sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cartilha brasileira contra o trabalho infantil

Cartilha brasileira contra o trabalho infantil será distribuída em 183 países
cartilha-1
    O esforço da cidadania brasileira começa a servir de exemplo para outras iniciativas fora do país. Estamos falando da cartilha “Saiba tudo sobre o trabalho infantil”, criada pela Superintendência Regional do Trabalho e do Emprego do Estado do Paraná no ano passado.
    Pois na sexta-feira passada, dia 12, em todo o mundo foi comemorado o Dia Mundial contra o Trabalho Escravo. E em Genebra, os 183 países membros da Organização Internacional do Trabalho (OIT) receberam cópias da cartilha, devidamente traduzidas para o inglês e o espanhol.
   A idéia da cartilha é esclarecer os cidadãos para as diferentes formas de trabalho infantil e quais as suas conseqüências para as crianças e a sociedade como um todo. Nela, ficamos sabendo que, no Brasil, o trabalho é proibido até os dezesseis anos de idade, para que a criança e o adolescente permaneçam onde têm de estar: na escola! .
    A única possibilidade é o trabalho como aprendiz a partir dos catorze anos, mas desde que não atrapalhe os estudos regulares. Entre 16 e 18 anos, podem trabalhar mas com restrições: o trabalho não pode ser noturno, perigoso, insalubre, penoso, realizado em locais prejudiciais à sua formação e ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social, nem realizado em horários e locais que não permitam a freqüência à escola. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário