Projeto: Papa-pilha
Vivemos a era do consumismo tecnológico, que nos favorece e facilita a rotina diária, porém, por outro lado, prejudica o nosso planeta. Isto acontece quando trocamos tão repentinamente os aparelhos eletrônicos, bem como telefone celular, CDs e DVD, controles remotos, pilhas, etc. e muitas vezes sem perceber guardaram estes objetos, o que gera um acúmulo de “lixo” sem utilização, tornando nocivo ao homem e ao meio ambiente. O objetivo da escola é alertar saídas para solucionar e amenizar esta situação.
Estratégias: Planejar aulas através de pesquisas sobre objetos nocivos à saúde do homem e do meio ambiente e os prejuízos que podem acarretar.
Recursos: Organização de entrevista com engenheiros eletrônicos e ONGs responsáveis pela preservação do meio ambiente.
Desenvolvimento: O professor deverá organizar com a classe estudos e pesquisas sobre objetos eletrônicos e locais apropriados na escola para serem depósitos de aparelhos sem uso e danificados.
Material necessário: Garrafas pets, cartolina branca, vermelha, preta, cola quente e tesoura.
1. O professor deverá dividir a classe em grupos.
2. Confeccionar com eles, em garrafas pets, depósitos para guardar objetos em desuso.
3. Em seguida, fazer contato com empresas e ONGs que coletam este tipo de objeto.
4. Os alunos deverão divulgar através de cartazes expostos na escola, faixas e comunicados no site a respeito do trabalho a ser desenvolvido. Ressaltar que a escola estará de portas abertas à comunidade para também depositarem nas urnas os objetos em desuso.
5. Cada grupo deverá decidir em que local deverá ficar o depósito e ser responsável em passar no local, uma vez por semana, para recolher os materiais. Deverão escolher um nome para o seu depósito.
6. Mensalmente deverão realizar a separação e entregar em local apropriado.
Modelo do Papa-pilha
Modo de confeccionar:
Garrafa pet vazia e limpa. Recortar uma boca de maneira que possa passar uma pilha, celular, baterias, carregadores. Em seguida, com cartolinas, recortar uma boca, olhos e colar na garrafa.
Elaborado pela professora Regina Mara Conrado
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