Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.
(Bill Gates)
Como educadora, muitas vezes me deparo com crianças que têm dificuldades advindas da falta do hábito da leitura. Alguns alunos têm dificuldades em entender textos, dificuldades na produção de textos, escrita com muitos erros ortográficos e até mesmo interpretar problemas matemáticos.
Os pais são as pessoas que mais influenciam na educação de seus filhos. Um dos seus (muitos) papeis é ajudá-los a aprenderem e a gostarem de ler.
Aqui estão algumas sugestões sobre como você pode ajudar a tornar a leitura uma experiência positiva, desde cedo na vida de seu filho.
1. Escolha uma hora bem calma e um livro adequado
Sabemos que o mercado nos oferece uma grande quantidade de livros os quais chamam atenção das crianças pela cor e por seus personagens. Ajude seu filho a escolher essa leitura com cuidado, pois existem livros cujos assuntos são inadequados ao bom desenvolvimento do caráter da criança.
2. Faça da leitura um prazer
A leitura precisa ser algo prazeroso. Sente com seu filho. Tente não fazer pressão se ele ou ela estiverem indispostos. Se a criança perder interesse, faça algo diferente. O tempo de leitura varia de acordo com a maturidade da criança, quanto maior for a idade da criança, mais tempo ela conseguirá se concentrar na leitura.
3. Mantenha o ritmo
Se ele pronunciar uma palavra errada, não interrompa imediatamente. Ao invés disso, dê a oportunidade para auto-correção. É melhor ensinar algumas palavras desconhecidas para manter o fluxo e o entendimento da frase do que insistir em fazê-lo pronunciar o som exato das letras.
4. Seja positivo
Se a criança diz algo quase certo no início de uma frase, tudo bem. Não diga "Não, está errado", mas sim "Vamos ler isso aqui juntos" e dê ênfase às palavras quando pronunciá-las. Aumente a confiança da criança com dizeres positivos a cada pequena melhoria que ela conseguir. "- Muito bom! Você aprende rápido!" "- Certo! Você é muito inteligente" etc.
5. Sucesso é a chave
Pais ansiosos para que seus filhos progridam podem, erroneamente, dar livros muito difíceis. Isso pode causar o efeito oposto ao que eles estão esperando. Lembre-se "Nada faz tanto sucesso quanto o sucesso". Até que seu filho tenha adquirido mais confiança, é melhor continuar com livros fáceis. Pressioná-lo com um livro com muitas palavras desconhecidas não vai ajudar, muito pelo contrário. Não haverá fluxo, o texto não vai ser entendido e provavelmente a criança vai se tornar relutante com a leitura. Então dê prioridade a livros de acordo com a faixa etária de seu filho.
6. Visite a Biblioteca
Encoraje seu filho a retirar livros na biblioteca da escola ou na biblioteca pública. Leve-o até lá e mostre, com calma, tudo que ele precisa.
7. Pratique regularmente
Os professores da escola têm um tempo limitado para ajudar individualmente a leitura dos alunos.
Tente ler com seu filho todos os dias da semana. Programe o "horário da leitura", nessas horas a TV ou o computador devem ser desligados (é muito difícil competir com jogos e desenhos animados). Se houver outras crianças em casa, esse horário pode ser o mesmo para todos. Mas lembre-se para se tornar hábito, deve ser todos os dias e no mesmo horário.
8. Converse com o pimpolho
Aproveite esses momentos para estar perto do seu filho, ele só será um bom leitor se você valorizar a leitura. Sempre converse com ele e faça comentários positivos. Assim a criança vê que você está interessado em seu progresso e que você valoriza a leitura.
9. Fale sobre os livros
Ser um bom leitor é muito mais do que simplesmente ler palavras corretamente. O mais importante é entender e refletir sobre o que está lendo. Sempre fale com seu filho sobre o livro, sobre as figuras, sobre as personagens, como ele acha que vai ser o final da história, sua parte favorita etc.
Assim você vai ver como está o entendimento dele e poderá ajudá-lo a desenvolver uma boa interpretação.
10. Varie sempre
Lembre que as crianças precisam experimentar vários materiais de leitura. Por exemplo, livros só de figuras, quadrinhos, revistas, poemas e até os jornais (mostre a ele a parte com palavras cruzadas e, claro, as tirinhas e charges).
Nenhum comentário:
Postar um comentário