sábado, 30 de junho de 2012

27 Dicas Para Escrever Bem

1. Vc. deve evitar abrev., etc.

2. Desnecessário faz-se empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado, segundo deve ser do conhecimento inexorável dos copidesques. Tal prática advém de esmero excessivo que beira o exibicionismo narcisístico.

3. Anule aliterações altamente abusivas.

4. "não esqueça das maiúsculas", como já dizia dona loreta, minha professora lá no colégio alexandre de gusmão, no ipiranga.

5. Evite lugares-comuns assim como o diabo foge da cruz.

6. O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.

7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.

8. Chute o balde no emprego de gíria, mesmo que sejam maneiras, tá ligado?

9. Palavras de baixo calão podem transformar seu texto numa porcaria.

10. Nunca generalize: generalizar, em todas as situações, sempre é um erro.

11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.

12. Não abuse das citações. Como costuma dizer meu amigo: "Quem cita os outros não tem idéias próprias".

13. Frases incompletas podem causar.

14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez. Em outras palavras, não fique repetindo a mesma idéia.

15. Seja mais ou menos específico.

16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!

17. A voz passiva deve ser evitada.

18. Use a pontuação corretamente o ponto e a vírgula especialmente será que ninguém sabe mais usar o sinal de interrogação

19. Quem precisa de perguntas retóricas?

20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.

21. Exagerar é cem bilhões de vezes pior do que a moderação.

22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"

23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.

24. Não abuse das exclamações! Nunca! Seu texto fica horrível!

25. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da idéia contida nelas, e, concomitantemente, por conterem mais de uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçando, desta forma, o pobre leitor a separá-la em seus componentes diversos, de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.

26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língüa portuguêza.

27. Seja incisivo e coerente, ou não.

Fonte: Desafio Pré-vestibular

Dinâmicas em Língua Portuguesa

TELEFONE SEM FIO

Consiste em um curto texto que o professor fala ao ouvido do primeiro aluno do círculo; este se encarrega de contar ao ouvido do segundo e assim sucessivamente, até que todos estejam a par do fato. O último aluno deve narrar como a história chegou até ele e os colegas devem estabelecer comparações com o que ouviram. O professor deve escolher o tipo de texto adequado ao seu objetivo. Após os comentários, pode-se sugerir a proposta de produção: recontagem, relação com um fato semelhante, mudança de final...
TEXTO COLETIVO

O professor organiza grupos de quatro alunos, cada um deve iniciar um texto qualquer. Ao sinal do professor, os alunos devem trocar as folhas e o colega continua o texto que começou a escrever na folha que o colega lhe passou. O orientador deve dar alguns sinais para que os alunos troquem as folhas. O resultado é que os textos ficarão bastante engraçados e até ilógicos. Os alunos devem ler os textos em grupo e escolher um para apresentar à classe toda. Os alunos depois devem organizar os textos que iniciaram de forma coerente.

Observação: essa dinâmica também pode ser feita com desenhos e no final o aluno verá se foi realmente o que imaginou do seu desenho.
TEXTO ILUSTRADO

Usando uma cartolina, revistas para recorte, cola e tesoura o aluno pode criar um belo texto ilustado. O professor divide a sala em grupos e dá a cada um o material q irão precisar e o tema para cada grupo. Eles colam as figuras de acordo ao tema e em seguida apresentam oralmente seu texto ilustrado...É muito gratificante a dinâmica e desenvolve a oralidade dos alunos.
Fonte: Sistema Universitário de Ensino

Projeto de Democratização da Leitura

        O PDL é uma grande biblioteca virtual com livros grátis, quadrinhos, revistas, audiobooks e muita cultura, com um acervo alimentado por centenas de colaboradores em todo o mundo e uma história de 8 anos de existência. Todo os e-books grátis são produzidos e geridos pelos próprios usuários, que fazem do site um grande centro de troca de novidades e discussões relacionadas à área. O acesso é livre, e você só precisa fazer um pequeno registro. Não é preciso pagar nada, é só entrar com seu cadastro, pesquisar, conversar e ler à vontade!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Material Didático Grátis - Ensino Fundamental I e II

___________________________________________________________________

SME/DOT, 2011

Os cinco primeiros fascículos da Coleção Cadernos da Rede foram produzidos para serem utilizados como material de apoio, com o intuito de atender as diferentes instâncias pedagógicas das unidades de educação infantil. São três fascículos paragestores que tratam de assuntos que abordam a relação entre os diferentes atores da unidade educacional, com as famílias e entre os gestores. Os dois primeiros fascículos destinados à formação de professores apresentam temas ligados às narrativas infantis, leitura e reconto. A tônica dessas publicações reflete a voz da Rede através da experiência de profissionais participantes das  formações. São eles que constroem diariamente alternativas criativas para acolher as crianças e suas famílias e também para enfrentar os desafios que o mundo contemporâneo impõe.


                            

                                                                     SME/DOT, 2011
Cadernos de Apoio e Aprendizagem
Os Cadernos de Apoio e Aprendizagem, destinados aos estudantes dos nove anos do Ensino Fundamental, têm como finalidade contribuir para o trabalho docente visando à melhoria das aprendizagens dos alunos. Sua elaboração teve como critérios para seleção das atividades as dificuldades apresentadas pelos alunos na Prova São Paulo e na Prova da Cidade.

Língua Portuguesa - 1º ao 9º ano
Na área de Língua Portuguesa, estes cadernos foram preparados de modo a contemplar as esferas discursivas: jornalística, cotidiana, literária (prosa e poesia) e escolar.

Matemática 1º ao 9º ano

Na área de Matemática, os blocos de conteúdos contemplados são: espaço e forma, grandezas e medidas, números, operações, tratamento da informação.




                                     

SME/DOT, 2011

Os materiais de Recuperação de Língua Portuguesa  foram organizados para favorecer a autonomia didática dos professores e apoiar suas ações com os alunos que ainda não construíram o seu conhecimento sobre o sistema de escrita alfabética.
Consideramos que é função da escola e papel do professor a função de recuperar as aprendizagens dos alunos, planejar e propor boas situações de aprendizagens para que, realmente, todos os alunos possam se tornar usuários competentes da leitura e da escrita, e assim continuar estudando e aprendendo com sucesso.

Os Cadernos de Estudos de Recuperação foram feitos para ajudar o aluno a retomar o que ele estudou em aulas de Matemática, a tirar possíveis dúvidas, a fazer perguntas, de modo que fique mais seguro de seus conhecimentos.
      

SME/DOT, 2010
A coleção de Cadernos de Orientações Didáticas para a Educação de Jovens e Adultos é mais um recurso didático que tem o objetivo de subsidiar o trabalho docente e contribuir para o desenvolvimento profissional do professor de EJA. É fruto de trabalho realizado com um grupo de professores da EJA que, ao longo do processo, participaram de encontros na Secretaria Municipal de Educação, onde puderam discutir, comentar e sugerir formas de apresentação dos tópicos abordados que pudessem contemplar seus anseios.

SME/DOT, 2007
Cadernos de Orientações Didáticas
Os Referenciais de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no Ciclo II do Ensino Fundamental – Regular e EJA são documentos de trabalho que pretendem potencializar os recursos existentes na escola. O objetivo da coleção é contribuir para a reflexão e o debate da equipe pedagógica das Escolas, no tocante à responsabilidade de todas as áreas de conhecimento, na tarefa de ensinar a ler e escrever e dar subsídios para o planejamento das ações dos professores a partir da indicação daquilo que cada estudante precisa ser capaz de realizar, progressivamente, nos diferentes anos do Ciclo II do Ensino Fundamental, em relação ao domínio das habilidades de leitura e de escrita para gêneros de texto das esferas escolar, de divulgação científica, jornalística e literária.

SME/DOT, 2007
As orientações curriculares foram elaboradas com base nas experiências dos professores da rede, trazem os conceitos de cada área, os critérios para a seleção de conteúdos e aquilo que a criança precisa aprender ano a ano. Os cadernos abordam todas as áreas do conhecimento, da educação infantil ao último ano do ensino fundamental, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). São contemplados tanto conteúdos conceituais como os procedimentos necessários aos alunos para progredir em seu aprendizado. A implementação das orientações curriculares ocorrerá a partir de ações de formação continuada; produção de vídeos de apoio para formação, elaborados em parceria com a TV Cultura.

SME/DOT, 2007
Os Guias de Planejamento e Orientações Didáticas foram produzidos tomando-se como referência as expectativas de aprendizagem para o 3º e 4o ano do Ciclo I, são ferramentas que visam auxiliar a organização do trabalho diário com a comunicação oral, a leitura, a escrita e a matemática. Contém uma diversidade de propostas didáticas e orientações que, contribuirão para o planejamento do professor e da escola.
O Guia de Estudo para Horário Coletivo de Trabalho pretende ser mais um instrumento para colaborar nas ações e dar suporte ao professor e ao coordenador pedagógico e melhorar a qualidade do ensino. É uma coletânea de 40 textos extraída de diferentes publicações, escritos por educadores e pesquisadores que conhecem profundamente o assunto que nos interessa: a aprendizagem da leitura e da escrita.

SME/DOT, 2011
O Projeto Intensivo no Ciclo I, pretende criar classes especiais de recuperação, para zerar o número de alunos insuficientemente alfabetizados. Prevê a organização de salas de aulas do PIC nas escolas, com até 35 alunos retidos no 4º ano. O PIC - 3º ano é uma etapa de recuperação intensiva dos conteúdos curriculares fundamentais para os alunos que chegarem ao final do 2º ano do Ciclo I sem o suficiente avanço na alfabetização, com o principal propósito de não prorrogar a correção do fluxo para o final do Ciclo I.

SME/DOT, 2006
O Projeto Toda Força ao 1º Ano do Ciclo I, é voltado para alunos e professores dessa série. O objetivo é fazer com que, ao final do primeiro ano letivo, nenhuma criança tenha dificuldade para ler e escrever. Alfabetizar todos os alunos até o final do 1º ano do Ciclo I é fundamental, dada a importância que esse período de escolaridade representa na vida dos alunos. Para isso, prevê a formação de coordenadores pedagógicos e professores, além da elaboração de materiais de orientação para professores, pais e alunos, convênios com instituições de ensino superior, e distribuição de materiais didáticos. Além disso, o projeto alocará um auxiliar de ensino (estudante de Pedagogia ou Letras), para ajudar o professor na alfabetização em sala de aula.

ww.portalsme.prefeitura.sp.gov.br