sexta-feira, 29 de setembro de 2017

PORTAL "CURTA NA ESCOLA"

  Um projeto para você educador, interessado em incrementar sua prática pedagógica por meio de curtas-metragens.
   O Curta na Escola tem como objetivo promover e incentivar o uso curtas-metragens brasileiros como material de apoio pedagógico em salas de aula.
 
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CONHEÇA EXPLORE: "TURMA DO QUERUBIM"

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A DIFÍCIL TAREFA DE ESTABELECER REGRAS E LIMITES

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Por Andréia Schmidt, psicóloga 
Em julho de 2014, o País ficou mobilizado com o caso do garoto de 11 anosque teve um braço amputado em função do ataque de um tigre em um zoológico. A situação se tornou ainda mais insólita quando foram divulgadas imagens do menino, minutos antes do ataque, andando muito perto da jaula dos felinos em um local de acesso proibido ao público. O menino estava acompanhado pelo pai, que alegou ter chamado a atenção do filho ao vê-lo no local proibido, mas que não foi atendido pelo menino.
Impor limites é possível e necessário
Obviamente, não se trata de culpar o pai ou crucificá-lo pelo ocorrido. Não se pode dizer que houve, da parte do pai, intenção de ferir o garoto. O fato, porém, deve suscitar reflexões profundas nos adultos que têm crianças sob seus cuidados: quantas vezes pais e mães se esquivam de contrariar os filhos por “pena”, medo do confronto ou dificuldade de assumir seu papel de educar?
Essa situação é cada vez mais comum, em diferentes níveis de risco, mas com a mesma questão de fundo. Ocorre quando os pais permitem que seus filhos se alimentem de comida pouco saudável, mesmo que tenham problemas de saúde ou de peso, ou quando permitem que as crianças passem tempo demais na frente do computador, mesmo sabendo que isso interfere negativamente nas demais atividades.
Parece que os pais esqueceram que o prazer nem sempre é sinônimo de bem-estar (comer demais pode ser prazeroso, mas não é saudável) e que afrustração é fundamental para que se aprenda sobre os limites que a vida impõe a todos. O lugar do pai/mãe é diferente do lugar do amigo ou do “irmão mais velho”. A responsabilidade de educar e dar limites é intransferível.
Quando o adulto hesita em assumir seu papel, quem sai perdendo é a criança. Ela fica abandonada à própria sorte, corre riscos desnecessários e deixa de aprender valores e condutas importantes com as pessoas a quem mais ama e em quem mais deveria confiar: os próprios pais. É isso que se quer para o futuro das crianças?

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

RECÉM NASCIDOS

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REDAÇÃO DO ENEM 2017:

INEP NÃO MUDARÁ CRITÉRIOS DE CORREÇÃO!
 

28 de setembro de 2017.

Após rumores e especulações nas redes sociais e internet sobre possíveis alterações na forma de atribuição de nota da redação do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) garantiu que não mudará os critérios para correção das dissertações.
O órgão vinculado ao governo se manifestou em resposta a solicitação feita pela equipe do site Guia do Estudante, especializado em grandes vestibulares e também no Enem. Na ocasião, o pessoal do portal questionou se o Inep não teria passado as mudanças aos milhares de avaliadores que realizaram recentemente curso de capacitação presencial em São Paulo, direcionado para quem disputa vaga na seleção para corrigir as provas escritas do exame.
As postagens divulgadas na mídia digital afirmavam que as mudanças eram relacionadas especialmente a 5ª competência, que versa sobre a conclusão / proposta de intervenção social. Em resposta, Luana Bergmann Soares, diretora de Avaliação da Educação Básica do Inep, rebateu o boato e ainda prometeu a divulgação de um documento oficial esclarecendo os critérios para avaliação e correção da redação:
“Não é verdade. Os critérios para a correção da Redação do Enem não mudaram, apenas estão mais claros para os avaliadores. (…) Em breve será publicada a versão 2017 da cartilha do participante a fim de auxiliar na preparação para o Exame.”
O Inep ainda fez questão de ressaltar que a única troca ocorrida de fato foi da empresa responsável pelo serviço, que antes era o Cebraspe (vinculado a UnB – Universidade de Brasília) e a partir deste ano passa a ser feito pela Fundação Vunesp, que faz parte do novo consórcio aplicador do Enem.

REGRAS E CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DA REDAÇÃO

Conforme esclarecido anteriormente, a nota da redação do Enem varia numa escala de 0 a 1.000 pontos e é atribuída com base na análise de cinco competências isoladamente (confira todas elas aqui). Em cada uma o estudante pode ter as pontuações 0, 40, 80, 120, 160 ou 200 pontos, sendo que a nota final corresponderá à soma de todas as competências.
Cada redação é corrigida por dois professores, anonimamente. Caso haja discrepância das 200 ou mais pontos na nota final ou de 80 ou mais pontos numa única competência, o texto será encaminhado para um terceiro corretor. Se mesmo assim a diferença persistir, um novo recurso de ofício será realizado e a redação será conduzida para uma banca avaliadora composta por três corretores, que atribuirão uma nova nota definitiva ao participante.

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VÍTIMAS DA TRAGÉDIA DE MARIANA-MG AINDA SOFREM COM PROBLEMAS DE ÁGUA

 


28/09/2017 - 09h 56min

            O Bom Dia Brasil mostra como moradores das cidades para onde escorreu a lama da barragem da Samarco enfrentam até hoje problemas de abastecimento. A Fundação Renova construiu um poço artesiano, mas não ligou a água. Os repórteres Chico Regueira, Alberto Fernandez e Julia Garcia conversaram com pessoas como Dona Gracinha, Dona Albertina, o Seu Afonso e trazem as histórias que eles têm para contar.