Consiste em um curto texto que o professor fala ao ouvido do primeiro aluno do círculo; este se encarrega de contar ao ouvido do segundo e assim sucessivamente, até que todos estejam a par do fato. O último aluno deve narrar como a história chegou até ele e os colegas devem estabelecer comparações com o que ouviram. O professor deve escolher o tipo de texto adequado ao seu objetivo. Após os comentários, pode-se sugerir a proposta de produção: recontagem, relação com um fato semelhante, mudança de final...
TEXTO COLETIVOO professor organiza grupos de quatro alunos, cada um deve iniciar um texto qualquer. Ao sinal do professor, os alunos devem trocar as folhas e o colega continua o texto que começou a escrever na folha que o colega lhe passou. O orientador deve dar alguns sinais para que os alunos troquem as folhas. O resultado é que os textos ficarão bastante engraçados e até ilógicos. Os alunos devem ler os textos em grupo e escolher um para apresentar à classe toda. Os alunos depois devem organizar os textos que iniciaram de forma coerente.
Observação: essa dinâmica também pode ser feita com desenhos e no final o aluno verá se foi realmente o que imaginou do seu desenho.
TEXTO ILUSTRADOUsando uma cartolina, revistas para recorte, cola e tesoura o aluno pode criar um belo texto ilustado. O professor divide a sala em grupos e dá a cada um o material q irão precisar e o tema para cada grupo. Eles colam as figuras de acordo ao tema e em seguida apresentam oralmente seu texto ilustrado...É muito gratificante a dinâmica e desenvolve a oralidade dos alunos.
Fonte: Sistema Universitário de Ensino
Nenhum comentário:
Postar um comentário