sábado, 3 de setembro de 2011

Projeto Seminário


Em geral, os seminários são mais comuns em aulas de História, Geografia, Ciências e Língua Portuguesa. Mas a técnica não tem restrições e pode ser utilizada em qualquer disciplina, conforme o planejamento do professor.
O seminário é instrumento que tem por objetivo permitir a um expositor que transmita informações a um público leigo sobre um determinado assunto pesquisado. Para que os ouvintes tirem proveito das informações, faz-se necessário que o expositor faça uso, com eficácia, da linguagem oral, assim como dos recursos materiais, caso sejam necessários na apresentação.
Por isso, quando se quer ensinar apresentação de seminário aos alunos, é fundamental que o trabalho seja planejado e organizado. Não se pode perder de vista que o objetivo principal da tarefa (transmitir, com eficácia, as informações) deve ser garantido.
A utilização do seminário de forma organizada e estruturada não só contribui para a aprendizagem dos ouvintes, como também para a aprendizagem daquele(s) que o apresenta(m). Este deverá pesquisar o tema abordado nas mais diversas fontes de informações; elaborar um esquema orientador da fala; utilizar os procedimentos lingüísticos discursivos característicos do gênero oral e, por fim, utilizar os recursos técnicos e materiais que, por ventura, sejam necessários na apresentação.

O QUE SE ESPERA DE UM SEMINÁRIO?

Ao final da atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de:

•Realizar pesquisas sobre temas definidos;

•Transmitir com eficácia as informações pesquisadas;

•Utilizar o registro formal;

•Elaborar um esquema orientador da fala;

•Reconhecer as marcas lingüísticas características do gênero seminário;

•Utilizar recursos técnicos.

QUE RECURSOS PODEM SER UTILIZADOS EM UM SEMINÁRIO?

Cartolina para confeccionar cartaz, lápis preto, lápis de cor, borracha, caneta hidrocor, apagador, papel, mimeógrafo, giz, lousa. Folha de transparência, caso a escola tenha retroprojetor ou slides produzidos em power point, caso a escola tenha computador e projetor. Xerox, vídeo cassete, fita de vídeo e filmadora também são ótimos recursos de auxílio ao desenvolvimento deste tipo de trabalho pedagógico.


COMO ORGANIZAR O AMBIENTE PARA UM SEMINÁRIO?

No momento da apresentação, organize a sala de aula de forma a facilitar o trabalho do grupo ou aluno que fará o seminário. Garanta que os ouvintes possam ver e ouvir o(s) apresentador(es). Círculo e semicírculo geralmente são disposições mais adequadas, principalmente se o debate estiver previsto na apresentação.

ENSINANDO A REALIZAR UM SEMINÁRIO

1º momento

Levante os conhecimentos prévios dos alunos com o objetivo de identificar o que eles sabem a respeito de como se organiza um seminário. Discuta com os alunos o que um seminário tem que ter, qual o papel dos participantes (expositor, platéia, professor) e o que não pode acontecer durante a apresentação. Depois disso, apresente aos alunos sua proposta de trabalho. Explique o objetivo do trabalho e organize os grupos, definindo quem serão os interlocutores, os temas, como devem realizar a pesquisa, o que se espera dos alunos, o tempo de duração da preparação, a data da apresentação e os passos da tarefa. Deixe claro também que a avaliação se dará durante e no final da atividade.

2º momento

Como modelo de apresentação de seminário, solicite, por exemplo, que um outro adulto (especialista) prepare uma aula sobre um determinado assunto que seja de interesse dos alunos. Ou prepare um seminário você mesmo, utilizando, se possível, os recursos materiais que gostaria que seus alunos utilizassem em suas futuras apresentações. Por exemplo, cartazes contendo gráficos, tabelas, mapas, ou ilustrações, a própria lousa, mapas (do mundo, das regiões, ...). Se a escola tiver filmadora, grave a apresentação do convidado, ou a sua própria, para fazer com os alunos a avaliação da postura dos apresentadores durante o seminário. Forneça o seguinte roteiro de observação aos alunos. Cada um, dentro do grupo, pode observar e registrar um aspecto diferente da apresentação.

ROTEIRO

Verifique como o apresentador:

•Abre a exposição. Que forma ele utilizou para entrar em contato com o público? Qual foi a saudação inicial?

•Introduz o tema e delimita o assunto dentro desse tema. Fique atento, nesse item, a expressões do tipo: O assunto de minha exposição será.... Abordarei nesta exposição alguns aspectos sobre...

•Desenvolve o tema. Veja se o apresentador é claro em sua maneira de falar, se as informações estão bem organizadas, se são coerentes e se têm uma progressão lógica.

•Finaliza a apresentação. Houve a retomada de forma sintética dos principais pontos da exposição? Observe expressões do tipo: Em resumo...; O que foi dito aqui foi... ; Para concluir...; Recapitulando, podemos dizer que...

•Lança, ao final, uma questão aos ouvintes, com o objetivo de desencadear uma discussão ou reflexão entre os participantes.

•Utiliza com eficácia os recursos materiais: cartazes, registro na lousa, equipamentos.

•Posiciona-se diante do público. Observe a direção do olhar, o tom de voz em cada situação. E um último aspecto, observe nas frases do apresentador algumas marcas lingüísticas como as expressões então; portanto; sobretudo; no momento; ao longo desta apresentação...; para finalizar... vamos observar...


3º momento

Retome com os alunos os itens da aula anterior com o objetivo de socializar as observações. Caso a apresentação tenha sido filmada, utilize o filme para análise.


4º momento

Solicite aos alunos que retomem, em classe, os resumos dos temas já pesquisados para preparar a apresentação. Acompanhe-os na elaboração do esquema orientador da fala, utilizando algumas palavras-chave. Ensine-os a preparar os cartazes, destacando a importância da disposição das imagens e das frases de síntese. Mostre aos alunos como preparar transparências ou utilizar recursos da Informática (solicitando apoio da equipe do Fabiano) se for o caso. Incentive-os a se prepararem para o seminário por meio da releitura do que já foi pesquisado.

5º momento

De acordo com o número de grupos, reserve mais ou menos tempo para as apresentações. Caso a escola tenha filmadora, combine com os alunos a filmagem dos seminários para facilitar a avaliação final, uma vez que esta poderá ser feita a partir da análise das imagens do vídeo.
A avaliação deve acontecer no processo e no final. Durante o desenvolvimento do seminário, valorize os aspectos positivos dos alunos e oriente-os quanto aos aspectos que precisam melhorar. Ao final, tanto os alunos como você fazem comentários sobre o que mais gostaram bem como os pontos mais problemáticos que apareceram nas apresentações. Tanto os avaliadores (alunos) como os avaliados (expositores) devem ter clareza do objetivo dessas observações, qual seja, de contribuir para a melhoria das futuras apresentações.

Observação:

É essencial que você prepare um roteiro do seminário a ser realizado, discriminando os temas a serem pesquisados, habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos, como serão organizados os grupos e quem pesquisará cada tema, datas de pesquisas e apresentações de cada grupo, tempo de duração de cada apresentação, itens a serem avaliados e menções correspondentes, material a ser produzido pelos componentes de cada grupo para ser entregue à turma (público que assistirá a apresentação do seminário), recursos que deverão ser utilizados e indicações bibliográficas.

Coordenação Pedagógica.

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