Objetivo: 
Conhecer alguns fenômenos naturais (luminosos) claro/escuro e identificar conceitos matemáticos como tamanho (grande/pequeno) e distância (longe/perto). 
Recursos: 
Sala escurecida (a parede precisa ser de cor clara para projetar as sombras), lanternas e um objeto como bola, lata (exemplo: lata de achocolatado). 
Desenvolvimento: 
O professor deverá inicialmente conversar com a classe sobre conhecimentos prévios a respeito dos fenômenos luminosos, claro/escuro; dia/noite; luz acesa/luz apagada. Depois iniciar a atividade. 
Para esta atividade, organizar os alunos em duplas. 
Cada dupla deverá ter uma lanterna, uma lata e uma bola. 
Reunir a classe em uma sala escurecida. 
No primeiro momento, o professor deverá solicitar aos alunos que coloquem um dos objetos (lata ou bola) encostado na parede para projetar a sombra. 
         Durante a atividade orientá-los a cada etapa, direcionando-os para observação e investigação científica: 
1) Experimente projetar a sombra da bola ou lata usando a lanterna; 
2) Como poderemos modificar a forma da sombra?
3) Como poderemos aumentar a sombra do objeto? Como poderemos diminuir a sombra do objeto? Como é a sombra com a lanterna em cima do objeto? E assim por diante. 
Ao final, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem esta atividade por meio de desenhos ou texto. 

 
Gostei muito! Parabéns!!!! =)
ResponderExcluir