sexta-feira, 8 de julho de 2011

Dicas para melhorar o desempenho nos estudos


1. Na sala de Aula:
• Mantenha atenção e concentração na aula, pedindo esclarecimentos sempre que forem necessários;
• Concentrar-se significa livrar-se das distrações das brincadeiras, das conversas paralelas e desnecessárias;
• Ficar atento às perguntas de seus colegas e ouvir as respostas dadas pelo professor, pois, assim, muitas dúvidas poderão ser esclarecidas;
• Fazer anotações em classe e copiar o esquema dado pelo professor que sejam úteis ao estudo posterior; suas anotações ajudarão a entender a matéria, auxiliando nas tarefas e na sua preparação para as provas.
• No caso de dúvida, esclarecê-las com os próprios professores em sala, se for o caso, depois, na hora da autocorreção da tarefa;
• Corrigir os exercícios, tanto de classe como de casa, para que estejam todos certos na hora de revisá-los para a prova;
• Não esquecer de trazer para a sala seu material escolar;
• Solicite ao professor, indicações de leituras para aprofundamento de matéria.

2. Em casa: orientações para melhor proveito.
• Comece a estudar hoje, não deixe para amanhã; estude todos os dias;
• Adquira o hábito de estudar sempre no mesmo lugar. Mantenha um “cantinho de estudo”;
• Ter um horário estabelecido para estudar; dividir seu tempo de maneira a realizar as tarefas e revisar os assuntos trabalhados no dia;
• Estude com a intenção de entender;
• Não acumule a matéria para estudar o que poderá exigir mais de você, levando-o ao cansaço e desinteresse;
• Manter em ordem o material escolar;
• Concentrar-se com a intenção de aprender e recordar;
• No caso de duvidas, anotá-las, para esclarecê-las com os professores na próxima aula;
• Nunca deixar para estudar somente no dia que acontecer a prova, pois essa sobrecarga poderá prejudicá-lo na hora da mesma;
• Procure escrever todos os dias, com ordem e capricho em todas as disciplinas;
• Ler, com atenção, o enunciado dos exercícios, procurando respondê-los sem voltar ao texto. Só depois, conferir suas respostas;
• Refazer os exemplos da apostila que tenham pouco espaço para as respostas;
• Fazer o maior número possível de exercícios;
• Não seja dependente do professor. Pesquise e descubra você mesmo!

3. Local de estudo:
    Seu local de estudo deverá apresentar:
• Boa iluminação;
• Ser arejado;
• Silêncio, onde não haja interrupção de pessoas entrando ou saindo, telefone tocando, etc... de forma que lhe permita necessárias disposição e concentração.
• Mesa com cadeira que apresente encosto e descanso de braço;
• Mantenha sobre a mesa somente o material necessário para o seu estudo;
• Mantenha seu local de estudo em ordem. Um ambiente desordenado causa dispersão da atenção.

4. Concentração:
• Tire da cabeça e da mesa tudo o que não diz respeito ao que vai ser estudado;
• Resolva pequenos problemas antes de iniciar o estudo (telefonemas, trabalhos, etc).
• Caso se lembre de algo a fazer durante o estudo, anote num papel e faça depois;
• Não demore para começar a estudar;
• O horário fixo e diário formará o hábito de estudar, que lhe servirá de “despertador”;
• Evite estudar comendo ou mascando chicletes;
• Evite estudar com rádio ou TV ligados;
• No processo ensino-aprendizagem há um limite de tempo para a assimilação de conteúdos e manutenção da atenção em virtude do stress que causa a atividade intelectual prolongada (além de uma hora e meia).

5. Tempo:
• Planeje seu horário;
• Estabeleça seu tempo ideal, evitando ultrapassar os limites do seu organismo (cada caso é um caso);
• Divida seu tempo conforme a necessidade de estudo. Aumentar progressivamente o seu tempo de estudo, que deve se situar nos limites de 3 a 7 horas diárias;
• O horário pode ser modificado, mas não o faça com muita freqüência;
• Não marque compromissos para o horário de estudo;
• Peça a seus amigos para não telefonar ou visitar no horário de estudo;
• Respeite o horário que determinou;
• Reserve alguns minutos para descansar a mente durante o estudo variando entre 15 a 20 minutos após 1 hora de estudo corrido, pois assim seu estudo será mais proveitoso;
• “Falta de tempo” não é desculpa. Podemos encontrar tempo para tudo;
• Lembre-se de que um estudo planejado vai lhe permitir horas de lazer para ir ao cinema, praticar esportes, namorar, etc..., inclusive tendo o domingo para descansar.

6. Material:
• Forme sua biblioteca pessoal, adquirindo ao poucos e de maneira sistemática, os livros fundamentais para o desenvolvimento do estudo.
• Forme seu acervo pessoal: livros introdutórios, textos fornecidos pelo professor, revistas, enciclopédias, dicionários e apontamentos pessoais;
• Mantenha à mão: papel, fichas, lápis, canetas, marcadores, blocos de notas, etc. Evite desperdício de tempo procurando este tipo de material.
• Aprenda a utilizar as bibliotecas; explore-as ao máximo.

7. Cuidados com o corpo:
• O sucesso do trabalho intelectual depende da saúde corporal;
• Procure dormir o tempo necessário;
• O sono durante o estudo pode ser combatido lavando o rosto e os pulsos com água fria;
• Quando você tiver que estudar e sentir cansaço, um banho morno ou frio costuma aliviar a sensação de cansaço;
• Não tome café ou estimulantes para manter-se acordado;
• É mais produtivo levantar-se mais cedo para estudar do que dormir mais tarde.
• Dificuldades no estudo podem estar relacionadas a problemas de visão ou de audição. Consulte um especialista;
• Não comece a estudar se você está com fome, sede, sono ou dor, pois não terá uma boa concentração;
• Aprenda a ler os sinais de stress em seu corpo;

8. A leitura:
   A idéia é que retenhamos as idéias do autor quando necessário, a reprodução das idéias de modo pessoal, o que confirma a compreensão.
• A boa leitura depende do número de fixações por linhas;
• Captar um conjunto de palavras em cada fixação aumenta a velocidade da leitura;
• Quando se lê sílaba por sílaba ou palavra por palavra, além de a leitura ser mais lenta, o significado permanece truncado;
• Para alguém tornar sua leitura mais eficiente precisa aprender a ler pelo significado, o que se consegue captando os conjuntos de palavras.
    Tipos de leitura:
• Recreativa, cujo objetivo é trazer satisfação à inteligência;
• Crítica, onde existe um confronto de idéias entre o leitor e o autor;
• Assimilativa, em que o leitor reconhece o autor como autoridade e procura aprender com ele seu conteúdo;

Deficiências de leituras:

O bom leitor procura superar suas deficiências:
• MECANISMO OCULAR: ignorando o funcionamento deste mecanismo, há pessoas que lêem com monitores de cabeça.
• SENTIDO TRUNCADO: Por ler em pedaços, o leitor não aprende o significado nem as idéias, o que o força o retorno a linhas anteriores, para fixar o sentido.
• MECANISMO FONADOR: à medida em que lê, o leitor tenta acompanhar os olhos com movimentos labiais, ou articulando a língua embora com a boca fechada, ou fazer “leitura em voz baixa”, ou seja, está subfocalizando.

Para que a leitura seja proveitosa, é preciso levar em conta ainda:
• Prazer;
• Ambiente: ônibus e cama não são lugares ideais para a leitura;
• Nível de conhecimento: não adianta ler um livro sobre um assunto totalmente desconhecido por você, com uma linguagem técnica e incompreensível.
• Antes de ler um livro, dê uma olhada na orelha, nos dados sobre o autor, no resumo da capa, no índice, na introdução;
• Velocidade: cada pessoa tem sua própria velocidade de leitura de acordo com assunto;

Lembre-se:
Grandes acontecimentos, sejam, na área política, social, econômica e cientifica, estão presentes nos exames de vestibulares; por isso crie o hábito de ler jornais e revistas.
9. Dicas de aprofundamento:
• Muitos alunos fixam apenas o que o professor aborda em sala de aula e por esse motivo, muitas vezes, não chegam a compreender o conteúdo. Uma dica para que o estudante finalmente se liberte, possa discutir e argumentar os fatos com mais profundidade é a pesquisa.
• Levar para sala de aula um recorte de jornal ou de uma revista sobre o assunto estudado é um modo simples de aprofundamento.
• Quando a matéria requer exercícios, como por exemplo, matemática, o estudante deve procurar em livros de outros autores, exercícios diferentes e a partir deste, exercitar bem, assim você dominará melhor a matéria.
• Tentar resolver alguns exercícios em sala, formulando assim as perguntas para o professor.
“Um dos grandes segredos para você atingir o que quer é aprender a sistematizar sua vida. Não adianta estudar muito um dia e passar dois dias sem fazer nada. Se você não sistematizar, o tempo não corre a seu favor, e seu rendimento será sempre baixo."

10. Estudo em grupo:
    Estudar em conjunto é um modo produtivo de fazer manter ao máximo o esforço do aprendizado.
      Há muitas maneiras que os estudantes podem se ajudarem, mesmo que não se organizem em um grupo. Entre as mais importantes: a comparação dos apontamentos das aulas e das horas de estudo. Assim, trocam-se idéias e verificam-se os pontos fundamentais e os mais difíceis.
       Princípios a serem pensados:
• O número de componentes do grupo não deve ser muito grande, não excedendo a 5 (cinco) elementos.
• O estudo em conjunto deve refletir uma inteligente divisão de trabalho.
• Um trabalho em grupo só se efetiva quando as tarefas são assumidas, os horários são respeitados, enfim, quando se decide aproveitar o tempo e o esforço de um modo comum.
• Marque um horário para começar e terminar em grupo. Cumpra-o.
• Uma vez reunidos no horário combinado, os elementos do grupo devem começar o trabalho sem maiores rodeios, definindo-se as tarefas, etapas e procedimentos.
• Cada um estuda partes diferentes de um assunto e traz para serem discutidas através de um relatório.

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