segunda-feira, 6 de junho de 2011

Laboratório de Ensino e Material Didátic - USP




SEQÜÊNCIA DIDÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA DITADURA MILITAR NO BRASIL: REPRESSÃO E RESISTÊNCIA.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

Seqüência Didática de Ensino de História
Ditadura Militar no Brasil: Repressão e
Resistência.
Orientador: 
Prof. Dr. Antonia Terra Calazans
Disciplina: 
FLH0421 - Ensino de História: Teoria e Prática

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO:“CINEMA E HISTÓRIA: O USO DE FILMES NAS AULAS DE HISTÓRIA”

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
Seqüência Didática de Ensino de História
Experiência do Estágio:
“Cinema e História: O uso de filmes nas aulas de
História”
Nome: Laís Alves Sanchez
Nº USP: 5974076
Professora: Antonia Terra Calazans
Ensino de História: Teoria e Prática
Seqüência Didática desenvolvida para a Disciplina de Ensino de História: Teoria e Prática, orientada pela professora Antonia Terra Calazans.
Tema:
• Absolutismo Monárquico
• Formação da América Inglesa
Orientador: 
Prof. Dr. Antonia Terra Calazans
Disciplina: 
FLH0421 - Ensino de História: Teoria e Prática

NACIONALISMO DE VARGAS E A POLÍTICA DA BOA VIZINHANÇA

Docente responsável: Antonia Terra
Aluno (a): Raphael Leon de Vasconcelos
 

Objetivos:
O objetivo dessa sequência é demonstrar de uma forma dinâmica, divertida e , ao mesmo tempo, crítica sobre o nacionalismo e sua função durante a ditadura Vargas. Um nacionalismo que não foi só demonstrado dentro do país, mas também para o exterior construindo uma imagem que perdura até os dias atuais.
Orientador: 
Prof. Dr. Antonia Terra Calazans
Disciplina: 
FLH0421 - Ensino de História: Teoria e Prática

TRABALHO COMPARATIVO ENTRE HISTÓRIA, FUTEBOL E VIOLÊNCIA.

Aluno (a): Bruno Pereira Silva Cunha
Disciplina USP: Ensino de História: Teoria e Prática - 2008
Docente responsável: Professor : Maurício Cardoso
 

INTRODUÇÃO :
Este Plano de Aulas tem por finalidade abordar a análise do futebol, não somente como um aspecto lúdico, mas como objeto de estudo na disciplina de História a partir de materiais iconográficos, fonográficos, textuais e com o envolvimento de mídias. Este Plano tem a duração de três (03) aulas e insere-se em um planejamento de Ensino de História para alunos do Ensino Médio.
Orientador: 
Prof. Dr. Antonia Terra Calazans
Disciplina: 
FLH0421 - Ensino de História: Teoria e Prática

SEQÜÊNCIA DE AULAS - HISTÓRIA E FUTEBOL E DO FUTEBOL

OBJETIVO: Estudar a história do futebol, compreendendo esse esporte em seu contexto social e desconstruir a idéia de Brasil “país do futebol”

  1. A análise da foto do time que fundou o Cruzeiro nas primeiras décadas do século XX: (todos de terno uns sentados outros em é, mas não na posição de foto tradicional para times de futebol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário