quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Seu Filho na Educação Infantil

Queridos Pais,
Este texto foi elaborado com o objetivo de ajudá-lo a entender a vida na Educação Infantil e levá-los a sentir a confiança que decorre da familiaridade com o tipo de trabalho que seu filho irá realizar.
Conhecendo bem tudo isso, vocês estarão mais capacitados a ajudá-lo, não só a adaptar-se melhor à escola, como também a transpor todas as fases de desenvolvimento com serenidade e alegria.

O que é a Educação Infantil
A Educação Infantil é a primeira fase da vida escolar de seu filho. Durante esse período, ele vai conviver com outras crianças e adultos, adquirindo hábitos e vivendo experiências que o ajudarão, preparando-os para aprendizagem sistemática.
Aprenderá a conviver em grupo, enriquecendo-se com essa convivência. Aprenderá também a seguir regras simples, a partilhar objetos de uso comum e a contar suas experiências diante dos coleguinhas.
Desenvolverá seu potencial físico, intelectual, emocional, social e criativo.
Vai acostumar-se a manusear livros e cadernos com cuidado e carinho.
A Educação Infantil é um lugar onde a criança não vai apenas brincar, também, será preparada gradativamente de maneira agradável para a leitura e escrita.
A criança aprenderá a encarar com seriedade e responsabilidade “trabalho” na  escola, sem que este perca seu lado lúdico.

O dia na Educação Infantil
As atividades diárias são planejadas de acordo com a faixa etária.
Basicamente, o tempo é dividido de forma que a criança possa trabalhar, desenvolvendo os aspectos cognitivos e motores, e ainda haja tempo para o desenvolvimento do aspecto lúdico, desenvolvido na brinquedoteca, no parque e através das aulas.
Tudo é planejado de forma que nenhum aspecto seja por demais trabalhado em detrimento de outros.

O trabalho e o brinquedo
As mãos e os braços são usados cada vez melhor a medida que vão modelando, pintando com os dedos, recortando, desenhando, fazendo exercícios de motricidade e colando. Você poderá avaliar o progresso de seu filho, observando seus primeiros trabalhos e comparando-os com os últimos. Nunca porém, compare seus trabalhos com os de outra criança. Lembre-se que cada um é diferente e original.
Os trabalhos artísticos são a  expressão de seus sentimentos, tendências e experiências, proporcionais ao nível de sua capacidade física e mental.
No pátio de recreio, as crianças serão orientadas a comunicar-se à vontade, respeitando, é claro, a vez do outro.
Na sala de aula, essa comunicação será mais controlada a fim de assegurarmos um ambiente calmo para a realização das atividades dirigidas pelos professores.
É no parque que oferecemos às crianças várias experiências, tais como: compartilhar o brinquedo, esperar cada um a sua vez e tomar cuidado para não se ferir.

O repouso
Para as crianças menores, se percebemos a necessidade de repouso, existem colchonetes para serem refeitas as energias gastas com o trabalho e brincadeiras.

Hora do Lanche
Ao comerem juntas, e sob orientação, as crianças adquirem bons hábitos de alimentação maneiras e ainda aprendem o valor dos alimentos necessários a uma boa saúde.

Hora da história
É sempre um ponto alto nas atividades da Educação Infantil.
As histórias são ouvidas, dramatizadas e reproduzidas pelas crianças, através delas serão trabalhadas também a noção de sequencia e a criatividade é incentivada.

Adaptação na Educação Infantil
Quando você traz seu filho para a escola, vai entregá-lo a uma professora que conhece e entende bem as crianças. Além disso, existe a orientação educacional do Colégio, que preocupa-se fundamentalmente com a adaptação das crianças.
Essa adaptação consiste numa conversa com o grupo de crianças, num passeio pelas dependências do Colégio, para que assim, elas percebam que a mudança de ambiente é prazerosa.
Caso a criança apresente dificuldade na adaptação, a mãe poderá permanecer no Colégio, num local combinado com a professora, para que dessa forma, se consiga uma comunicação mais rápida da orientadora, no relato do estado da criança.

Hora da informática
A finalidade dessa aula, ministrada pela professora Denise, é o desenvolvimento e aperfeiçoamento da coordenação motora, discriminação das formas, cores, desenvolvimento da capacidade de desenhar, pintar, montar quebra-cabeças, etc.

Ajudando seu filho a viver bem na escola
A melhor maneira de ajudá-lo, é dando-lhe amor e a sensação de confiança. A primeira pessoa que tem que acreditar na escola é você, a fim de que ele perceba que está num local seguro e de sua confiança.
O interesse demonstrado pelo relato das atividades diárias, a real apreciação do esforço da criança nas diversas áreas, são meios eficientes para ajudarem-na a gostar da escola.
Não deixe de comparecer a todas as reuniões de pais e festividades realizadas na escola. Pais e professores precisam trabalhar juntos para que haja eficácia no trabalho com a criança.
Em casa, ensine seu filho a guardar seus brinquedos e roupas, ouvir com atenção, esperar com paciência para ser atendido, obedecer e saber reconhecer o direito dos outros.

Assiduidade
A criança não deverá faltar, a não ser que esteja doente, caso isso aconteça, a professora deverá ser avisada. Ajude a criança a ser pontual.
Procure se informar corretamente com a professora, para saber o horário que a criança deverá estar na escola e o horário em que deve ser retirada.
Qualquer alteração quanto à pessoa que deverá apanhar a criança, deve ser comunicada com antecedência.

Esclarecimentos
A professora conhece bem a criança, suas dificuldades, problemas, possibilidades e limitações. Ela está apta a analisar e esclarecer todas as dúvidas dos pais e deverá ser procurada sempre que necessário.
Combine com a professora através da agenda, o dia em que ela poderá fazer o atendimento para o esclarecimento de alguma dúvida.
Compareça sempre que for solicitada para entrevista com a professora ou orientadora educacional.

Seis recadinhos da criança ao papai e a mamãe
1. Preciso de vocês na hora da saída, poderei assustar-me e chorar, se não vierem na hora certa;
2. Perguntem diariamente o que fiz na escola, mostrem interesse por minha vida escolar;
3. Não desanimem se eu não conseguir realizar alguma atividade, preciso de estímulo para sentir-me seguro e desenvolver meu potencial;
4. Não comentem meus problemas na minha frente, tentem resolve-los com pessoas habilitadas, sem que eu saiba que há algo errado comigo, isso não me ajudará em nada;
5. Não joguem fora meus trabalhos na minha frente, eles são muitos importantes para mim;
6. Falem sempre com carinho de minha escola e da minha professora. Quero sentir que a escola é um bom lugar para sentir-me seguro e feliz; e isso depende um pouco de vocês.

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