segunda-feira, 4 de julho de 2011

Orientações básicas para a execução do dever de casa

O dever de casa deverá obedecer a critérios de forma que a criança não o considere penoso e tenha bom aproveitamento. Um adulto deverá estar sempre supervisionando, sem, contudo, interferir na produção. A criança, muitas vezes, não tem condições de organizar-se sozinha, necessitando de um orientador que sinalize para ela seus desvios de atenção e tire suas dúvidas.
Aqui vão algumas sugestões de itens a serem observados durante a atividade:

· Escolher um horário para execução do dever, que já tenha sido acordado com a criança, respeitando horários de divertimento e descanso - o horário não deve coincidir com o do programa predileto na TV, por exemplo. É importante observar se a criança está cansada, logo após uma atividade física e/ou mental;

· Escolher local apropriado, livre de estímulos externos intensos (como mesa perto de janela, pessoas conversando em volta, barulho de crianças brincando, TV e/ou rádio ligados etc), que tenha boa iluminação, ventilação e mobiliário adequados;

· Colocar em cima da mesa somente o material necessário para a execução das tarefas (lápis, borracha, caderno e/ou livro). "O excesso de materiais pode desviar a atenção da criança, que começa a brincar com eles ao invés de realizar a tarefa";

· Iniciar o dever pelas matérias que a criança tem mais dificuldade, deixando as mais fáceis e lúdicas para o final, quando ela tende a estar mais cansada;

· Inicialmente, deixar que a criança faça sozinha o dever, lendo inclusive o enunciado (caso ela já esteja alfabetizada). Caso ela tenha dificuldade, orientá-la na leitura levando-a a interpretar o que se pede (não ler para ela). Se ela não compreender o que está sendo pedido conduzi-la, através de linguagem mais simplificada, à compreensão.

· Nos deveres de interpretação, fazer com que volte ao texto para procurar a resposta. Se a criança não sabe o significado de uma palavra, utilizar a mesma palavra em outra frase mais simples, para que ela perceba. Nunca dê a resposta pronta para ela.

· Nos deveres onde a compreensão de texto e a memorização são necessárias, após a leitura discutir o assunto com a criança , fazendo-a imaginar as cenas descritas no texto e opinar sobre o assunto - quando a criança transpõe o texto para sua linguagem própria significa que ela entendeu aquilo que leu.

· Utilizar horas ociosas - como por exemplo, dentro do carro na hora do rush, para discutir sobre os textos e para fixar matérias específicas, tipo tabuada, regras de ortografia etc. Sem exageros. De forma divertida, leve .

· Se ao executar os deveres de casa perceber que a criança está com uma dificuldade específica em determinada matéria, em outro horário, passar exercícios de fixação extras seguindo o modelo dado pela escola. Sempre que perceber certa dificuldade na criança, converse com a professora sobre o assunto, pedindo orientação a ela na execução das tarefas extras.

Atenção:
O dever de casa deverá sempre ser prazeroso para a criança e deve ser visto por ela como um compromisso a ser cumprido. Não se deve premiá-la porque fez o dever, pois isso é obrigação, e nem brigar, pois o dever de casa não deve se transformar em um momento de conflito entre a criança e o adulto .Elogios são sempre bem-vindos e estimulam a motivação da criança

Adaptação de texto de Mônica Verena - Fonoaudióloga 

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