quarta-feira, 7 de novembro de 2012
terça-feira, 6 de novembro de 2012
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa deve ser lançado 5ª-feira
Medidas visam a garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos
05 de novembro de 2012 - 21h 08 - Agência Brasil
O governo federal deve lançar na quinta-feira, 8, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em cerimônia no Palácio do Planalto. O pacto é um conjunto de medidas na área de educação para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade.
Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o pacto foi construído em conjunto com todos os secretários estaduais do setor e terá a adesão de cerca de 5,3 mil municípios. As redes municipais e estaduais terão de aderir ao programa para receber recursos e o apoio técnico do Ministério da Educação.
“Temos várias universidades trabalhando nesse projeto, material didático, a formação dos professores alfabetizadores. No Sul do País, as crianças nessa idade (8 anos) que não são alfabetizadas são 5%. No Nordeste, 28 % das crianças não aprendem a ler e escrever na idade certa”, disse Mercadante, após participar de cerimônia no Palácio do Planalto.
A intenção da iniciativa, segundo o ministro, é tornar a alfabetização na idade certa “a prioridade das prioridades”. Conforme Mercadante, “só dominando a leitura, a redação, a interpretação e a matemática é que as crianças poderão se desenvolver no ambiente escolar”.
A portaria que estabelece as regras do pacto foi publicada no Diário Oficial da União do dia 5 de julho. Entre as ações previstas está a criação de uma prova que será aplicada a todos os alunos do 3.º ano do ensino fundamental para medir o nível de alfabetização. A iniciativa visa a suprir a falta de um exame oficial que indique se crianças estão sendo alfabetizadas ou não na idade correta.
Fonte:
EDUCAÇÃO NO SÉCULO 21
PARADIGMAS DO EDUCADOR
A possibilidade de ensinar massas de modo personalizado.
Leia mais em:
A Fundação Lemann e a Meritt Informação Educacional lançaram nesta terça-feira, 6: QEdu

www.qedu.org.br
Leia a reportagem em:
sábado, 3 de novembro de 2012
Grandes Educadores
“Toda leitura é um encontro entre um texto e um leitor”
Cátia Lima
O historiador francês, Roger Chartier, é um dos defensores de que a leitura é muito pessoal e que a interpretação de um texto depende de quem o estar lendo. Para ele, a escola tem o papel de ensinar aos jovens que existem diferentes formas de ler para diferentes necessidades e que, nas salas de aula, a presença de computadores, internet e tablets são indispensáveis para aumentar o gosto pela leitura, além de inserir o aluno no ambiente tecnológico.
Professor da Universidade da Pensilvânia, do Collège de France e diretor de estudos da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Ehess), uma das mais importantes faculdades de história do mundo, Chartier é considerado um dos principais pensadores dos hábitos sociais de leitura.”Os livros devem também fazer sonhar, divertir, permitir a reflexão, desenvolver o espírito crítico”, afirmou Chartier em entrevista a Revista Educação.
Chartier também fala que a humanidade nunca leu tanto quanto agora. Segundo ele, os textos estão por todas as partes e cada vez mais atraindo novos leitores, de diferentes idades, que querem aprender escrever o que estão lendo. Nesse sentido, o historiador afirma que a escola deve ensinar todas as formas de cultura escrita e conscientizar os alunos de suas diferenças.
ENTREVISTA
Em entrevista a Ederson Granetto, o professor e pesquisador Celso dos Santos Vasconcellos fala sobre gestão da sala de aula, defendendo a importância da relação entre o aluno e o professor dentro do ambiente escolar. Segundo Vasconcellos, o educador deve organizar suas aulas pensando na melhor maneira de atrair a atenção dos alunos para ampliar a participação deles na sala, levando assim à construção do conhecimento.
sexta-feira, 2 de novembro de 2012
Para quem de hoje até amanhã só pensará no ENEM
Enem
O que pode e o que não pode na prova!
2.Cartão de confirmação: OBRIGATÓRIO
3. Chegar antes das 13h (horário de Brasília): OBRIGATÓRIO
4. Lápis e borracha: PROIBIDO
5. Relógios: PROIBIDO
6. Boné, chapéu e óculos escuros: PROIBIDO
7. Conferir dados da prova: OBRIGATÓRIO
8. Redação com, no mínimo, oito linhas: OBRIGATÓRIO
9. Água e alimentos: PERMITIDO
Fonte: Veja/Educação 31/10/2012
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