terça-feira, 7 de agosto de 2012

Textos e Apostilas

Biologia
Aumentando a Produção de Leite
Telecurso 2 º grau - Volume 1 - Aula 21
Lembra-se daquela vaquinha holandesa que eu vendi pro Ariovaldo? Aqui no sítio ela dava pouco mais de três litros de leite por dia. Diz que agora tá dando quase oito! Dá pra acreditar? Será que é possível o mesmo animal ter uma produção pequena de...
História do Brasil
Anos 20, Anos de Crise
Telecurso 1 º grau - Volume 3 - Aula 24
A partir da década de 1920, muita coisa começou a mudar na República do Brasil. A marginalização política da maioria da população, característica da República Oligárquica, era cada vez mais questionada. Era cada vez mais difícil ignorar os novos ator...
Matemática
Calculando áreas
Telecurso 1 º grau - Volume 3 - Aula 53
O que é área de uma superfície?Medir uma superfície é compará-la com outra, tomada como unidade.O resultado da comparação é um número positivo, ao qual chamamos de área.Como não existe instrumento para medir a área de uma superfície, comparamossua ár...
Matemática
A área do Círculo
Telecurso 1 º grau - Volume 3 - Aula 57
Em uma competição de ciclismo, foi decidido que as rodas das bicicletas seriam pintadas com a cor da camisa de cada competidor.A pintura foi feita como na figura acima:. Em uma competição de ciclismo, foi decidido que as rodas das bicicletas seriam p...
Português
“Data Venia”
Telecurso 2 º grau - Volume 2 - Aula 28
Jorge começava a se impacientar, neste seu dia de folga semanal, com a demora do advogado. Segundo a secretária, fazia quarenta minutos que o doutor havia saído do fórum em direção ao escritório. Esquecendo um pouco o seu problema, Jorge apenas lê, r...
Chernobyl 1986-1996
Sônia Salém
Texto sobre o acidente da usina nuclear de Chernobyl que desenvolve toda a problemática envolvida no uso de usinas nucelares. Discute os princípios físicos da radiotividade e seus efeitos no ser humano e no meio ambiente, o funcionamento de uma usina...
Diretrizes Para a Formulação de Políticas Públicas em Mudanças Climáticas no Brasil.
Rede Brasileira de Organizações Não-Governamentais e Movimentos Sociais em Mudanças Climáticas
Publicação propõe diretrizes para políticas em mudanças climáticasFoi lançada pelo Observatório do Clima (Rede Brasileira de Organizações Não-Governamentais e Movimentos Sociais em Mudanças Climáticas) e o Centro de estudos em Sustentabilidade da EAE...
...0 n 0000016315 00000 n 0000016339 00000 n 0000018539 00000 n 0000018563 00000 n 0000020833 00000 n 0000020857 00000 n 0000023027 00000 n 0000023248 00000 n 0000023469 00000 n 0000023896 00000 n 0000024370 00000 n 0000024758 00000 n 00...
A elaboração destes Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Ensino Médio percorreu um longo caminho, desde 1996, quando se iniciaram os estudos e a discussão de documentos preliminares que embasaram as ...
Este documento tem como finalidade delimitar a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, dentro da proposta para o Ensino Médio, cuja diretriz está registrada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e no Parecer do Conselh...
Arte
Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Fundamental
...se novo marco curricular a reivindicação de se designar a área por Arte (e não mais por Educação Artística) e de incluí-la na estrutura curricular como área com conteúdos próprios ligados à cultura artística, e não apenas como atividade. Teoria ...
Língua Portuguesa
Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Fundamental
...scurso científico). Ele os ultrapassa e transgride para constituir outra mediação de sentidos entre o sujeito e o mundo, entre a imagem e o objeto, mediação que autoriza a ficção e a reinterpretação do mundo atual e dos mundos possíveis. Pensar s...
Matemática
Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Fundamental
...e consumir, encobre as reais questões das desigualdades de acesso ao trabalho, aos bens de consumo e aos serviços. A compreensão da noção de renda per capita, assim como a comparação entre os percentuais que indicam a distribuição de salários pel...
Ciências Humanas e suas tecnologias
Orientações Curriculares Para o Ensino Médio - Ensino Médio
...as, problemas e sistemas filosóficos; b) servir-se do legado das tradições filosóficas para dialogar com as ciências e as artes, e refletir sobre a realidade; c) transmitir o legado da tradição e o gosto pelo pensamento inovador, crítico e indepe...
...amplo, qual seja, o das representações e construções da cultura ­ entendida aqui como sendo todas as formas de manifestação simbólica e de comunicação (como a escrita, as artes, e, em termos mais recentes, os meios de comunicação de massa, como o...
A partir de agora, você vai começar a estudar a Biologia a partir daquiloque você já sabe, mas numa abordagem de perguntas e respostas. Este fascículosobre Biologia Celular vai tratar resumidamente dos conceitos e processosfundamentais que ocorrem na...
Biologia
Botânica
Você já se deu conta de quanto a Botânica faz parte de seu cotidiano? Sejapelas folhas de papel em que esse texto está escrito, ou mesmo no arroz efeijão de cada dia, a nossa relação com os vegetais é bastante antiga. Mesmoantes de os humanos se ente...
Biologia
Zoologia
O objetivo deste fascículo é de que você aprenda a pensar sobre a zoologia,ao invés de decorá-la. Em geral, temos um bom conhecimento acumuladosobre os animais, mas não estamos acostumados a fazer conexões entre oque sabemos e o que observamos. Refle...
Neste módulo inicial, apresentaremos uma série de textos de diferentestipos e fontes com o objetivo de apresentar a você algumas estratégias fundamentaisutilizadas em um processo de leitura em língua estrangeira (e de línguamaterna, inclusive).Acredi...
Língua Portuguesa
O Texto e Sua Articulação
Neste módulo, serão discutidas questões relativas à articulação do texto.Trataremos das estratégias lingüísticas para a construção do sentido textual,dos recursos expressivos, da citação, dos níveis de significação do texto e daintertextualidade.Em c...
Para se entender o surgimento da Ilha da Trindade e do Arquipélago de Martin Vaz no meio do Atlântico Sul ocidental, é necessário entender o movimento das placas tectônicas que formam a superfície terrestre. A crosta do planeta Terra é formada por vá...
Ao longo da história, o desenvolvimento da ciência e a rápida evolução tecnológica vêm possibilitando desvendar os mistérios dos oceanos, descobrir sua incrível diversidade biológica, seu imenso potencial biotecnológico e seus vastos recursos minerai...
Matemática: Números e Mágicas
Volume 2 Capítulo(s) 2
A seguir temos o relato de uma experiência realizada com alunos da 7a série trabalhando a noção de proporção e apresentando as dúvidas, interpretações e modos de resolver que ocorreram aos alunos envolvidos. A proporcionalidade é um dos conceitos mat...
Matemática: Funções
Volume 3 Capítulo(s) 2
Ao ensinar álgebra, tento apresentar a matéria como relevante e útil, mas não creio que seja necessário manter sempre as considerações de “relevância” ligadas ao mundo real. A maioria dos meus alunos continuará estudando Matemática e tento ensinar-lh...
Química: Química: Explorando o Ensino
Volume 5 Capítulo(s) único
A Química é uma forma de pensar e falar sobre o mundo, que pode ajudar o cidadão a participar da sociedade industrializada e globalizada, na qual a ciência e a tecnologia desempenham um papel cada vez mais importante. O ensino da Química na escola mé...
A maior parte da energia elétrica utilizada no Brasil provém de usinas hidroelétricas. Nessas usinas a água é represada por meio de barragens, que têm a finalidade de proporcionar um desnível de água capaz de movimentar enormes turbinas. As turbinas ...
Manobrar um carro para colocá-lo em uma vaga no estacionamento ou aterrisar um avião são tarefas onde o controle dos movimentos é fundamental. Para que esse controle possa ser realizado, vários elementos são projetados, desevolvidos e incorporados ao...
Uma vela tem várias utilidades, uma delas é a de pagar promessas, outra, para diminuir o atrito entre o serrote e a madeira e, uma outra, ainda é estar a nossa disposição, junto com uma caixa de fósforo, quando ocorre um blackout. A chama da vela, co...
Por que, quando olhamos para um espelho, para uma superfície tranqüila de água, para um metal polido ou nos olhos da(o) amada(o), vemos nossa imagem refletida e, quando olhamos para outras coisas, vemos essas coisas e não a nossa imagem? Quando a sup...
É uma pena não poder mostrar para os outros certas cenas que nossa memória registra. A gente pode contar, mas não é a mesma coisa. Desde tempos remotos, o ser humano sempre desejou deixar gravadas cenas de coisas que lhe são importantes. Figuras de a...
Eletricidade
Campo Elétrico
Capítulo 02
Em princípios do século XIX o estudo da eletricidade já ganhara grande importância. Uma série de descobertas novas e a perspectiva de utilização prática dos fenômenos elétricos aumentavam grandemente o interesse pelo seu estudo.
Eletricidade
Resistência e Resistividade
Capítulo 06
Neste capítulo você realizará experiências para chegar a uma simples lei da Física que relaciona as dimensões e o material de fios condutores com suas resistências elétricas.. Neste capítulo você realizará experiências para chegar a uma simples lei d...
Eletromagnetismo
Aplicações do Eletromagnetismo
Capítulo 06
Como você já sabe, um fio percorrido por uma corrente elétrica, colocado numa região em que há um campo magnético, fica sujeito à ação de forças. Quando o fenômeno foi descoberto, pensou-se logo em aproveitar essas forças para produzir trabalho.
Mecânica
Energia e Trabalho
Capítulo 10
Trabalho: medida de energia transferida. Energia cinética. Relação entre trabalho e energia cinética. Energia cinética e velocidade na calha. Trabalho de força não paralela ao deslocamento. Cálculo do trabalho quando a força não é constante. Oceano: ...
Mecânica
Movimento Uniforme
Capítulo 4
Medida da velocidade. A velocidade varia em AB? Uma fotografia estroboscópica, O espaço em função do tempo. Grandezas diretamente proporcionais.. Medida da velocidade. A velocidade varia em AB? Uma fotografia estroboscópica, O espaço em função do te...
Parte II - Óptica e Ondas
Lentes e Instrumentos ópticos
Capítulo 14
Os instrumentos ópticos – câmaras fotográficas, projetores, telescópios, e microscópios – são usualmente feitos com lentes, isto é, com peças de materiais refringentes, que convergem ou divergem a luz, de acordo com o nosso objetivo. Existe toda uma ...
Parte III - Mecânica
A Gravitação Universal e o Sistema Solar
Capítulo 22
Poucas pessoas não reconhecem no céu, à noite, o Cruzeiro do Sul. O fato mais notável que podemos observar nos céus é que as constelações, grupos de estrelas como o Cruzeiro do Sul, nunca mudam de forma. Elas se movem como se estivessem coladas no in...
Parte III - Mecânica
Energia Potencial
Capítulo 25
No último capítulo focalizamos nossa atenção na transferência de energia cinética de um corpo móvel para outro. Constatamos que, nas colisões completas, a energia cinética perdida por um corpo deve igualar a energia cinética ganha pelo outro, desde q...
Parte IV - Eletricidade e Estrutura Atômica
Alguns Fatos Qualitativos Sobre a Eletricidade
Capítulo 27
Na Parte III aprendemos que todo corpo material atrai outro corpo material com uma força conhecida como força gravitacional. Esta força só tem consequências práticas quando um dos corpos tem massa muito grande, como um planeta, por exemplo. Entretant...
Parte IV - Eletricidade e Estrutura Atômica
Indução e Ondas Eletromagnéticas
Capítulo
Revendo os capítulos anteriores, você constatará que tratamos, até aqui, de campos elétricos produzidos por cargas em repouso e de campos magnéticos produzidos por correntes constantes. Tais campos são invariáveis com o tempo. Devemos ainda voltar às...
As Ferramentas do Astrônomo O que medimos, como medimos e o que aprendemos
Roberto Cid Fernandes Jr., Antônio Kanaan, Jean Michel S. de M. Gomes (UFSC)
Durante muito tempo a Astronomia se ocupou primariamente da medida da posição dos astros e da compreensão de seus movimentos. Este tipo de trabalho desempenhou um papel importante na história da humanidade, propiciando o desenvolvimento de ferramenta...
As Maiores Estruturas do Universo Fundamentos de Astronomia – Cap. 18
Claúdia Mendes de Oliveira, Vera Jatenco-Pereira (IAG/USP)
O Universo apresenta estruturas em todas as escalas: partículas sub-atômicas formam núcleos que formam átomos que formam planetas e estrelas. Estas formam aglomerados de estrelas e galáxias, que por sua vez formam aglomerados de galáxias, super-aglom...
Originalmente publicado no CDROM do Curso de Extensão Universitária oferecido pelo Departamento de Astronomia do IAG/USP em 2004.Em caso de dúvida, favor contactar-nos por e-mail (ceu@astro.iag.usp.br)
Radiação Eletromagnética Fundamentos da Astronomia - Capítulo 4
Jane Gregorio-Hetem, Vera Jatenco-Pereira (IAG/USP)
A luz emitida pelos objetos astronômicos é o elemento chave para o entendimento da Astrofísica. Informações a respeito da temperatura, composição química, e movimento de tais objetos são obtidas a partir do estudo e interpretação da radiação por eles...
Telescópios Fundamentos de Astronomia – Cap. 6
Jane Gregorio-Hetem, Vera Jatenco-Pereira (IAG/USP)
As observações dentro das faixas de comprimento de ondas ópticas e rádio são as mais aplicadas no uso de instrumentos astronômicos fixos à superfície da Terra. Isso porque, é principalmente nessas bandas que a atmosfera terrestre é transparente. A mí...
Seguiremos neste capítulo o desenvolvimento de um importante exemplo de investigação básica: o estudo dos corpos em queda livre feito por Galileu. Embora o problema físico da queda livre seja por si só interessante, o nosso estudo será orientado para...
Neste capítulo trataremos em primeiro lugar das cargas elétricas e das forças que se estabelecem entre elas. Esta análise será breve porque a melhor maneira de aprender este assunto não é lendo mas fazendo experiências no laboratório. Em seguida most...
Pode facilmente demonstrar qual o comportamento de um feixe luminoso que passa de um meio material transparente para outro. Precisa apenas de um recipiente de plástico semicircular, de uma lente, de uma pequena fonte luminosa e de tubo de cartão. A f...
Por volta de 1840, vários cientistas chegaram à conclusão de que o calor não é uma substância mas uma forma de energia que pode ser convertida em outras formas. [...] Neste capítulo, ver-se-á que, em larga escala, esta idéia é correta, constituindo a...
Vamos dar início a uma volta em que veremos partículas elementares em ação quando se movem numa câmara de bolhas de hidrogênio líquido. Algumas delas são feixes de partículas; outras são produto de colisão entre feixes de partículas e partículas em r...
Este trabalho tem como objetivo desenvolver atividades práticas relacionadas com termos específicos das ciências, para estudantes do Ensino Fundamental. procura-se, através da oralidade, da escrita e do manuseio de várias experiências, dicutir com os...
O projeto ABC na Educação Científica – “Mão na Massa” ABCEC-MnM aborda de forma diferenciada o Ensino de Ciências, no Ciclo I (crianças de 7 a 10 anos), por meio de uma metodologia investigativa e indagadora, em que o aluno deixa de...
Após uma apresentação dos textos de orientação pedagógica que fazem parte desta introdução, esta obra propõe sete módulos pedagógicos. Distribuídos entre as faixas etárias e dentro da temática coberta pelo programa, esses módulos apresentam exemplos ...
“ABC na Educação Científica – Mão na Massa” introduz o Ensino de Ciências de forma sistemática no Ensino Fundamental – Ciclo I (crianças de 7 a 10 anos), capacitando professores para trabalhar ciências em sala de aula com ênfa...
Sólido como uma rocha! Quem já não ouviu esta frase algum dia, normalmente referindo-se a algo imutável, definitivo? Exceto por algum fator como desmoronamentos ou interferências externas, parece que rochas sempre estiveram onde estão no momento em q...

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