sábado, 9 de julho de 2011

Projeto “Brincando contra a Dengue”

Festa e diversão para lançar o  projeto “Brincando contra a Dengue”
Por Mônica Marzano
Fotos: Cris Torres
Wallace Santiago, de 15 anos, chegou cedo ao Maracanã nesta terça-feira (27/01), mas se engana quem pensa que foi para assistir a uma partida de futebol. Seu objetivo foi o de participar do lançamento do projeto “Brincando contra a Dengue”. Aluno do Colégio Estadual Olga Benário Prestes, de Ramos, ele conta que em casa o lema é a prevenção.

fotos:CrisTorres
- Meus pais cuidam de tudo, retiram a água dos vasos de plantas e dos pneus e procuram larvas do mosquito. Mas eu também dou uma força.
Participante do projeto “Suderj em Forma”, o adolescente acredita que aprender sobre a doença, de maneira divertida, é uma iniciativa importante.
- As crianças devem saber sobre esse problema desde cedo – conta, enquanto recebe a revista “Maluquinhos contra a Dengue”, elaborada pelo cartunista Ziraldo, através de parceria entre as secretarias estaduais de Educação e de Saúde e Defesa Civil.
O “Brincando contra a Dengue” é uma iniciativa das secretarias de Turismo, Esporte e Lazer e de Saúde e Defesa Civil. Apenas na manhã de hoje, foram mobilizadas cinco mil crianças e adolescentes, que integram os núcleos do Projeto “Suderj em Forma” no Estádio Célio de Barros.

fotos:CrisTorres
A Secretaria de Estado de Educação marcou presença num dos estandes, tirando dúvidas sobre o funcionamento da “Gincana contra a Dengue”, que envolve os alunos do segundo ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio no combate aos focos do mosquito aedes aegypti, e distribuindo cartilhas para todos.
- Desde o lançamento da gincana em novembro, os alunos começaram a verificar os possíveis focos do mosquito transmissor da doença na vizinhança e levar as informações para suas unidades escolares. Mesmo agora, no período de férias, a prevenção continua, principalmente através de ações do "Programa Escola Aberta" – explica Adriana Abreu, responsável pelo estande da SEEDUC.
fotos:CrisTorres
Participaram da solenidade os secretários estaduais de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins,  de Saúde, Sérgio Côrtes, e de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.
- Vocês vieram aqui aprender um pouco de cidadania. Passem as informações para seus amigos e parentes. Brinquem muito, mas nos ajudem a combater o mosquito - alerta Márcia Lins, informando que as mesmas ações acontecerão simultaneamente por toda a cidade, a partir de sábado.
Na fase inicial da campanha "Brincando contra a Dengue", foram capacitados cerca de 400 professores do “Suderj em Forma” com aulas práticas e palestras. Eles serão agentes multiplicadores de informação sobre os quatro tipos de dengue e as possíveis maneiras de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti.
Fonte: SEEDUC - Secretaria de Estado da Educação RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário