segunda-feira, 18 de julho de 2011

Debate: Como avaliar as escolas?

    Em 2011, serão realizadas pelo MEC duas avaliações oficiais: Prova Brasil e Saeb. 
  Elas foram criadas com a proposta de examinar os problemas associados à baixa qualidade da aprendizagem nas escolas e, a partir desse exame, definir prioridades para melhorá-las. 
    Mas esses modelos podem ser considerados os ideais para avaliar as escolas?
    E quais são os efeitos da política de avaliação nas instituições de ensino? 

Conheça melhor a polêmica
   O nosso debate tratará de um assunto que se articula com ações no âmbito da escola: a Avaliação. 
   De acordo com Luckesi, “a avaliação é a ação de valorar a qualidade do objeto avaliado implicando uma tomada de decisão a respeito do mesmo para aceitá-lo ou para transformá-lo” (LUCKESI, 2008, p. 33). Assim, ela só tem sentido se possibilitar tomadas de decisões que melhorem os resultados estudantis. Certo? 
  No caso da escola, portanto, o ato de avaliar deve ter como finalidade a busca pela qualidade do ensino, ou seja, o avaliador deve ter como princípio o interesse em que todos os alunos apresentem desempenho satisfatório na série/no ano que estudaram. 
   Tomando como referência o conceito de avaliação de Luckesi, do papel que ela deve ter e do que acontece na prática, qual é a sua opinião sobre o modelo de avaliação adotado em nosso país? 
    Ele realmente é um instrumento de melhoria aos problemas da educação?

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