segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Contra regra de idade, pais vão à Justiça para matricular filhos

De São Paulo

   Pais têm recorrido à Justiça para conseguir matricular no primeiro ano filhos que completarão seis anos depois de 30 de junho de 2012, idade considerada correta pelo Conselho Estadual de Educação para uma criança iniciar o ensino fundamental.


   A informação é de reportagem de Fábio Takahashi e Rafael Sampaio, publicada na edição desta segunda-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
   Com a resolução, um aluno nascido em 1º de julho de 2006, por exemplo, deverá repetir o ensino infantil, mesmo que termine a última etapa da pré-escola neste ano. Publicada em 2008, a resolução deu prazo para adaptação, que terminou neste ano.
  A reportagem identificou 24 decisões deste mês no Estado em que os juízes permitem que crianças nascidas após 30 de junho se matriculem no ensino fundamental em 2012, principalmente em escolas privadas. Não há dados oficiais.


Gabo Morales/Folhapress
A chef de cozinha Leticia Kuhl, 34, ao lado da filha, Ana Luiza Schoen, 5; ela entrou na Justica para garantir a matrícula da filha no Domus Sapientiae
Leticia Kuhl, 34, e sua filha, Ana Luiza Schoen, 5; ela entrou na Justiça para matricular a filha em colégio de SP


Fonte: Saber - Folha de São Paulo

Equipe da Unesp cria jogo educativo 'verde'

09 de dezembro de 2011 - 3h 04
 
Half deve libertar animais capturados

Reprodução
Reprodução
 
     Half na Floresta é o nome do jogo educativo ecofriendly criado por uma equipe coordenada pelo professor Élson Longo, do Instituto de Química de Unesp, em Araraquara. Na primeira fase do jogo eletrônico, o personagem Half deve ajudar a libertar animais em extinção que foram capturados ilegalmente (araras, macacos, etc). O jogador deve ficar sempre atento para escapar das investidas dos animais perigosos da floresta. Na segunda fase, os objetivos de Half giram em torno do desmatamento descontrolado. O personagem, que deve plantar árvores, encontra como obstáculo lenhadores no caminho. O jogo está disponível gratuitamente no site: http://www.ludoeducajogos.com.br/.
 
Fonte: O Estado de S.Paulo

Encontre os focos de dengue

Aprenda a eliminar risco de criação do mosquito

Pedro Bottino/AE
Pedro Bottino/AE


Fonte: Estadão