terça-feira, 31 de julho de 2012

BLOG NOTA DEZ!


BLOG NOTA DEZ!

Conheça também a minha lojinha Virtual, clique na imagem abaixo. 

Site: Mapa do Brincar

Mapa do Brincar

   





Biblioteca Virtual

Entrevista com Tânia Ramos Fortuna sobre a importância de brincar. Disponível em:

FORTUNA, Tânia Ramos. A formação lúdica docente e a universidade: contribuições da Ludobiografia e da Hermenêutica Filosófica. Porto Alegre: UFRGS, 2011.

O QUE ACONTECE dentro da escola. Revista Crescer, Editora Globo, n. 206, jan. 2011. Disponível em:

FORTUNA, Tânia Ramos. Brincar é aprender: a brincadeira e a escola. Em:

FORTUNA, Tânia Ramos. O brincar, as diferenças, a inclusão e a transformação social. Atos de Pesquisa, Blumenau, v. 3, n. 3, 2008. Disponível em:

FORTUNA, Tânia Ramos. Para um modelo de brinquedotecas na América Latina. Conferência proferida no II Encuentro Internacional de Ludotecas, Educación y Primera Infância, Bogotá (Colômbia), 5 set. 2008. In:Abrinquedoteca. Disponível em
http://www.abrinquedoteca.com.br/integra/hacia_modelo_ludotecas_para_AL.pdf 

COSTA, Cynthia. Férias da Garotada: dicas espertas para seus filhos aproveitarem a pausa, com muito descanso, atividades várias e sem exagerar no uso do vídeo game e do computador. Educar para Crescer. Editora Abril. São Paulo, 16 de dezembro de 2008. Educação. Comportamento. Participação. Disponível em:

 FORTUNA, Tânia Ramos. O brincar na educação infantil. El Globo Rojo. La piedra en el estanque.  Buenos Aires, 2006. Disponível em:

FORTUNA, T. R.  Escola é lugar de Lan House.  Escola Oficina Lúdica, 2004. Disponível emhttp://www.escolaoficinaludica.com.br/atuacoes/escola_e_lan_house.htm.
FORTUNA, T. R.   Moralidade Infantil. Psicopedagogia On-Line, São Paulo, 01 de Janeiro de 2000. Disponível em:

FORTUNA, T. R. O ‘psi’ da Pedagogia: Psicopedagogia e Psicanálise. Psicopedagogia On-Line, São Paulo, 08 de agosto de 2003. Disponível em:
http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=438.  

REABILITANDO o lado criança. SINPRO RS, setembro de 2005. Disponível em http://www.sinpro-rs.org.br/extra/set97/capa2.htm.

FORTUNA, T. R.  Brincar, viver e aprender: educação e ludicidade no hospital. Escola Oficina Lúdica. Disponível em:

MEIRELES, C.   Jogos antigos (entrevista).  Jogos Antigos.  Disponível em:

FERNANDES, L.  Medo inibe professor de ‘brincar em sala de aula’. Aprendiz – Guia de Empregos, 16 de setembro de 2003. Disponível em:

FORTUNA, T. R.   A reinvenção da infância. Abrinquedoteca, 23 de março de 2006. Disponível emhttp://www.abrinquedoteca.com.br/index_interna.htm.

FORTUNA, T. R.   Hospital é lugar de brincar. Abrinquedoteca, 08 de julho de 2005. Disponível emhttp://www.abrinquedoteca.com.br/index_interna.htm.

FORTUNA, T. R.  Museu é lugar de brincar?. Revista Museu – Cultura levada a sério, julho de 2006. Disponível em:

FORTUNA, T. R.  O Fascínio Das Canções, Histórias E Desenhos Animados Infantis. Abrinquedoteca, 13 de junho de 2006. Disponível em:

DIAS, M. C. e SALLES, S. Brinquedoteca eleva adesão de criança a tratamento médico. Cultura – Ministério da Cultura, 12 de agosto de 2005. Disponível em:

Site ABRINQuedoteca


sábado, 28 de julho de 2012

PÉROLAS DO VESTIBULAR


Divirta-se com as frases colhidas nas provas em diversos vestibulares:

* Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigênio.

* O nervo ótico transmite idéias luminosas.

* O vento é uma imensa quantidade de ar.

* O terremoto é um pequeno movimento de terras não cultivadas.

* Os egípcios antigos desenvolveram a arte funerária para que os mortos pudessem viver melhor.

* Péricles foi o principal ditador da democracia grega.

* O problema fundamental do terceiro mundo é a superabundância de necessidades.

* O petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes se afogavam dentro d’água.

* A principal função da raiz é se enterrar.

* A igreja vem perdendo muita clientela.

* O Sol nos dá luz, calor e turistas.

* As aves têm na boca um dente chamado bico.

* A unidade de força é o Newton, que significa a força que se tem que realizar em um metro da unidade de tempo, no sentido contrário.

* Lenda é toda narração em prosa de um tema confuso.

* Os ruminantes se distinguem dos outros animais porque o que comem, comem por duas vezes.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Recomeçar...

  

                    

                    

Obras Literárias


Arquivos em formato .pdf. Caso você não tenha o Adobe Reader, clique aqui e faça o download.
 

domingo, 22 de julho de 2012

Saber Mais

Estudantes chegam para o primeiro dia de prova do ENEM, em São Paulo

Fonte:  http://veja.abril.com.br/educacao/

101 links para aprender idiomas gratuitamente

     Universia Brasil selecionou links que oferecem ferramentas para o aprendizado de mais de 20 línguas.


20 de julho de 2012 -| 13h 09 - Estadão.edu
     Aprender uma língua estrangeira deixou de ser sinônimo de cursos pagos. É cada vez mais fácil encontrar opções gratuitas. O portal Universia Brasil, por exemplo, divulgou na noite desta quinta-feira 101 links para quem quer aprender outro idioma de graça. São mais de 20 línguas, como latim, alemão, persa, chinês, esperanto, nórdico antigo, hindi, italiano, romeno, japonês, sudanês, turco, árabe e russo.
    Os internautas podem acessar conteúdos para iniciantes, canais de vídeos do You Tube com aulas, podcasts, livros, ferramentas para correção e tradução, aplicativos para celular e comunidades e fóruns para compartilhar as experiências com outras pessoas que também estão aprendendo.

   De acordo com Alexsandra Bentemuller, gerente de conteúdo da Universia Brasil, em poucas horas a coletânea teve mais de 500 compartilhamentos pelo Facebook, e 100 retweets.

    A coletânea não deu prioridade a idiomas específicos, para que os estudantes possam ter liberdade de escolha.  "Aprender um idioma estrangeiro é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade totalmente esclarecida", disse Alexsandra. Segundo ela, os cursos online são destinados a quem quer compreender melhor o mundo e ir bem nos estudos, em provas como o Enem e outros vestibulares.
Fonte: Estadão.com.br/Educação

sábado, 21 de julho de 2012

Tunel do Tempo... Comercial das Havaianas

Vídeo com os primeiros comerciais com Chico Anísio 

Dez grandes invensões que mudarão o mundo

1. Petróleo criado em laboratório: o novo ouro negro


"Petróleo 2.0". Assim é conhecida a iniciativa da empresa LS9 cujos cientistas alteraram os genes de microorganismos para que excretem petróleo cru. Trata-se de bactérias com DNA alterado para que gerem este composto, o qual é ligeiramente diferente dos ácidos graxos produzidos normalmente por estes organismos. É uma fonte renovável de combustível, motivo pelo qual os planos da empresa incluem uma fábrica comercial já em 2011.

De forma similar, a empresa espanhola Bio Fuel System também criou um petróleo biológico e renovável. Neste caso, utilizam células de microalgas marinhas que se alimentam com luz solar, CO2, fósforo e nitrogênio. Em cilindros de três metros de altura, concentram-se a razão de 200 milhões por centímetro cúbico dividindo-se constantemente e gerando uma biomassa similar à que há 200 milhões de anos deu origem ao petróleo. A diferença do petróleo cru normal é que esta versão não tem enxofre nem metais pesados ou cor negra. BFS já tem várias plantas de produção deste "biopetróleo" e a meta futura é começar a instalar centrais termoelétricas que forneçam eletricidade a 3 mil moradias a cada uma.

2. Uma hora entre São Paulo e Tóquio


O jato mais veloz - o avião espião SR-71- atinge uma velocidade de Mach 3.3. Mas a nova geração de motores scramjet promete romper todas as barreiras de velocidade, com marcas desde sete vezes (Mach 7) a 18 vezes a velocidade do som. A tecnologia destes motores permite que o ar seja comprimido e esquentado antes de ser misturado com o hidrogênio. Esta combustão gera um impulso sumamente potente e deixa somente um rastro de vapor de água.

Com Mach 8, uma viagem entre São Paulo e Tóquio levaria apenas 70 minutos. Em dezembro, a Nasa realizará a primeira prova do X-51A, desenvolvido junto a Boeing e que voará a Mach 5. A agência espacial dosa EUA desenvolve outro projeto com a empresa Virgin Galactic, motivo pelo qual se espera que os primeiros modelos comerciais capazes de levar satélites à órbita terrestre comecem a operar em 2015, enquanto os modelos para seis ou 10 passageiros iniciarão seus vôos em 2020. A Rússia e sua companhia estatal UABC já planejam o primeiro modelo de 200 passageiros, que viajará entre Moscou e Nova Iorque em 45 minutos.

3. Um mundo sem cabos nem tomadas


Parece um sonho. Um mundo sem cabos nem tomadas, sem baterias nem pilhas. É o que estão desenvolvendo a passos largos os pesquisadores do MIT e que poderia começar a ser usado dentro de um ou dois anos. A ideia é que as paredes de uma casa contenham partículas de carbono e um sistema condutor, que lhe permita agir como uma antena eletromagnética, que traspasse através do ar a energia necessária para manter carregados todos os artefatos: celular, notebook, televisor, lustres. As economias serão consideráveis para o ser humano e o meio ambiente: só em pilhas se produzem 40 bilhões de unidades ao ano no mundo. Mais ainda, poderá massificar o uso do carro elétrico, que se recarregará enquanto se encontra estacionado em casa.

4. Um olho biônico que devolverá a vista aos cegos


Um olho biônico que promete devolver a visão aos cegos. Isso é o que está sendo desenvolvido pela empresa Second Sight, cujo modelo Argus II obteve resultados surpreendentemente positivos. Um exemplo é um inglês de 73 anos, que perdeu sua visão quando tinha 30 e que se submeteu ao implante experimental. Depois de sete meses, agora pode ver lampejos de luz que lhe permitem reconhecer formas, por exemplo, esquivar de obstáculos.

Argus II usa uma câmera e um processador de vídeo montados em óculos de sol, que captam as imagens e as enviam a um diminuto receptor localizado na lateral do olho. Este, por sua vez, manda os dados através de um pequeno cabo a uma série de eletrodos instalados na retina. Quando estes eletrodos são estimulados, emitem mensagens ao nervo óptico do cérebro, que percebe os padrões de luz e escuridão. Até agora, 18 pacientes testaram o olho biônico e estima-se que poderia estar disponível comercialmente em 2010 a um preço de várias dezenas de milhares de dólares.

5. Carros que dirigem sozinhos



A vista e o ouvido são imprescindíveis para um motorista à hora de determinar se outro veículo está bem perto ou se há suficiente espaço para estacionar. Mas este panorama está mudando graças ao projeto IntelliDrive, nos EUA, que já está testando vários protótipos dotados com sensores que detectam os sinais ambientais. Graças a isto, o veículo pode alertar o motorista se o asfalto está molhado, se há nevoeiro no caminho, se o carro que o antecede está se movendo de forma errática ou se não respeitou o farol vermelho.

Um passo além é o que dará a General Motors. Seu modelo Baús tem tecnologia GPS, radar e sistemas de guia por laser para reconhecer uma determinada rota: o motorista pode dormir enquanto o auto conduz sozinho. Estarão à venda em 2018.

6. O corpo poderá recuperar seus próprios tecidos



Na última semana de setembro, no encontro mundial sobre Células Mãe, em Baltimore, a doutoraJennifer Elisseeff, da Universidade Johns Hopkins, descreveu um método para curar os tecidos dos pacientes que se demonstra a cada vez mais bem-sucedido. Trata-se de usar uma malha de um polímero biodegradável impregnado em nutrientes, que age como um chamariz para atrair às células mãe geradas pelo próprio organismo. Estas se agrupam na zona atingida e reconstroem o tecido. Isto é, se faltar cartilagem em uma articulação afetada pela artrose, as células mãe se acumularão ali e produzirão nova cartilagem. Se um osso está fraturado, as células mãe vão curá-lo de forma acelerada. No caso de um infarto cardíaco, o tecido morto é recuperado permitindo manter o órgão saudável por muito tempo. O sucesso destes provas levaram o Departamento de Defesa dos EUA a financiar por outros cinco anos de pesquisas.

7. Falar em português e que nos escutem em inglês


De forma similar à tecnologia que mostrava a série Star Trek, hoje já é possível falar em um idioma e deixar que um dispositivo se encarregue de traduzir em tempo real o que responde a outra pessoa em francês, alemão ou inglês. Existem mais de 20 sistemas comerciais de tradução e um dos mais avançados é o MASTOR, da IBM. A empresa doou mais de 1.000 equipamentos dotadas com este software ao exército dos EUA no Iraque, que funciona como um intérprete humano: a pessoa fala em inglês e seu interlocutor escuta-o em árabe. Outro projeto mais ambicioso, chamado "Exploração da Linguagem Autônoma Global", é desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos EUA e busca ter em cinco anos um sistema de tradução em tempo real com uma precisão de 95% (o atual é de 80%).

8. Uma sociedade sem viciados


O uso de uma vacina para superar a dependência da cocaína tem entusiasmados os pesquisadores daUniversidade de Yale, nos EUA, onde 38% dos viciados que tomaram a vacina deixaram de sentir prazer ao aspirar a droga. Agora buscam dar mais potência à vacina, que age recobrindo as moléculas da droga e impedindo a estimulação do cérebro.

Em 2011 poderá já estar a venda uma outra vacina, desta vez para o maior dos vícios na vida moderna: a nicotina. Espera-se que esta substância permitirá que os viciados deixem de fumar com facilidade, já que a nicotina é o único componente viciante do fumo. São quatro doses, cujo preço estimado de 2 mil dólares (3500 reais) poderia ser um obstáculo para seu uso.

Paralelamente e utilizando o mesmo princípio, cientistas da Rússia e China encontram-se trabalhando em uma vacina que permitirá combater o vício à morfina e à heroína que causam estragos nesses países.

9. Indústrias que transforma a contaminação em novos compostos


Trata-se de um material desenhado pela Universidade de Twente, na Holanda, que contém dióxido de titânio, um químico capaz de catalisar várias reações químicas quando exposto à luz. Ao usá-lo para pavimentar estradas, esta mistura ajuda a depurar o ar, já que "engole" as partículas de óxido de nitrogênio que escapam dos escapamentos dos veículos. Esta substância é um dos principais contaminantes que produz chuva ácida. O novo concreto ecológico está sendo testado em uma estrada da província de Overijssel, antes de estender seu uso ao resto do país. Outra iniciativa da Holanda e Canadá consiste em instalar plantas industriais em zonas com alta contaminação por CO2, com o fim de sequestrar este gás e injetá-lo sob a terra, em solos porosos e ricos em carvão. Ali, o CO2 combinaria para produzir compostos como amônia e metanol, que poderiam ser reutilizados.

10. Imagens que saem da tela


Imagine estar sentado em frente a seu televisor e ver o Ronaldo Bolômeno correndo na sua sala, ou a Patrícia Poeta conversando no seu quarto. Isso é o que promete a televisão holográfica que está sendo desenvolvida por várias instituições como a Universidade do Arizona. Estes aparelhos serão possivelmente fabricados como telas planas em uma parede. Também poderiam criar painéis horizontais em uma mesa capaz de gerar imagens similares àquele xadrez que aparecia em Star Wars. O governo japonês está investindo altas somas de dinheiro e recursos técnicos no desenvolvimento de sistemas virtuais e holográficos para a televisão, motivo pelo qual esperam ter a tecnologia disponível em 2020.


Fonte e Fotos: Metamorfose Digital

A história dos tênis - Adidas

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Dicas Interessantes: Segurança na Internet

Revista Veja São Paulo

Aprenda a se proteger das ameaças on-line

Conheça o site Criança mais segura
Vídeos - destaque: Cyberbullying é fria!
Cartilhas - destaque: Guia de postura nas redes sociais

Podcast EDUCAREDE

Segurança na Internet

Ouça entrevista com Rodrigo Nejm, diretor da SaferNet do Brasil. Ele fala sobre crimes cibernéticos, Internet como espaço público e o papel de pais e educadores na mediação do uso da rede por crianças e adolescentes.
 

Cartilha: Navegar com Segurança - Publicação da Childhood Brasil


VÍDEOS
    Produzidos para abranger uma parte da história da internet de forma simples e divertida, as quatro animações -- Navegar é Preciso, Os Invasores, Spam e A Defesa -- informam e esclarecem sobre os perigos aos quais os usuários estão expostos, explicam o que é Spam e dão dicas de como navegar com mais segurança na rede.



A Segurança está em você - Ethevaldo Siqueira

Não abandone seu filho diante da internet

Informações gerais para os pais


Blog em defesa dos Direitos das crianças e adolescentes


Cartilha dá orientações sobre uso responsável da Internet


Descuido Infantil


Programas filtram páginas impróprias 
    Programas como o Net Nanny, com versão gratuita para testes emwww.netnanny.com, o CyberPatrol com versão para testes emwww.cyberpatrol.com e o gratuito The Family Browser -www.thefamilybrowser.com - filtram páginas acessadas pelo navegador e não carregam conteúdo pornográfico.

SITE NOTA DEZ: DIA A DIA NA EDUCAÇÃO





Disciplinas

ícone da disciplina
Arte


ícone da disciplina
Biologia


ícone da disciplina
Ciências
ícone da disciplina
Educação Física


ícone da disciplina
Ensino Religioso


ícone da disciplina
Espanhol
ícone da disciplina
Filosofia


ícone da disciplina
Física


ícone da disciplina
Geografia
ícone da disciplina
História


ícone da disciplina
Inglês


ícone da disciplina
Língua Portuguesa
ícone da disciplina
Matemática


ícone da disciplina
Química


ícone da disciplina
Sociologia




quarta-feira, 18 de julho de 2012

Obras Completas


Seja bem-vindo ao nosso canal de "Obras Completas". Neste espaço você vai encontrar obras de autores consagrados, que são presença garantida nos maiores vestibulares do país, para download gratuito.  As obras estão no formato .ZIP e para descompactá-las você pode utilizar o WinZip. Clique aqui para fazer o download. O formato do arquivo descompactado é .PDF. Para ler as obras, você vai precisar do Adobe Reader. Caso não tenha o software instalado,clique aqui e faça o download gratuito. É rápido e fácil!

Considerado por muitos o maior escritor realista português, Eça de Queirós é autor de obras como O Primo Basílio, que... [LEIA MAIS]

José de Alencar foi um jornalista, político, orador, romancista, crítico, cronista, polemista e dramaturgo brasileiro... [LEIA MAIS]

Artur de Azevedo foi um grande dramaturgo, poeta, contista e jornalista brasileiro. Prosseguindo a obra de Martins Pena... [LEIA MAIS]
Títulos em "A"
Abel e Helena (Artur Azevedo)
Alienista, O   (Machado de Assis)
Alves & Cia. (Eça de Queirós)
Amor por Anexins   (Artur Azevedo)
Pele do Lobo, A (Artur Azevedo)
Arras por foro de Espanha
 (Alexandre Herculano)
Um Assovio (Qorpo Santo)
Ateneu, O    (Raul Pompéia)
Auto da Alma  (Gil Vicente)
Auto da Barca do Inferno  (Gil Vicente)
Auto da Feira  (Gil Vicente)
Auto da Índia  (Gil Vicente)
Auto Representado na Festa de São Lourenço  (José de Anchieta)



Títulos em "B"
Bispo Negro, O (Alexandre Herculano) 
Bom Crioulo (Adolfo Caminha) 
Bruzundangas, Os (Lima Barreto)


Títulos em "C"
Cabeleira, O (Franklin Távora)
Capital Federal (Artur Azevedo)
Carne (Júlio Ribeiro) 
Carolina (Casimiro de Abreu) 
Carrilhões (Murilo Araujo)
Cartas Chilenas  (Tomáz Antonio Gonzaga)
Casa de Pensão (Aluísio de Azevedo)
Casa Velha   (Machado de Assis)
Casadas Solteiras (Martins Pena)
Cidade e as Serras (Eça de Queirós)
Cinco Minutos   (José de Alencar)
Clara dos Anjos (Lima Barreto)
Coisas que Só Eu Sei (Camilo Castelo Branco)
Como se Fazia um Deputado (França Júnior)
Confissão de Lúcio (Mário de Sá-Carneiro)
Contos  (Machado de Assis)
Contos Fluminenses (Machado de Assis)
Contos Gauchescos (João Simões Lopes Neto)
Contrastes e Confrontos (Euclides da Cunha) - ensaios
Coração, Cabeça e Estômago (Camilo Castelo Branco)
Cortiço, O   (Aluísio Azevedo)
Credor da Fazenda Nacional, Um (Qorpo Santo)
Crime do Padre Amaro, O (Eça de Queirós)
Crisfal (Cristóvão Falcão) 
Crônica do Viver Baiano Seiscentista (Gregório de Mattos)


Títulos em "D"
Dama das Camélias, A   (Alexandre Dumas Filho)
Diva  (José de Alencar)
Dom Casmurro  (Machado de Assis)
Dona Guidinha do Poço (Manuel de Oliveira Paiva)


Títulos em "E"
Encarnação   (José de Alencar)
Esaú e Jacó   (Machado de Assis)
Escrava Isaura, A   (Bernardo Guimarães)
Espumas Flutuantes   (Castro Alves)


Títulos em "F"
Faróis (Cruz e Souza)
Farsa ou Auto de Inês Pereira  (Gil Vicente)
A Filha de Maria Angu (Artur Azevedo)
Flores da Noite (Lycurgo José Henrique de Paiva)


Títulos em "G"
O Guarani   (José de Alencar)


Títulos em "H"
Harpa do Crente, A   (Alexandre Herculano)
Helena (Machado de Assis)
História da Província de Santa Cruz (Pero de Magalhães Gândavo)
Histórias e Sonhos (Lima Barreto)
Histórias sem Data (Machado de Assis)
Homem que Sabia Javanês e Outros Contos, O (Lima Barreto)


Títulos em "I"
Ilha de Maré, A (Manuel Botelho de Oliveira)
Iracema   (José de Alencar)


Títulos em "J"
Juca Pirama  (Gonçalves Dias)
Jóia, A (Artur Azevedo)
Juiz de Paz da Roça, O (Martins Pena)


Títulos em "L"

Lendas do Sul (João Simões Lopes Neto)
Leonce e Lena   (George Büchner)
Lucíola   (José de Alencar)
Lira dos Vinte Anos (Álvares de Azevedo)
Livro Derradeiro, O (Cruz e Souza)
Livro de uma Sogra (Aluísio de Azevedo)
Luneta Mágica, A   (Joaquim Manuel de Macedo)
Lusíadas, Os (Luís de Camões)
Luzia Homem (Domingos Olímpio)


Títulos em "M"
Macário   (Álvares de Azevedo)
Maias, Os (Eça de Queirós)
Mandarim, O   (Eça de Queirós)
Marginália (Lima Barreto)
Marília de Dirceu  (Tomaz Antonio Gonzaga)
Mateus e Mateusa (Qorpo Santo)
Memorial de Aires   (Machado de Assis)
Memórias de um Sargento de Milícias   (Manuel Antonio de Almeida)
Memórias Póstumas de Brás Cubas
   (Machado de Assis)
Mortalha de Alzira, A   (Aluísio Azevedo)
Mulato, O 
   (Aluísio Azevedo)


Títulos em "N"
Navio Negreiro, O   (Castro Alves)
Noite na Taverna   (Álvares de Azevedo)
Normalista, A (Adolfo Caminha)
Nova Califórnia, A   (Lima Barreto)
Nova Viagem à Lua (Artur Azevedo)
Noviço, O (Martins Pena)


Títulos em "P"
Papéis Avulsos (Machado de Assis)
Pata da Gazela, A (José de Alencar)
Pedro Gobá (Ezequiel Freire)
Peru versus Bolívia (Euclides da Cunha)
Poemas (Alphonsus de Guimarães)
Poemas   (Cláudio Manoel da Costa)
Poemas Malditos   (Álvares de Azevedo)
Poesias Coligidas (Castro Alves)
Primeiros Cantos (Gonçalves Dias)
Primo da Califórnia, O (Joaquim Manuel de Macedo)
Pupilas do Senhor Reitor, As (Júlio Dinis)


Títulos em "Q"
Quincas Borba   (Machado de Assis)
Quem Casa, Quer Casa (Martins Pena)


Títulos em "R"
Recordações do Escrivão Isaías Caminha   (Lima Barreto)
Redondilhas (Luís de Camões)

Relíquia, A (Eça de Queirós)
Retirada da Laguna, A (Visconde de Taunay)
Rio de Janeiro em 1877, (Artur Azevedo)



Títulos em "S"
Seleção de Obras Poéticas  (Gregório de Matos)
Senhora   (José de Alencar)
Sermão da Sexagésima  (Pe. Antonio Vieira)
Sermão I - Maria Rosa Mística  (Pe. Antonio Vieira)
Sermão II - Maria Rosa Mística  (Pe. Antonio Vieira)
Sermão III - Maria Rosa Mística  (Pe. Antonio Vieira)
Sermão de Santo Antonio  (Pe. Antonio Vieira)
Sermão dos Bons Anos  (Pe. Antonio Vieira)
Sermão da Quinta Dominga da Quaresma  (Pe. Antonio Vieira)
Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda  (Pe. Antonio Vieira)
Sertões, Os    (Euclides da Cunha)
Singularidades de uma Rapariga Loura (Eça de Queirós)
Sonetos   (Luís de Camões)
Sonhos D'oro (José de Alencar)
Subterrâneo do Morro do Castelo, O (Lima Barreto)


Títulos em "T"
Til (José de Alencar)
Tratado da Terra do Brasil   (Pero de Magalhães Gândavo)
Triste Fim de Policarpo Quaresma   (Lima Barreto)


Títulos em "U"
Últimos Sonetos   (Cruz e Souza)


Títulos em "V"
Vaqueano, O   (Apolinário Porto-Alegre)
Várias Histórias (Machado de Assis)
Viagens na Minha Terra   (Almeida Garret)
Viuvinha, A    (José de Alencar)
Velho da Horta, O   (Gil Vicente)
Uma Véspera de Reis (Artur Azevedo)


Títulos em "W"
Woyzeck   (George Büchner)