terça-feira, 19 de junho de 2012

Material Didático Grátis - Ensino Fundamental I e II

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SME/DOT, 2011

Os cinco primeiros fascículos da Coleção Cadernos da Rede foram produzidos para serem utilizados como material de apoio, com o intuito de atender as diferentes instâncias pedagógicas das unidades de educação infantil. São três fascículos paragestores que tratam de assuntos que abordam a relação entre os diferentes atores da unidade educacional, com as famílias e entre os gestores. Os dois primeiros fascículos destinados à formação de professores apresentam temas ligados às narrativas infantis, leitura e reconto. A tônica dessas publicações reflete a voz da Rede através da experiência de profissionais participantes das  formações. São eles que constroem diariamente alternativas criativas para acolher as crianças e suas famílias e também para enfrentar os desafios que o mundo contemporâneo impõe.


                            

                                                                     SME/DOT, 2011
Cadernos de Apoio e Aprendizagem
Os Cadernos de Apoio e Aprendizagem, destinados aos estudantes dos nove anos do Ensino Fundamental, têm como finalidade contribuir para o trabalho docente visando à melhoria das aprendizagens dos alunos. Sua elaboração teve como critérios para seleção das atividades as dificuldades apresentadas pelos alunos na Prova São Paulo e na Prova da Cidade.

Língua Portuguesa - 1º ao 9º ano
Na área de Língua Portuguesa, estes cadernos foram preparados de modo a contemplar as esferas discursivas: jornalística, cotidiana, literária (prosa e poesia) e escolar.

Matemática 1º ao 9º ano

Na área de Matemática, os blocos de conteúdos contemplados são: espaço e forma, grandezas e medidas, números, operações, tratamento da informação.




                                     

SME/DOT, 2011

Os materiais de Recuperação de Língua Portuguesa  foram organizados para favorecer a autonomia didática dos professores e apoiar suas ações com os alunos que ainda não construíram o seu conhecimento sobre o sistema de escrita alfabética.
Consideramos que é função da escola e papel do professor a função de recuperar as aprendizagens dos alunos, planejar e propor boas situações de aprendizagens para que, realmente, todos os alunos possam se tornar usuários competentes da leitura e da escrita, e assim continuar estudando e aprendendo com sucesso.

Os Cadernos de Estudos de Recuperação foram feitos para ajudar o aluno a retomar o que ele estudou em aulas de Matemática, a tirar possíveis dúvidas, a fazer perguntas, de modo que fique mais seguro de seus conhecimentos.
      

SME/DOT, 2010
A coleção de Cadernos de Orientações Didáticas para a Educação de Jovens e Adultos é mais um recurso didático que tem o objetivo de subsidiar o trabalho docente e contribuir para o desenvolvimento profissional do professor de EJA. É fruto de trabalho realizado com um grupo de professores da EJA que, ao longo do processo, participaram de encontros na Secretaria Municipal de Educação, onde puderam discutir, comentar e sugerir formas de apresentação dos tópicos abordados que pudessem contemplar seus anseios.

SME/DOT, 2007
Cadernos de Orientações Didáticas
Os Referenciais de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no Ciclo II do Ensino Fundamental – Regular e EJA são documentos de trabalho que pretendem potencializar os recursos existentes na escola. O objetivo da coleção é contribuir para a reflexão e o debate da equipe pedagógica das Escolas, no tocante à responsabilidade de todas as áreas de conhecimento, na tarefa de ensinar a ler e escrever e dar subsídios para o planejamento das ações dos professores a partir da indicação daquilo que cada estudante precisa ser capaz de realizar, progressivamente, nos diferentes anos do Ciclo II do Ensino Fundamental, em relação ao domínio das habilidades de leitura e de escrita para gêneros de texto das esferas escolar, de divulgação científica, jornalística e literária.

SME/DOT, 2007
As orientações curriculares foram elaboradas com base nas experiências dos professores da rede, trazem os conceitos de cada área, os critérios para a seleção de conteúdos e aquilo que a criança precisa aprender ano a ano. Os cadernos abordam todas as áreas do conhecimento, da educação infantil ao último ano do ensino fundamental, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). São contemplados tanto conteúdos conceituais como os procedimentos necessários aos alunos para progredir em seu aprendizado. A implementação das orientações curriculares ocorrerá a partir de ações de formação continuada; produção de vídeos de apoio para formação, elaborados em parceria com a TV Cultura.

SME/DOT, 2007
Os Guias de Planejamento e Orientações Didáticas foram produzidos tomando-se como referência as expectativas de aprendizagem para o 3º e 4o ano do Ciclo I, são ferramentas que visam auxiliar a organização do trabalho diário com a comunicação oral, a leitura, a escrita e a matemática. Contém uma diversidade de propostas didáticas e orientações que, contribuirão para o planejamento do professor e da escola.
O Guia de Estudo para Horário Coletivo de Trabalho pretende ser mais um instrumento para colaborar nas ações e dar suporte ao professor e ao coordenador pedagógico e melhorar a qualidade do ensino. É uma coletânea de 40 textos extraída de diferentes publicações, escritos por educadores e pesquisadores que conhecem profundamente o assunto que nos interessa: a aprendizagem da leitura e da escrita.

SME/DOT, 2011
O Projeto Intensivo no Ciclo I, pretende criar classes especiais de recuperação, para zerar o número de alunos insuficientemente alfabetizados. Prevê a organização de salas de aulas do PIC nas escolas, com até 35 alunos retidos no 4º ano. O PIC - 3º ano é uma etapa de recuperação intensiva dos conteúdos curriculares fundamentais para os alunos que chegarem ao final do 2º ano do Ciclo I sem o suficiente avanço na alfabetização, com o principal propósito de não prorrogar a correção do fluxo para o final do Ciclo I.

SME/DOT, 2006
O Projeto Toda Força ao 1º Ano do Ciclo I, é voltado para alunos e professores dessa série. O objetivo é fazer com que, ao final do primeiro ano letivo, nenhuma criança tenha dificuldade para ler e escrever. Alfabetizar todos os alunos até o final do 1º ano do Ciclo I é fundamental, dada a importância que esse período de escolaridade representa na vida dos alunos. Para isso, prevê a formação de coordenadores pedagógicos e professores, além da elaboração de materiais de orientação para professores, pais e alunos, convênios com instituições de ensino superior, e distribuição de materiais didáticos. Além disso, o projeto alocará um auxiliar de ensino (estudante de Pedagogia ou Letras), para ajudar o professor na alfabetização em sala de aula.

ww.portalsme.prefeitura.sp.gov.br

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