sábado, 4 de junho de 2011

Material Didático Gratuito

Au    Bom, o pessoal sempre me procura e pergunta se eu conheço algum lugar onde tenha algum material gratuito de ciências, para que possam aproveitar em aulas. Com isso, escrevi o artigo Material didático grátis, mas ele só de uma fonte (a Biblioteca Digital de Ciências). Por conta disso, cá estou eu, novamente, escrevendo mais um artigo, agora com outras fontes para auxiliar você a encontrar aquilo que precisa.
MICRO&GENE – Atividades de Ensino de Biologia: eu já trabalhei com o pessoal que criou esses materiais (inclusive participei da criação de umas imagens e a diagramação de alguns manuais) e posso dizer que o material é muito bom e, o melhor de tudo, é grátis!
Instituto de Biociências – USP – Materiais Didáticos diversos: quando eu ainda trabalhava lá, o pessoal ainda estava começando a colocar um material lá. Eu indico o “A Botânica no cotidiano”, já que é voltado para a capacitação de professores, mas tem outros materiais bem legais, lá! Tem que dar uma olhada em tudo…
Botânica Online: Acabei de achar… ainda não dei uma olhada aprofundada, mas pelo que eu vi, tem alguns materiais para alunos do Ensino Médio e, convenhamos, quem tem que dar aula de botânica, na maioria das vezes, faz cara feia! Então, se tiver um material de apoio, os alunos agradecem!
Portal do Ensino de Ciências: pelo que eu entendi, tem algumas subdivisões. Mas para facilitar a vida de todos, vou colocar aqui os links separados. São eles:
Ludoteca: tem algumas simulações em flash que vai deixar os professores de Física muito felizes! Além disso, tem várias atividades propostas. Vale a pena olhar tudo, com calma.
ABC na Educação Científica Mão na Massa: o site é meio esquisito, com alguns links aparentemente redundantes, outros em branco, mas tem algumas coisas legais. Um pouco confuso, mas com algumas coisas interessantes. No espaço do professor, tem a parte dos Módulos e Atividades, um bom lugar para começar.
Arte e Literatura no Ensino de Ciências – Aliens na Ciência: não vou negar que pensei automaticamente nos caras do The Big Bang Theory, mas a ideia* é muito legal! Juntar literatura (ficção científica) e ciências. Acredito que muitas atividades muito legais possam sair dessa união.
Science Museum: depois que me mudei para Londres, comecei a frequentar bastante o Museu de Ciências. É um museu muito legal, cheio de atrações grátis, voltadas para chamar a atenção das crianças (e, por consequência, dos adultos que nunca deixam de ser crianças hehehe). O material está, obviamente, em inglês, mas é muito bom! E eles estão sempre disponibilizando novas atividades lá. Vale a pena se inscrever no newsletter para receber novidades de lá!
Natural History Museum: da mesma forma, o Museu de História Natural daqui é espetacular! E, como não poderia deixar de ser, também disponibiliza material didático para os professores interessados. Já indico, logo de cara, a atividade: A Day in the Life of a Scientist.
GEPEQ – Grupo de Pesquisa em Educação Química: conheço algumas pessoas do grupo e sei que o material produzido por eles (e disponibilizado) é muito bom! Valeu a pena dar uma fuçada em tudo por lá. Só não gosto do site, com aquela fonte Comic Sans terrível!!!
    Bom, assim que eu for achando outros lugares, ou escrevo algum outro post ou atualizo esse daqui. Ah, se você souber de algum outro lugar e quiser compartilhar com todos que aqui visitam, deixe um comentário com o link e seus comentários!
UPDATE: esqueci de citar os sites do artigo Vídeos e animações de Ensino de Física que eu já tinha comentado antes!
Até mais!
* ainda não me acostumei com a ideia de escrever ideia sem acento por conta do acordo ortográfico da língua portuguesa, mas estou me esforçando…
Gledsley Müller, sou biólogo, mestre em Ensino de Ciências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário