Coleções do Ensino Municipal
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SME/DOT, 2006 O Projeto Toda Força ao 1º Ano do Ciclo I, é voltado para alunos e professores dessa série. O objetivo é fazer com que, ao final do primeiro ano letivo, nenhuma criança tenha dificuldade para ler e escrever. Alfabetizar todos os alunos até o final do 1º ano do Ciclo I é fundamental, dada a importância que esse período de escolaridade representa na vida dos alunos. Para isso, prevê a formação de coordenadores pedagógicos e professores, além da elaboração de materiais de orientação para professores, pais e alunos, convênios com instituições de ensino superior, e distribuição de materiais didáticos. Além disso, o projeto alocará um auxiliar de ensino (estudante de Pedagogia ou Letras), para ajudar o professor na alfabetização em sala de aula. ________________________________________________________________________________ |
SME/DOT, 2006 O Projeto Intensivo no Ciclo I, pretende criar classes especiais de recuperação, para zerar o número de alunos insuficientemente alfabetizados. Prevê a organização de salas de aulas do PIC nas escolas, com até 35 alunos retidos no 4º ano. O PIC - 3º ano é uma etapa de recuperação intensiva dos conteúdos curriculares fundamentais para os alunos que chegarem ao final do 2º ano do Ciclo I sem o suficiente avanço na alfabetização, com o principal propósito de não prorrogar a correção do fluxo para o final do Ciclo I. ____________________________________________________________________________ |
SME/DOT, 2007 Os Guias de Planejamento e Orientações Didáticas foram produzidos tomando-se como referência as expectativas de aprendizagem para o 3º e 4o ano do Ciclo I, são ferramentas que visam auxiliar a organização do trabalho diário com a comunicação oral, a leitura, a escrita e a matemática. Contém uma diversidade de propostas didáticas e orientações que, contribuirão para o planejamento do professor e da escola. O Guia de Estudo para Horário Coletivo de Trabalho pretende ser mais um instrumento para colaborar nas ações e dar suporte ao professor e ao coordenador pedagógico e melhorar a qualidade do ensino. É uma coletânea de 40 textos extraída de diferentes publicações, escritos por educadores e pesquisadores que conhecem profundamente o assunto que nos interessa: a aprendizagem da leitura e da escrita. ________________________________________________________________________________ |
SME/DOT, 2007 ________________________________________________________________________________ |
SME/DOT, 2007 Referenciais de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do Ensino Fundamental Os Referenciais de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no Ciclo II do Ensino Fundamental – Regular e EJA são documentos de trabalho que pretendem potencializar os recursos existentes na escola. O objetivo da coleção é contribuir para a reflexão e o debate da equipe pedagógica das Escolas, no tocante à responsabilidade de todas as áreas de conhecimento, na tarefa de ensinar a ler e escrever e dar subsídios para o planejamento das ações dos professores a partir da indicação daquilo que cada estudante precisa ser capaz de realizar, progressivamente, nos diferentes anos do Ciclo II do Ensino Fundamental, em relação ao domínio das habilidades de leitura e de escrita para gêneros de texto das esferas escolar, de divulgação científica, jornalística e literária. ________________________________________________________________________________ |
SME/DOT, 2010 A coleção de Cadernos de Orientações Didáticas para a Educação de Jovens e Adultos é mais um recurso didático que tem o objetivo de subsidiar o trabalho docente e contribuir para o desenvolvimento profissional do professor de EJA. É fruto de trabalho realizado com um grupo de professores da EJA que, ao longo do processo, participaram de encontros na Secretaria Municipal de Educação, onde puderam discutir, comentar e sugerir formas de apresentação dos tópicos abordados que pudessem contemplar seus anseios. ________________________________________________________________________________ |
SME/DOT, 2011 Os materiais de Recuperação de Língua Portuguesa foram organizados para favorecer a autonomia didática dos professores e apoiar suas ações com os alunos que ainda não construíram o seu conhecimento sobre o sistema de escrita alfabética. Consideramos que é função da escola e papel do professor a função de recuperar as aprendizagens dos alunos, planejar e propor boas situações de aprendizagens para que, realmente, todos os alunos possam se tornar usuários competentes da leitura e da escrita, e assim continuar estudando e aprendendo com sucesso. |
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