da rotina dá mais sabor à vida, aumenta nossa experiência e amplia as possibilidades de realizações.

4 - Ensino médio

Muitos jovens brasileiros além de estudarem também desenvolvem atividades profissionais. Este índice, segundo estudos do IBGE tem se modificado.
Proponha aos alunos que acessem o endereço do ibge e na Seção Notícias, selecionem o artigo "Jovens estudam mais e trabalham menos".
Solicite aos alunos que leiam o artigo e a seguir discutam os fatores que tem levado a esta mudança.
Verifique também se na turma há casos de estudantes trabalhadores. Caso existam casos, solicite que relatem como conciliam as duas atividades, que dificuldades enfrentam, quais as vantagens.

Jovens estudam mais e trabalham menos

Divulgada este ano pelo IBGE, a Síntese dos Indicadores Sociais 2000 faz um resumo social do Brasil da década de 90. Um dos aspectos mais interessantes da publicação se refere à atividade dos jovens e adolescentes brasileiros.
De acordo com o estudo, está aumentando o número de jovens e adolescentes que somente estudam e diminuindo o número dos que somente trabalham. Entre os adolescentes de 15 a 17 anos de idade, o percentual daqueles que só estudam aumentou de 38,9%, em 1992, para 55,7%, em 1999. Entre aqueles que só trabalham, o percentual diminui de 24,7%, em 1992, para 10,3%, em 1999. Entre aqueles que trabalham e estudam, o percentual varia de 20,8%, em 1992, para 22,8%, em 1999.
O mesmo ocorre entre os jovens de 18 e 19 anos de idade. Entre os que só estudam, o percentual aumenta de 19,7%, em 1992, para 30,1%, em 1999. Entre aqueles que só trabalham, o percentual diminui de 40,8%, em 1992, para 27,3%, em 1999. Entre aqueles que trabalham e estudam, o percentual varia de 16,5%, em 1992, para 21,8%, em 1999.
Entre os jovens de 20 a 24 anos de idade, o percentual dos que só estudam aumenta de 6,9%, em 1992, para 10,9%, em 1999. Entre os que só trabalham, diminui de 55,4%, em 1992, para 48,5%, em 1999. Entre aqueles que trabalham e estudam, o percentual varia de 10%, em 1992, para 14,6%, em 1999.

Proponha também a leitura dos artigos veiculados no Jornal Zero Hora Digital. Após a leitura, discuta com a turma se é possível conciliar uma vida social intensa com os estudos e ainda qual a influência e a responsabilidade da família no sucesso de seus filhos nos estudos.

Para evitar o susto e a correria

Proibir as festas pode não adiantar quando o problema já está revelado nas notas. Acompanhe seu filho desde o início
A frase não é de uma orientadora educacional, nem de um professor, muito menos de um pai. O "Se você tem dificuldades com o estudo, vai ter ainda mais quando começarem as festas" é um aviso de Fabiana Rodrigues Aquere, 15 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio do Província de São Pedro.
Ela fala por experiência própria. Conta que estranhou muito o ritmo das disciplinas no ano passado e que, junto a isso, pipocaram festas na sua agenda. Só das de aniversários de 15 anos ela perdeu a conta.
Eu me atrapalhei. Quando vi que minhas notas tinham baixado, me assustei. Por mais que você seja organizada, se tem uma festa na sexta-feira, desde segunda já está empolgada. Pensa na roupa, pensa se vai. Você até sabe que precisava se concentrar na aula, mas sempre fica aquela coisinha cutucando - explica.
A saída foi correr atrás do prejuízo. Ela e as colegas fizeram grupos de estudo e organizaram um cronograma: a cada dia da semana uma disciplina era revisada.
Raphael da Costa, 16 anos, também teve problemas no ano passado e precisou dar a volta por cima.
- Eu me privei de festas e da academia para conseguir passar. Neste ano, estou tentando me organizarPara evitar o susto e a correria
Proibir as festas pode não adiantar quando o problema já está revelado nas notas. Acompanhe seu filho desde o início
A frase não é de uma orientadora educacional, nem de um professor, muito menos de um pai. O "Se você tem dificuldades com o estudo, vai ter ainda mais quando começarem as festas" é um aviso de Fabiana Rodrigues Aquere, 15 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio do Província de São Pedro.
Ela fala por experiência própria. Conta que estranhou muito o ritmo das disciplinas no ano passado e que, junto a isso, pipocaram festas na sua agenda. Só das de aniversários de 15 anos ela perdeu a conta.
- Eu me atrapalhei. Quando vi que minhas notas tinham baixado, me assustei. Por mais que você seja organizada, se tem uma festa na sexta-feira, desde segunda já está empolgada. Pensa na roupa, pensa se vai. Você até sabe que precisava se concentrar na aula, mas sempre fica aquela coisinha cutucando - explica.
A saída foi correr atrás do prejuízo. Ela e as colegas fizeram grupos de estudo e organizaram um cronograma: a cada dia da semana uma disciplina era revisada.
Raphael da Costa, 16 anos, também teve problemas no ano passado e precisou dar a volta por cima.
- Eu me privei de festas e da academia para conseguir passar. Neste ano, estou tentando me organizar melhor. A gente sabe que tem que mudar, mas é difícil. Ver todo mundo indo para as festas e não poder ir é meio chato.
Que o diga o Guilherme Zancan, 15 anos. Em recuperação no ano passado, perdeu boa parte das festas de formatura com os convites na mão.
- Eu me arrependi muito de não ter ficado 15 minutos por dia dando uma revisada na matéria. Depois que a gente toma, a gente aprende - diz.
O ideal é evitar a emergência para não precisar abandonar o lazer. Os programas com amigos fazem parte.
- O adolescente precisa buscar o grupo de iguais, e isso se dá pelo meio social - diz Eduarda Torres, psicóloga e pedagoga.
- A gente não quer só estudar, quer se entrosar com os amigos. Os pais têm de ver esse lado - lembra Gustavo Henndel Lopes, 14 anos.
Os estudantes não negam que precisam ser cobrados, pelo contrário. Eles duvidam é da eficiência dos castigos e proibições.
- Não adianta proibir. Quanto mais fizer isso, mais a gente pensa naquilo -ensina Rafael Audy, 15 anos.

Incentive o cumprimento regular de tarefas

Na casa de Guilherme Zancan, o computador mudou-se do quarto para a sala. Idéia do próprio Guilherme, na tentativa de tirar do seu local de estudo tudo o que o dispersava. Vale qualquer estratégia para evitar o susto que ele levou no final do ano passado. Acostumado a passar por média sempre com folga, pegou seis recuperações no 1º ano do Ensino Médio.
- Foi um susto para toda a família. Reconheço que a gente deu uma cochilada, não percebemos que a situação se agravava - diz a mãe, Neide Zancan, 48 anos.
Festeiro, fã da Internet e surfista nos finais de semana, Guilherme se perdeu nas tarefas escolares. Quando os pais perceberam a confusão, proibiram as idas para a praia, mas não adiantava. Mesmo na cidade, fechado no quarto para estudar, Guilherme só pensava nos amigos surfando.
- Não funcionou. O caminho é acompanhar o filho desde o início. Não com o objetivo da aprovação, mas para que ele desenvolva hábitos de estudo. Chegamos a um acordo para evitar o sufoco do ano passado - revela Neide.
Os acordos são tácitos entre Maria Annita, 15 anos, e Vera Brusque da Silva, 53. Até agora, festas e estudo estão equilibrados.
- Sou mãe de cinco filhos. Passei por essa fase várias vezes. E sempre as obrigações vieram em primeiro lugar. Nunca precisei cobrar nada de escola. Tanto a Annita quanto minhas outras filhas têm outras atividades e saem à noite normalmente - conta Vera.
Essa tranqüilidade toda é atribuída ao exercício da disciplina desde muito cedo graças à prática de esportes. Vera acredita que, quanto mais contato com a regularidade de tarefas o estudante tiver, mais desenvoltura encontrará para lidar com a agenda lotada do Ensino Médio.

- Muitas são as ações que vem sendo desenvolvidas por diferentes instituições, no sentido de garantir direitos expressos em lei, de acesso à educação.
Para que os alunos conheçam algumas destas ações oriente-os que acessem os sites: mec

Alfabetizacão- Projeto Alfabetização Solidária

Além de conhecerem os projetos, incentive-os a participarem de alguma ação solidária em relação ao campo educacional, procurando instituições em sua cidade.

- Proponha aos alunos a realização de uma filmagem com o título " Um dia de estudante". Para isso, organize a turma em grupos e oriente-os na organização de um roteiro a fim que estabeleçam o que será filmado, como, se haverá trilha sonora, legendas, etc.
Ao final do trabalho, organize uma mostra dos filmes criados por sua turma para todos os alunos da escola.


Sugestões gerais:
- Comemore o dia do estudante com um grande Show de Talentos. Muitos alunos da escola devem querer divulgar o que melhor sabem fazer: dançar, cantar, tocar, etc.
Aproveite esta data e os talentos da casa para uma grande comemoração.

- Solicite a todos os professores que escrevam mensagens ao estudantes e as distribua pelos vários ambientes da escola.
Os alunos ficarão muito curiosos em saber que mensagens seus professores escreveram.

Para saber mais:

Earlychildhoods
Sugestão de confecção de banner dos alunos da turma (em inglês)

Kidsdomain
Como confeccionar um porta lápis, canetas. (em inglês)

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