sábado, 2 de julho de 2011

Boas práticas para assegurar o direito de aprender

    Como melhorar a qualidade da educação oferecida nas escolas? Que fatores são relevantes para garantir a aprendizagem dos alunos? Quais as estratégias adotadas pelos municípios que conseguiram bons avanços no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)? Para tentar responder a questões como essas e identificar o que pode ser feito para assegurar a toda criança o direito de aprender, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em conjunto com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), realizou nos últimos anos uma série de pesquisas pelo país, ouvindo escolas e buscando entender os diferenciais de cada uma.
  Os resultados desses estudos estão compilados em três importantes publicações, que podem ser consideradas hoje ferramentas úteis de consulta para todos que trabalham e se interessam pelo tema Educação. A elaboração desses trabalhos teve o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
   Para facilitar a leitura dessas informações, o Blog Educação indica abaixo o link de acesso das versões digitais disponíveis na internet. Confira:
Aprova-Brasil-1
Aprova Brasil: O Direito de Aprender
Boas práticas em escola públicas avaliadas pela Prova Brasil
Publicação lançada em 2006 expõe a pesquisa que identificou em 33 escolas participantes da Prova Brasil aspectos relacionados à gestão, à organização e ao funcionamento que poderiam ter contribuído para a melhor aprendizagem dos alunos.
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Aprova-Brasil-2
Aprova Brasil: O Direito de Aprender
Boas práticas em escola públicas avaliadas pela Prova Brasil
2ª edição / 2007
Versão atualizada
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Redes-de-aprendizagem
Redes de Aprendizagem – Boas Práticas de Municípios Que Garantem o Direito de Aprender
Concluído em 2008, expõe o estudo que buscou apontar os motivos de sucesso de 37 redes municipais selecionadas a partir do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do contexto socioeconômico dos alunos e de suas famílias.
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Caminhos-do-Direito-de-Aprender
Caminhos do Direito de Aprender – Boas práticas de 26 municípios que melhoraram a qualidade da educação

Estudo analisa os caminhos percorridos em busca de educação de qualidade por 26 municípios visitados (um de cada estado).
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Por Cleide Quinália Escribano / Blog Educação

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